.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, setembro 29, 2005

 

O ranking mundial económico

De vez em quando sempre nos é dado sentir alguma alegria, por ver o nosso país progredir em qualquer sector.
Já que o futebol não nos proporciona a satisfação, ao contrário de outros tempos, soube-se, agora, que Portugal ultrapassou a Espanha, a França, a Irlanda, etc, ocupando o 22º lugar no ranking mundial quanto a economias competitivas.
Nos primeiros lugares estão desde há muito os países nórdicos e os EUA.
Ao menos que com a situação actual de Portugal nesse ranking, possamos sentir o estímulo necessário para fazer mais e melhor.

 

O dia do mar

Segundo já foi noticiado, no dia 16 de Novembro vai ser comemorado o " Dia do Mar" em que participará o Município figueirense, recebendo no Museu uma exposição itinerante sobre o tema.
Porque apreciámos a atitude sincera e corajosa de Ferreira Gordo, empresário sempre ligado às actividades marítimas aqui registamos o que ele disse: " Nada há para celebrar.Deveria até ser considerado um dia triste para um sector que em Portugal foi abandonado há 30 anos". " A marinha mercante não funciona, a Armada é o que se vê, as pescas nem se fala e a construção naval está praticamente parada".
Ora toma e embrulha!

 

Ainda se morre em barracas!

Em S.João do Estoril, lugar chique de Lisboa, ainda existem barracas que têm já 53 anos!
E foi numa delas que, ontem, houve um incêndio em que morreram 6 pessoas ( mãe e cinco filhos).
" A guerra" às barracas, que quase sempre há longos anos tem sido prometida sobretudo por vários candidatos às eleições autárquicas, não acabou. Há mesmo lugares onde ainda não começou!
Num país, como o nosso, onde se exibem, a toda a hora luxos (ao lado do bairro onde ardeu a barraca estão belas moradias) e existem grandes fortunas, é vergonhoso que muitos dos nossos compatriotas vivam em condições infra-humanas.
A riqueza entre nós continua a estar muito mal distribuída havendo, infelizmente, um fosso quanto às diferenças sociais.
O nosso sempre saudoso Zeca Afonso lá dizia numa sua canção: " Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada":
Claro que, nestes últimos 30 anos, muito se tem feito no sentido de melhorar a qualidade de vida dos portugueses, mas muito mais há a fazer.
Assim as condições da economia nacional e internacional sofram uma evolução positiva, que permita investir mais no social.
Houve já muito progresso nas condições de vida( que o diga quem viveu no tempo de Salazar e Caetano), mas ainda há alguns sectores em que são muito necessárias reformas de fundo.

 

Votar é um dever e um direito

O voto livre foi uma conquista do 25 de Abril.
Depois de quase meio século em que vivemos em regime ditaturial, sem a possibilidade de em liberdade, podermos expressar o nosso pensamento, defender as nossas ideias, participar activamente na vida política e fazermos as nossas opções, é agora um dever cívico votar.
A abstenção é uma abdicação censurável de um direito democrático, um dos mais importantes porque é através do voto que escolhemos a quem queremos entregar a governação.
Quer sejam eleições autárquicas quer sejam outras a abstenção é, digamos assim, " um refúgio" de quem não tem coragem e não deseja manifestar a sua adesão à democracia.
O voto é a arma do povo como, com acerto, se diz.
Mesmo votar em branco é um exercício cívico de alguém a quem não agradam a listas que são propostas, mas é sempre um voto.
O que se impõe é votar, revelando livremente a sua opinião e colaborando numa prática democrática, que tanto custou a ganhar e a garantir.

quarta-feira, setembro 28, 2005

 

A greve dos Juízes

Ouvimos, há dias, alguém responsável dizer na televisão que, como órgãos de soberania que são, os juízes não podem fazer greve.
Ora, salvo o devido respeito, entedemos não ser assim porque os Tribunais é que são órgãos de soberania, nos termos constitucionais ( artº 202).
Claro que pode dizer-se: mas o que são os tribunais senão os magistrados que neles administram a justiça?!
Porém, uma coisa é a instituição em si e outra diferente são os juízes que a servem.
Por isso, individualmente os cidadãos Juízes têm o direito de fazer greve, reivindicando o que contarie ou mesmo viole a sua dignidade e não lhes sejam dadas as devidas condições de trabalho.
Até porque os estatutos especiais de qualquer profissão nunca poderão ofender os preceitos constitucionais, nomeadamente no que toca ao direito à greve.

 

As reformas dos autarcas

Tem sido uma corrida dos autarcas a requererem as suas reformas.
É que, até agora, os anos de serviço prestados contavam a dobrar para efeitos de reforma.
Mas, a partir do próximo ano já não será assim.
Esse foi um dos privilégios que o governo de Sócrates retirou - e bem - aos políticos.
Segundo parece, são já mais de 40 os que acorreram a iniciar o processo da sua reforma!
Ai não, porque os montantes a que têm direito não se podem desprezar.
E alguns dos futuros reformados têm ainda hipóteses para desempebharem funções noutros lugares, que não lhes faltarão decerto.

 

José Figueiras

Este ainda Presidente da Junta de Freguesia de Lavos teve uma intervenção, pelo que lemos, muito corajosa na última sessão da Assembleia Municipal.
Criticou abertamente a forma como sempre actuou o assessor do Presidente da Câmara, a quem este deu, incompreensivelmente, poderes para superintender no sector das obras municipais.
José Figueiras apontando vários casos mal tratados e outros não tratados sequer, revelou verticalidade ao acusar publicamente quem entendeu ser o responsável, José Elísio de Oliveira, que, com a autorização do Presidente da Câmara ( pasme-se!) tem detido poderes como se fosse vereador.
Por isso, pergunta-se já: quem manda realmente na Câmara?!

 

Visitantes ilustres em apoio a Duarte Silva

Há não muitos dias foi Cavaco Silva que veio à Figueira a convite do Engenheiro Duarte Silva e, claro, para lhe dar o apoio.
Anteriormente, foi o Prof Marçal Grilo e, agora, o ex-Presidente da República General Ramalho Eanes.
Quem virá a seguir?
Esgotadas que sejam as celebridades nacionais será que, ainda nesta campanha eleitoral, aparecerão por aqui os srs. Bush e Tony Blair ou o rei de Espanha?!

