.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, junho 19, 2005

 

Fracasso do Conselho Europeu

Não houve entendimento entre os países quanto à parte financeira.
O egoísmo do Reino Unido e a teimosia da Holanda, que não cederam absolutamente nada quanto às suas posições iniciais, venceram e o acordo não se fez! Para além do fracasso relativamenta ao processo da ratificação da chamada " Constituição Europeia", sendo deliberado o seu adiamento, juntou-se agora o fracasso quanto aos fundos orçamentais.
De realçar, porém, o belo exemplo dos pequenos países acabados de entrar na União Europeia, quando para facilitar um acordo total, se dispuseram a prescindir de parte das comparticipações financeiras que lhes estavam destinadas.
Mas, nem assim!
Foi essa atitude dos tais países que levou o Presidente do Conselho Europeu a chegar a dizer, no seu discurso final, que sentia vergonha de não se ter feito o acordo, apesar da boa vontade daqueles que, afinal, mais precisam de ajuda.
Há ainda, na União Europeia, quem não queira ver nela mais do que " dinheiro", não dando a devida importância aos princípios de coesão e de solidariedade em que deve assentar o funcionamento de tal União!
Como a próxima presidência do Conselho vai competir ao Reino Unido, será de esperar que então se resolva o assunto?
Não cremos, infelizmente.
Tony Blair tem revelado a sua soberba, a sua arrogância e intolerância.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?