 

Substituição de professores faltosos

Pouca gente se terá apercebido de uma decisão do Ministério da Educação que, francamente, é inaceitável.
É a seguinte: nas escolas haverá a cada hora um grupo de professores que, em caso de falta de um docente, dele sairá um que irá substituir o colega faltoso.
Mais: mesmo que o substituto não leccione a mesma disciplina, terá que ir para a aula "tomar conta dos meninos" e se o substituto for da mesma área lectiva do faltoso não poderá dar matéria, limitando-se a estar presente na aula, ou seja, a fazer " ofício de corpo presente"!
E é claro que essas horas ocupadas pelos professores substitutos não serão pagas como horas extraordinárias!
Quer dizer que, além de professores, nas escolas há como que " damas de companhia" para os alunos...
E esta, hein?!

 

Relatório do Conselho Superior de Magistrados

Nesse último Relatório só 37 tribunais são considerados exemplares.
Mas, 94 tribunais são considerados deficientes ou muito maus e com níveis de produtividade muito baixos!
E não foi só nos grandes centros que se detectaram os maus serviços prestados pelos tribunais.
Em Sintra, Águeda, Felgueiras, Gondomar, Pombal, por exemplo, alguns dos tribunais que ali funcionam obtiveram nota negativa.
Para além de uma actividade pouco produtiva por parte de alguns magistrados e também por falta destes, aponta esse Relatório como causas para a situação em que se encontra a administração da justiça: a falta ou deficiências de pessoal e as degradadas e já inadequadas instalações.
Ainda recentemente dizíamos isso mesmo e este Relatório que, evidentemente, não conhecemos na íntera mas apenas pelo que já chegou aos órgãos de comunicação social veio dar-nos razão.
Infelizmente!

 

Os telefonemas a qualquer hora

Ultimamente,recebem-se telefonemas em horas inconvenientes, uns a fazerem publicidade de qualquer produto, outros a pedir donativos para esta ou aquela obra assistencial.
E são verdadeiras e demoradas ladaínhas que temos que ouvir!
No fim, a nossa vontade é não aderir ao que se pretende com tais telefonemas que não respeitam sequer as nossas horas de repouso.
Mas, quanto a nós, o que mais impressiona é o aumento substancial que se tem vindo a verificar, das pessoas ou instituições que pedem pelo telefone as nossas contribuições para finalidades várias.
Houve um tempo em que tal não acontecia, mas, agora, é demais.
Será que o Estado está a diminuir os seus subsídios às instituições assistenciais?!

terça-feira, setembro 27, 2005

 

Os serviços sociais do Ministério da Justiça

Como já se sabe o Governo decidiu que também estes serviços fossem integrados no regime geral de assistência.
Houve natural reacção por parte dos agentes da justiça.
E com razão porque, na verdade, aqueles serviços auto-financiavam-se e eram muito satisfatórios nas suas prestações.
Agora, dando-se aquela integração agravar-se-á o orçamento geral do Estado!
Foi, decerto, só uma questão de princípio que levou o Governo a decidir como decidiu.
Mas, uma coisa é certa: neste caso, acabar o privilégio, digamos assim, de um regime especial vai custar mais caro ao Estado e trazer, com certeza, prejuízo aos agentes da justiça.
Enfim...

 

Novas medidas na Justiça

O Conselho de Ministros aprovou já algumas novas medidas para aliviar os Tribunais de milhares de processos.
Umas percebem-se e aceitam-se em princípio; quanto a outras ficam-nos para já dúvidas relativamente à sua bondade e aplicação prática.
Por exemplo, a desistência por parte do Estado das acções executivas por dívidas de custas judiciais até 400 euros. Está avaliado que, em 90% dos casos o estado não consegue cobrar essas dívidas, arrastando-se os processos com diligências e mais diligências sem êxito.
Por outro lado, nas acções propostas pelos credores apenas para poderem reaver o IVA, pois sabem de início que os devedores não têm bens penhoráveis, também aqueles podem desistir destas acções, com dispensa de custas e com a declaração judicial para efeitos fiscais de que o crédito não foi cobrado.
Outra medida aprovada foi a do estado promover os Julgados de Paz, procurando retirar dos tribunais judiciais as chamadas " bagatelas jurídicas" e aproveitando a vocação daqueles tribunais de Paz para a concertação entre as partes.
Há já quanto tempo insistimos nisso mesmo, só que enquanto a instalação desses tribunais ficarem por conta das Câmaras, pouco se adiantará, porque serão poucas as que se dispõem a investir nessa finalidade.
Quanto a outras decisões aprovadas, que reforçam os poderes dos juízes, com o intuito de contribuir para uma menor burocracia e morosidade, já temos dúvidas quanto a algumas.
Só o tempo o dirá se tais medidas são ou não de aplicar.

 

A antiga "Casa da Mãe"

Já várias vezes falámos na necessidade de recuperar o edifício onde funcionou - e tão bem - a Casa da Mãe, onde nasceram muitas crianças, edifício esse que devia ser afectado a um hospital de rectaguarda ou de apoio.
Cremos que tal edifício ainda pertence ao Estado, mas talvez com a mudança de governo que houve seja agora mais fácil conseguir que ele passe para o património para o Hospital Distrital da Figueira da Foz, pois é este que melhor poderá tomar a seu cargo a gestão de um hospital daquela natureza.
Há, na verdade, cada vez mais necessidade de se dispor de um local condigno para os doentes acamados que não têm família ( ou têm e são abandonados por ela!) e que não devem estar a ocupar camas num Hospital normal.
O edifício da Casa da Mãe, depois das obras necessárias seria o local próprio para a referida finalidade.
Aqui fica, mais uma vez, a sugestão!

 

Comícios e debates

Numa campanha eleitoral deve realizar-se uma multiplicidade de acções: comícios, trabalho de rua, entrevistas a órgãos de comunicação social, debates públicos, etc.
cad auma dessas acções tem a sua função própria e, se há quem coloque os comícios à frente de todas as outras, tenho para mim que os comícios são normalmente " fogo de vista", em que cada orador, consoante a sua habilidade, entusiasma quem o ouve e atira " girândolas", cujo efeito se desfaz logo de seguida.
Para mim e muitos outros, decerto terá mais importância um debate em que o público veja frente a frente os candidatos e aprecie a forma como apresentam os seus programas e propostas.
A presença dos candidatos, a seriedade, profundidade e elevação como falam e se comportam são, na verdade, mais convincentes e esclarecedores.
Não sabemos se na nosa cidade haverá ou não um debate entre todos os candidatos, em lugar público e com a moderação de alguém em quem aqueles vejam isenção e imparcialidade.
Estamos certos de que os figueirenses bem gostariam de ter oportunidade de assistir a um debate dessa natureza, que poderia realizar-se numa sala do CAE ou, como já aconteceu em tempos, no salão da Associação Comercial e Industrial.
Também o chamado trabalho de rua, isto, é o contacto directo com o público merece numa campanha eleitoral um lugar privilegiado, pois com esse trabalho o candidato pode angariar simpatia e responder de imediato a quaisquer dúvidas que lhe sejam postas.

 

Começou oficialmente a campanha eleitoral

Foi, hoje, que teve início oficial a campanha para as eleições autárquicas.
Claro que, mesmo sem ser oficialmente, os Partidos e os candidatos andam em campanha há já bastante tempo, realizando por todo o país várias acções.
A partie de hoje, porém, os agentes políticos interessados nesta campanha vão redobrar de esforços e cuidados para " levarem a água ao seu moinho".
Oxalá que hala sempre da parte deles uma conduta correcta, pois defender com firmeza os seus projectos e propostas não exige inimizades pessoais e atitudes violentas.
E que ganhe quem melhor souber passar a sua mensagem!

segunda-feira, setembro 26, 2005

 

Uma situação a precisar de alteração

A comparticipação do estado na compra dos livros escolares, quando a família dos alunos não tem posses, só é paga depois de os livros terem sido compredos por quem precisa deles.
Ora, casos há em que os pais não têm sequer possibilidade de adiantar o dinheiro, vindo depois a recebê-lo mais tarde.
Então, sucede que ainda há nalgumas escolas quem se disponha a abonar a quantia precisa para que os alunos não fiquem à espera de os pais terem condições materiais para a aquisição dos livros.
Só que, evidentemente, nem em todas as escolas isso acontece.
É uma situação que, na verdade, merece ser solucionada de outra maneira.
Talvez ser o Estado a disponibilizar os livros proporcionando aos alunos a possibilidade de começarem o ano lectivo com os livros e o material escolar próprios.

 

Edite Estrela na Figueira

Esta dirigente nacional do PS veio, ontem, participar num almoço-convívio do partido, realizado no pavilhão dos Caras Direitas.
Expressou, claro, o seu apoio à candidatura socialista, aos órgãos autárquicos do nosso concelho.
Ainda usaram da palavra a DRª Natércia Crisanto, Carlos Moço, Mário Paiva ( da juventude socialista), Engenheiro Gomes ( em representação do Dr Vítor Baptista, presidente da Federação Distrital) e ainda o candidato à presidência da Câmara Dr. Víctor Sarmento.
Participaram nessa sessão cerca de 500 pessoas.

 

O porto da Figueira

O delegado no Centro do instituto portuário de transportes marítimos, Dr Joaquim Barros de Sousa, assinou com a Junta de Castela e Leão um acordo, pelo qual melhorará a competitividade do porto da Figueira, com um aumento de mercadorias a exportar para outros destinos.
Como disse à imprensa o Dr Joaquim de Sousa ( o porto figueirense é o mais fácil, já que se encontra ligado a Espanha através da linha de caminhos-de-ferro da Beira Alta, quer a partir da Pampilhosa, pela linha do Norte até Alfarelos e daí para a Figueira).
O protocolo assinado constitui uma medida louvável pois abre a porta a um maior movimento do nosso porto, trazendo também benefícios a Castela e Leão ( Zamora ou Salamanca) ficando mais próximos os dois países vizinhos e beneficiando também as respectivas economias.

 

Uma necessidade

Na Figueira, não há uma casa ou instituição que recolha as mulheres que são vítimas de maus tratos domésticos.
E, infelizmente, cada vez mais isso é preciso, devendo haver por todo o país uma rede de casas com tal finalidade e não apenas nos grandes centros.
Quem quase diariamente por exigência da profissão conhece casos daquela natureza sabe que, mesmo nos meios rurais, existem situações a que se torna necessário acudir.
Há, realmente, mulheres que, para além se serem escravas dos trabalhos domésticos, ainda têm que suportar más palavras e agressões por parte de quem devia respeitá-las.
Qual a melhor e mais expedita forma de lhes valer?
Quem estará disposto a trabalhar para a criação de uma casa ou instituição para um fim que é justíssimo?

 

Porque será?

Porque será que os candidatos à Câmara, Dr. Paulo Pereira Coelho e José Elísio de Oliveira não se têm visto a participar em acções da Câmara e de campanha?
Se é por estratégia há que reconhecer que o PSD está a fazer bem.
É que quer um quer outro desses candidatos têm dentro do seu Partido e mesmo fora dele alguns " anti-corpos", isto é, não gozam de grande simpatia e aceitação.
Às vezes custam a esquecer certas atitudes pessoais e políticas!
Também há quem diga que o Engenheiro Duarte Silva não levará até ao fim o mandato, se vier a ser eleito e que seria naturalmente Pereira Coelho a assumir a Presidência.
Será assim?
O futuro dirá ainda muita coisa.

 

Mais uma de Alberto João Jardim

Segundo o que tem sido anunciado, aquele senhor já disse que não dará qualquer ajuda financeira às Câmaras que, porventura, a oposição ganhar nas eleições!
" Do orçamento da região não sairá dinheiro para apoiar projectos municipais propostos por qualquer Câmara ganha pela oposição" - foram estas as suas palavras.
Mais uma vez, Alberto João Jardim mostrou que não está com a democracia, preferindo uma autocracia!
E continua ele a exercer elevados cargos políticos( Presidente do governo regional da Madeira e Conselheiro de Estado).
E a falta de vergonha vai ao ponto de dizer o que disse numa campanha eleitoral autárquica...
É realmente demais termos que aturar quem, tantas vezes, tem revelado não saber ou fingir não saber o que é uma verdadeira democracia.

 

A casa do nosso Concelho em Lisboa

Foi com tristeza que tivemos conhecimento de que a Câmara tinha reduzido substancialmente o subsídio com que contribuía para a manutenção e actividades da Casa do Concelho da Figueira em Lisboa.
Sempre considerámos como importante a existência desta Casa, a qual, aliás, ao longo dos anos tem desenvolvido uma meritória acção no sentido de uma maior aproximação dos figueirenses que tiveram de deixar a sua terra e procurar em Lisboa e região o seu sustento.
A Casa do Concelho tem sido um elo de ligação entre eles e também tem colaborado com entusiasmo nos principais eventos realizados na Figueira, além de ter prestigiado e propagandeado o nome da nossa terra em muitas organizações na capital.
É, pois, de toda a justiça que a Câmara continue a ajudar condignamente a Casa do Concelho em Lisboa para que esta possa dar satisfação às suas finalidades.
E não é só a Câmara que tem que estar do lado da Casa do Concelho. Impõe-se que os muitos figueirenses residentes em Lisboa lhe dêem o seu apoio, pelo menos marcando presença nas realizações efectuadas, mostrando o seu bairrismo.
Aqui fica este apelo.

domingo, setembro 25, 2005

 

A Assembleia Municipal

É este o Órgão máximo da administração municipal.
E, como nos outros, nesse Órgão devem os assuntos ser tratados pelos representantes dos vários partidos com elevação, com educação e, sobretudo, respeito pelos adversários políticos.
Mas, a crise de ética, princípios e valores que existe, chega, infelizmente, a toda a parte!
E não é raro verificarem-se más palavras e mesmo insultos em órgão democráticos em que devia exigir-se correcção nos procedimentos.
Ainda não há muito, alguém que estava a assistir a uma reunião de certa Assembleia Municipal interpelou exaltadamente o Presidente da Câmara, chegando a chamar-lhe " marionette" e mais alguma coisa...
A esse interventor malcriado não foi dada sequer resposta e não lhe aconteceu nada!
Impunha-se, claro, que o Presidente da sessão tivesse reagido e que, ao menos o admoestasse, podendo até expulsá-lo da sala.
Mas não, nem resposta foi dada àquele homem!
Em toda a parte, em qualquer lugar e circunstância se pode e deve tentar educar quem se comporta mal.

 

Mais vale tarde do que nunca

Carrilho e Carmona Rodrigues já fizeram as pazes.
Depois do incidente ocorrido após o debate na televisão, em que Carrilho recusou apertar a mão ao seu adversário político, encontraram-se já, de novo, e o bom relacionamento voltou.
Deram, assim, um louvável exemplo como deve fazer-se política: nervosismo momentâneo ou atitudes precipitadas podem e devem ter reparação!
O rancor, a má educação ou o ódio não devem ter lugar na vida política.
Ainda bem que os dois candidatos à Câmara de Lisboa souberam ultrapassar o incidente havido.

 

O pedantismo de Rui Rio

A imprensa noticiou que Rui Rio, recandidato à Câmara do Porto faltou a um debate no Instituto Superior de Engenharia do Porto, que decorreria com a presença dos outros candidatos.
E fez-se representar por um técnico do município Portuense.
Claro que, perante isso, os restantes participantes no debate recusaram-se a fazê-lo, abandonando-o.
Rui Rio, com o seu habitual pedantismo entendeu que o seu técnico chegava para debater com Francisco Assis e outros!
Confesso que não me lembro de alguma vez ter acontecido semelhante atitude em quaisquer períodos eleitorais.
Rui Rio conta já com a vitória, mas pode enganar-se...
E, seja como for, é da sua parte uma muito censurável falta de consideração para com os seus adversários políticos o que se permitiu fazer.

 

Manuel Alegre

Em Águeda, sua terra natal, Manuel alegre, que ali foi dar apoio ao candidato do PS à Câmara, anunciou que iria concorrer à eleições presidenciais.
O candidato do PS é, como já várias vezes disse José Sócrates, o Dr Mário soares.
Mas, claro, Manuel Alegre tem todo o direito de querer apresentar-se, como candidato àquelas eleições.
Porém, é natural que esta sua atitude crie, pelo menos, nas hostes socialistas alguma surpresa e confusão.
No mesmo Partido, dois candidatos? Porquê? Em qual deles se deverá votar?
reflectindo sobre o assunto, poderemos chegar à conclusão que talvez isso seja benéfico na primeira volta eleitoral, dando a possibilidade de, com a posterior desistência de um desses candidatos e com, então, o seu apoio ao outro na segunda volta venha a ser mais fácil derrotar o candidato da direita que será decerto Cavaco silva.
É que, na primeira volta,Mário Soares não conseguirá unir toda a esquerda, irá, sim, buscar-lhe votos e também obterá muitos do centro. Enquanto a Manuel Alegre, sempre considerado da chamada ala esquerda do PS, será fácil obter mais votos da esquerda e talvez ainda alguns do centro.
Se assim for, a soma das duas percentagens obtidas pelos dois socialistas dará para um deles passar à segunda volta onde aí toda a esquerda terá de se unir à volta de um deles( possivelmente Mário Soares) para derrotar o candidato da direita.
É esta a razão que parece mais lógica para explicar o que está a acontecer com as duas candidaturas socialistas.
Este raciocínio só valerá, claro, para o caso, mais natural de um desses dois candidatos não ganhar à primeira volta.
O que, a princípio, parece uma prejudicial divisão do PS, pode, afinal, vir a ter efeitos benéficos.
Que assim seja.

sábado, setembro 24, 2005

 

O Golf

A possibilidade de em breve,vir a ser autorizado do campo de golf, a construir no Bom Sucesso, tem sido, neste período próximo de eleições, um trunfo que a actual Câmara tem utilizado com frequência.
Soube-se, agora, que o projecto inicial, foi já alterado substancialmente de molde a ser mais fácil obter aprovação governamental.
Num encontro que houve nas lagoas de Quiaios esteve presente o empresário Américo Amorim e outros, com interesse nesse projecto, que aproveitaram a ocasião para lamentarem as dificuldades, mormente burocráticas, com que os empresários se deparam quando desejam investir em qualquer empreendimento.
No entanto, mesmo com tais dificuldades, o certo é que, por vezes o país é " semeado" com mamarrachos, contrariando o melhor critério urbanístico e violando a harmonia e beleza próprias do lugar onde são inseridos.
Como exemplo: o edifício remodelado do Casino da Figueira, que, infelizmente, não beneficiou esteticamente nada com as obras feitas.
Houve,sim, a preocupação essencial de naquele edifício se alrgarem os espaços destinados ao jogo!
E era isso que interessava, não era?!
Em relação ao projecto do campo de golf, quanto ao qual tantas versões têm havido já ao longo de muitos anos, o que mais interessará aos respectivos investidores: o campo desportivo em si ou o que à volta dele se pretende construir ( um hotel e outros edifícios)?!
Não se está contra o campo de golf ( mais a mais quando se irá ter, enfim, um aeródromo na Figueira, que complementará aquela estrutura), mas há que dar a conhecer o que com ele virá atrás!

 

As diferenças

Há quem assuma a sua situação de pobreza e estenda " a mão " à caridade.
Mas há também quem sofra com a chamada miséria envergonhada, procurando ocultar as suas dificuldades e privações.
São, geralmente, pessoas que já tiveram uma vida razoável e que, de um momento para o outro ou nos últimos anos da sua existência por várias circunstâncias, se vêem sem possibilidade de dispor do suficiente para custear o que é necessário.
Mas, o estatuto social e económico que já tiveram não lhes dá o à vontade de mostrarem as suas actuais dificuldades.
Para essas pessoas a pobreza é uma cruz ainda mais pesada do que para aqueles que desde sempre viveram mal.
Ainda há dias, me contaram que uma senhora, já idosa, sem recursos e que vive sozinha, come apenas uma frugalíssima refeição por dia e não sai de casa por não ter já que vestir. E nem compra os remédios que lhe foram receitados por falta de dinheiro.
Nunca, porém, as suas vizinhas a ouviram queixar-se da sua situação, escondendo delas a sua miséria, que é mesmo miséria...
E tantos como ela há!
As pensões de velhice são ainda diminutas, não chegando para as despesas mínimas essenciais.
No entanto quem vê várias revistas, nelas se depara com fotos de festas dispendiosas, com fatos modelos caríssimos, lautos banquetes e carros de marca, etc.
Parece que, efectivamente, tudo no nosso país vai de " vento em pôpa", vivendo-se com alegria e com um excelente nível de vida.
Mas, a verdade é que muito falta ainda fazer para pelo menos suavizar as diferenças sociais e económicas existentes e preocupantes.

 

As privatizações

Parece que as Câmaras estão a seguir o exemplo do governo quanto às privatizações.
A continuar mais esta " febre" das privatizações, não tardará que muitos órgãos administrativos fiquem sem ter funções a exercer!
Mesmo sectores-chave da actividade pública estão a passar para as mãos de privados, ficando cada vez mais esvaziada aquela actividade.
Estamos, de novo, na era das privatizações, como em tempos já houve neste país.
E a verdade é que não se ganhou nada com isso, pois a crise tem sempre pairado sobre a nossa economia.
Claro que nem tudo tem condições, vocação, digamos assim, para estar no sector público.
Mas há que ter muito cuidade quando se decide privatizar e, algumas vezes, concede-se até aos privados o que está a ser bem gerido pela Administração Pública.
Assim não!

 

Um acto de justiça

A Junta de Freguesia de S.Pedro atribuiu o nome do Reverendo João Severino Neto a uma rua no lugar da Cova.
E, hoje, com a presença do Presidente da Câmara e de outras entidades oficiais, foi descerrada uma placa, usando da palavra o Presidente da Junta e o homenageado.
Foi, na verdade, um acto de justiça que se praticou para com quem, como o Reverendo Neto, tem exercido naquela Freguesia e ao longo já de muitos anos, uma muita meritória acção social, com invulgar dedicação e muito entusiasmo.
Felicitamo-lo com a mizade.

sexta-feira, setembro 23, 2005

 

A reforma de Santana Lopes

Com 49 anos o dr. Pedro Santana Lopes reformou-se, passando a receber a pensão mensal de 3 mil e tal euros.
É certo que, se assumir o seu lugar de deputado, não poderá acumular por inteiro as duas remunerações.
Numa altura em que houve tanta alteração agravando substancialmente o problema das reformas, é bem bom o que aquele político vai passar a receber!
Mas, se á lei permite nada há que dizer a que exerça esse direito.
esta reforma será também o começo da reforma de Santana Lopes como político?!

 

O Plano Nacional de Emprego

Foi hoje apresentado, no Centro Cultural de Belém, o Plano Nacional de Emprego, instrumento importante quanto essencialmente, à formação e qualificação profissionais, ao emprego dos jovens com o nono ano que estão a receber subsídio de desemprego, e a colocação de jovens licenciados nas empresas.
As organizações sindicais e as associações patronais já afirmaram a sua concordância de princípio relativamente a tal documento, não sem porem reservas quanto à sua concretização.
É que sem a colaboração daquelas organizações que, segundo disseram, não foram ouvidas na elaboração do referido Plano,será difícil obter os resultados práticos desejados.
Mas, até ao dia 15 de Outubro, data em que o Plano deverá ser apresentado em Bruxelas para obter os respectivos fundos comunitários, o governo, com certeza, não deixará ainda de dialogar com as partes interessadas, que poderão dar alguns indicadores para mais completar o Plano.
será desta vez que se apostará a sério na formação profissional e numa eficaz política de emprego?
Esperemos que sim, pois o nosso país só poderá progredir economicamente com trabalho qualificado que vença a batalha da competição.

 

A penhora das contas bancárias

Cerca de 3 mil empresas têm já as suas contas bancária penhoradas por dívidas ao fisco.
E isto foi anunciado como uma boa medida para o Estado poder arrecadar elevados montantes que lhe são devidos.
Só que ter-se-ia pensado no que essa medida pode representar para os empregados dessas empresas?
Se estas não podem utilizar os seus depósitos bancários para pagarem os salários, como serão eles pagos?!
Por outro lado sabe-se que, por vezes, as dívidas ao fisco resultam de uns empresários se servirem pessoalmente dos dinheiros que deviam entregar ao Estado.
E, então, os depósitos pessoais desses empresários também foram penhorados?!
É que, quantas e quantas empresas abrem até insolvência, colocando no desemprego os operários, e os seus donos continuam a fazer vidas boas e dispendiosas.
E a verdade é que não se tem visto que os tribunais decretem insolvências fraudulentas, o que traria consequências penais graves!
Uns governam-se bem, outros ficam a defrontar-se com a miséria...

 

A sede da Naval

Aprígio dos Santos, já considerado como grande empresário( ainda recentemente fez um elevado investimento na área da hotelaria e turismo no Algarve), tem com a sua vontede, amor clubista e claro recursos económicos, sido o sustentáculo da centenária Associação Naval 1º de Maio que agora está a dispotar a prova máxima do futebol nacional.
Aquele dinâmico homem de negócios merece, sem dúvida, a consideração e gratidão dos navalistas.
Mas, depois do grande incêndio que, há já anos, destruiu a sede na Naval na Rua da´República, sempre nos convencemos que aquela prestigiosa Associação não ficaria sem uma nova e condigna sede.
E que, para tal, apareceria um grupo de pessoas, liderado, decerto, por Aprígio dos Santos, que diligenciasse por isso.
Porém,até agora, ninguém surgiu com a vontade de trabalhar por conseguir o que a Naval bem merece: uma nova sede.
É evidente que a esse projecto se vier a aparecer terão de associar-se várias instituições: o governo, a Câmara, as empresas locais e da região, os navalistas ausentes no estrangeiro, etc.
Se Aprígio dos Santos quiser bem pode ligar ainda mais o seu nome à Associação Naval 1º de Maio e à Figueira, já que esse clube é um pólo muito importante do nosso concelho.

 

O recurso no caso de Fátima Felgueiras

A representante do Ministério Público decidiu - e bem a nosso ver - recorrer da decisão da juíza ao pôr em liberdade a Drª Fátima Felgueiras.
Tal decisão, com efeito, não tem justificação legal, nem quanto aos pressupostos da medida de coacção( prisão preventiva) que inicialmente tinha sido fixada, nem quanto à imunidade pelo facto de a arguida ser candidata autárquica.
Aliás, pelo que tem sido noticiado ficamos sem saber se foi ou não invocada essa imunidade.
A arguida diz que não, mas o Ministério Público diz que sim e a juíza parece ter também argumentado, na sua decisão, com a imunidade.
Como um distinto advogado já disse na televisão, se todos os presos que estão nas cadeias resolvessem candidatar-se às eleições, seriam libertados com base na imunidade!
A única interpretação da Lei Eleitoral, quanto às imunidades dos candidatos, é, sem dúvida, aquela a que já nos referimos ontem: a imunidade é aplicável apenas quanto a crimes cometidos posteriormente à aceitação das respectivas candidaturas.
A decisão da senhora juíza ao conceder agora a liberdade a Fátima Felgueiras foi, quanto a nós, precipitada e ilegal, causando como que um escândalo quer entre muitos juristas quer a nível popular.
O Tribunal da Relação irá apreciar o recurso e interposto, mas o certo é que, entretanto aquela senhora continuará a pavonear-se como uma heroína e até a ser vitoriada pelos seus acólitos e alguma parte do povo de Felgueiras!
Já tivemos uma " santinha da Ladeira" e, agora, parece que teremos uma " santinha de Felgueiras".

 

Um bom incentivo

Este meu espaço começou a ser utilizado em Maio p.p.
E até hoje o " Lugar para todos" já foi visitado por mais de cinco mil pessoas.
Quer isto dizer que estamos a ser lidos, o que representa para nós um bom estímulo para continuar.
Assim faremos vertendo neste blog, sempre com sinceridade as nossas ideias e os nossos comentários sobre variados assuntos.

quinta-feira, setembro 22, 2005

 

Dia internacional da Música

Este evento vai ser assinalado pelo Grupo Coral David de Sousa que promove no CAE, no dia 1 de Outubro às 21h30m, um concerto de Coros e Orquestras.
Para além do valioso Coral da nossa cidade, participarão:
- Choral Poliphónico de Coimbra;
- Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra;
- Grupo Allegro.
Será, de certo, uma comemoração que honrará que a faz e o que se celebra.

 

Os assaltos no Cabedelo

Durante a época balnear e mesmo agora, principalmente nos fins-de-semana, na praia de Cabedelo tem havido muitos assaltos quase sempre, segundo dizem, praticados por jovens.
As pessoas estão naquela praia e deixam as carteiras junto à sua roupa quando vão ao mar. Ao regressarem dão conta de que foram roubadas.
E mesmo alguns carros já foram danificados precisamente para os assaltar.
É verdade que a polícia não pode chegar a toda a parte, mas, em certos períodos e lugares, a vigilância devia fazer-se com mais cuidado!

 

O dia sem carros

Em muitas cidades do nosso país, não teve relevância o " dia sem carros".
Mesmo em Lisboa em que os transportes públicos foram gratuitos poucos foram os que se aproveitaram disso.
Para quê insistir nessa realização sem com tempo se proceder a uma bem planeada campanha dissuadora do uso dos carros, pelo menos em certo dia?!
Pode ser que, no futuro, com a taxa do ambiente, que o governo já aprovou e que será aplicada a partir de 2006, acrescendo ao imposto de circulação se reduza mesmo o número de carros!
E a seguir a esta taxa que outra ou outras aparecerão?!

 

Ticha Penicheiro

Uma figueirense, a Ticha Penicheiro, acaba de se sagrar campeã na prova maior de basquete dos EUA.
Culminou, assim, da maneira mais honrosa, a sua carreira desportiva já de anos naquele país.
Felicitamo-la vivamente,bem como a seus pais, que devem sentir grande orgulho do brilhante feito da Ticha.

 

No Iraque a " guerra" continua...

Raro é o dia em que não há mortes naquele país.
Os atentados sucedem-se e a democracia de que tanto se falou inicialmente não se instala ali tão depressa.
A elaboração da Constituição tem sido um " bico de obra" e, francamente, pensamos que, mesmo que ela venha a ser aprovada há-de ser muito difícil apaziguar os vários grupos ou facções existentes e que são demasiadamente sectários e fundamentalistas.
Pensamos também que as Nações Unidas têm deixado correr as coisas sem uma sua intervenção mais rígida e autoritária.
Para além de um país devstado as mortes continuam e são já muitos milhares.
Quando se tentará " remediar" a sério o que os levianos invasores provocaram?!

 

As manifestações dos militares

Quer se queira quer não os militares não podem ser comparados a quaisquer funcionários públicos.
Têm uma especificidade, que tem forçosamente, que reflectir-se nos seus deveres e direitos, através de leis e regulamenta~ção próprias.
por isso, embora existam as questões de fundo que vêm sendo invocadas pelos militares, não será com manifestações públicas que se resolverão, sobretudo quando os Chefes máximos dos três ramos das forças armadas são unânimes quanto ao parecer que tais manifestações podem pôr em causa as suas coesão e unidade.
Só que também é verdade que os militares, sentindo-se prejudicados em direitos há muito adquiridos, têm que fazer, junto do governo, as reivindicações que considerem justas.
Mas, nas forças armadas há uma hierarquia, que se impõe respeitar e é através dela que devem ser colocados superiormente os problemas e questões existentes.
quer isto dizer que, quanto a nós, terá de haver mais diálogo com quem de direito, no sentido de se encontrarem as melhores soluções.
Não é com manifestações de "força" e públicas que as coisas se resolvem.
De registar: fizeram bem os iniciais promotores da manifestação de militares em acatar a decisão judicial, que coincidiu, aliás, com um parecer do governo, ao não autorizar tal manifestação.
Os militares que assim procederam revelaram respeito pelo Estado de Direito em que vivemos.
Não esperávamos outra atitude de quem, mais do que outros, compete defender a ordem, a disciplina e a democracia.

 

Fátima Felgueiras em liberdade!

Ao regressar ontem a Portugal, depois de 2 anos fugida no Brasil, a Drª Fátima Felgueiras foi detida no aeroporto de Lisboa, cumprindo-se assim um mandado de captura que, em virtude daquela fuga não tinha ainda podido realizar-se.
Apresentada ao Tribunal de Felgueiras veio a sair em liberdade, por já não se verificarem os requisitos que tinham determinado a aplicação da medida de coacção mais grave, isto é, a prisão preventiva.
quais eram esses requisitos?
- Perigo de fua para o estrangeiro;
- Perigo de perturbação da instrução do processo.
Ora, salvo o devido respeito por opinião contrária, a arguida Fátima Felgueiras estando em liberdade pode, de novo, dar o "salto".
E se já o fez uma vez impunha-se que, na verdade, o Tribunal pelo menos " desconfiasse" dos propósitos futuros daquela senhora.
Por outro lado, é evidente que, sendo devolvida à liberdade, tem ela a possibilidade de fazer diligências que poderão ainda perturbar o normal andamento dos processos em que é arguida.
Quanto à imunidade de que, segundo alguns pareceres, Fátima Felgueiras poderia invocar como candidata à Câmara, é evidente que a disposição legal da Lei Eleitoral que se refere às imunidades só é aplicável quando os crimes são praticados posteriormente ao momento em que são aceites as candidaturas.
Nem podia ser de outra maneira!
É bem certo que Fátima felgueiras, para já, teve a sorte pelo seu lado...
A solução dada pela Justiça à sua situação veio juntar-se à inconcebível apoteose popular como foi recebida!

quarta-feira, setembro 21, 2005

 

Um livro do Engenheiro José Coelho Jordão

Por gentil oferta do autor, chegou-me hoje às mãos o Caderno Municipal nº40, dedicado aos 75 anos da Freguesia do Alqueidão.
É um trabalho de cuidada pesquisa quer na Biblioteca Municipal, quer na imprensa local e ainda o Engenheiro José Coelho Jordão como diz, recorreu à memória das narracções que seu pai lhe fazia.
Trata-se de uma obra valiosa, não só para a história do Alqueidão mas também para a história da Figueira.
O livro tem anexos vários e curiosos documentos.
Felicitamos daqui o Engenheiro José Coelho Jordão por mais este serviço prestado à Cultura Figueirense.

 

Fazer política

Quem foi escolhido para dirigir determinada acção política deve preocupar-se mais com a orientação e coordenação da actividade dos que o acompanham nessa acção.
Os trabalhos menores, chamemos-lhes assim, ficarão para outros, aos quais serão distribuídos.
A divisão de tarefas é essencial no desenvolvimento de qualquer acção política.
Constituir-se inicialmente uma equipa para, depois, ela não funcionar, porque o mais responsável concentra tudo nas suas mãos de nada valerá, só poderá prejudicar o êxito do que se pretende realizar.
É o que, por vezes, acontece, quando, embora com boa vontade quem deve " comandar" uma acção política chama a si as mais pequenas tarefas, distraindo-o do seu principal papel, que é, na verdade, estar atento aos mais prementes problemas, que precisam de ser estudados, reflectidos e solucionados de acordo com os melhores critérios políticos, que se defendem.
Por exemplo, o trabalho de rus, isto é o contacto pessoal com as populações necessita de certa estrururação prévia, como escolher quem é o mais apto para esse trabalho, saber formar grupos, optar por itinerários a percorrer, munir-se dos mais elucidativos elementos de propaganda a distribuir, etc, etc.
E isso e muito mais ( redacção de comunicados e outros documentos, organizar conferências de imprensa, debates e colóquios) exige, efectivamente, todo um esforçado trabalho de reflexão, orientação e coordenação de quem foi escolhido como chefe.
Para além de uma necessária sensibilidade e preparação políticas, é preciso que se saiba, na prática,o que a cada um compete fazer.

 

As Universidades ficam ou vão?

A Internacional comprou a Universidade Vasco da gama sediada em Coimbra.
Quer dizer que vamos ficar sem a Internacional na Figueira?
Diz-se que sim.
E a Católica vai também acabar com o pólo da Figueira?
Diz-se que sim.
E ninguém se mexe já para evitar que nossa cidade volte a não ter ensino universitário?
Não é só ficar sem esse ensino é também o que isso representa para muitas famílias da Figueira e região e até para a economia local.
Há também quem diga que a Internacional quer comprar o edifício onde está e que pertence à Câmara e que esta está a pedir por ele um preço altíssimo, inaceitável.
Será assim?
Impõe-se que se esclareça este assunto, pois, neste momento, há já muita incerteza e insegurança por parte de alunos e pais.

 

Ela é o Deus na Terra!

Fátima Felgueiras regressou e, apesar dos processos judiciais relacionados com a sua gestão autárquica, vai concorrer à Câmara de Felgueiras.
Processos complicados e graves na sequência dos quais e, depois de saber que ia ser presa preventivamente, ela conseguiu " abalar" até ao Brasil.
Pois tal situação não fez esmorecer o apoio que muitos continuam a dispensar-lhe!
E foi de uma mulher que hoje, com muitas mais pessoas, aguardava a sua entrada em Felgueiras, que se ouviu dizer: A Drª Fátima é Deus na Terra!
É, na verdade, fantástico e, depois de tudo o que aconteceu à Drª Fátima ainda haja quem lhe atribua a divindade...
O futuro dirá se há ou não razão para acreditar e exaltar a Drª Fátima!
A Justiça se pronunciará oportunamente e, então, era curioso, em caso de condenação que a televisão fosse ouvir a que comparou Fátima Felgueiras a Deus!...

 

Estranha decisão do Tribunal Constitucional

Num Acordão, com data de 25 de Agosto p.p.,aquele Tribunal decidiu que não é inconstitucional o entendimento de que as escutas telefónicas são válidas, mesmo quando não tenha havido prévia audição pessoal do juíz, sendo apenas acompanhadas pela leitura dos textos, completos ou em súmula, apresentadas pela Polícia Judiciária.
E quer dizer que esse Tribunal veio discordar do que já tinha sido assente jurisprudencialmente, depois de grande polémica sobre o assunto.
Agora, com este Acordão do Tribunal Constitucional a PJ fica com mais "poderes" em relação às escutas telefónicas, com o que não concordamos.
A invasão da privacidade, com as escutas telefónicas, é assunto, sem dúvida, muito melindroso e grave, merecendo um controlo efectivo por parte do poder judicial.
Não só deve ser necessária uma autorização judicial para se poderem fazer as escutas telefónicas como, depois, as respectivas gravações devem ser entregues completas ao Juíz da Instrução Criminal para audição e apreciação, extraindo dessas gravações o que for essencial à investigação.
O Tribunal Constitucional, salvo o devido respeito, recuou, a nosso ver mal, em relação ao que já era um entendimento praticamente geral.

 

A morte de Simon Wiesenthal

Com 96 anos de idade, morreu aquele que ficou conhecido como " a consciência do holocausto" para este incansável perseguidor de nazis, que tantas mortes e atrocidades provocaram,justiça não era vingança, como disse várias vezes.
Desde que acabou a 2ª guerra mundial, simon começou a sua "caça", descobrindo e levando a tribunal muitos dos responsáveis pelos campos de concentração e do holocausto.
Nessa " caça" percorreu muitas partes do mundo, onde se encontravam disfarçados alguns oficiais e políticos que sustentaram um regime nazi, fomentando com requintes de malvadez a tortura e a morte de milhares e milhares de judeus.
O próprio Simon esteve preso em 11 campos de concentração e 89 pessoas da sua família e da da mulher morreram às mãos dos nazis.
Ele conseguiu sobreviver e só em 1945 o exército americano o libertou, em deplorável estado de saúde.
Dizia Simon que Deus deixando-o viver tanto tempo, quisera dar-lhe a missão de contribuir para que se fizesse justiça em relação a alguns dos mais responsáveis do nazismo.
Ele foi segundo o Presidente de Israel " o maior combatente da nossa geração.
Ele representava a moral da humanidade.

terça-feira, setembro 20, 2005

 

Nova Orleães

O representante do governo americano na desvastada Nova Orleães manifestou já o seu desacordo quanto à permissão ou ordem já proferida por aquele governo para a reocupação da cidade pelos que nela residiam.
É que, efectivamente, a cidade não está nem estará tão depressa limpa e pronta a receber o regresso dos que a habitavam.
Há ainda muitas obras estruturais a fazer, de molde a que se possa viver em segurança naquela terra do jazz.
aliás, basta ver as imagens que, por vezes, a televisão transmite para se concluir que será preciso um cuidadoso e competente plano para tornar tal cidade de novo habitável.
E, segundo diz o próprio delegado do governo americano, esse plano está por fazer!
O fracasso verificado na prevenção do furacão e na assistência às vítimas parece querer prolongar-se agora quanto à reocupação de Nova Orleães.
E isto passa-se no país mais rico do mundo!

 

A chantagem e os favores

É sempre censurável servir-se de chantagem para se obterem favores.
Ou me fazes isto ou sofres aquilo.
E, por vezes, o que constitui a chantagem é tão ameaçador ou mesmo perigoso que obriga mesmo a vergar vontades e a transformar posições já assumidas.
Na vida civil, sobretudo, no sub-mundo dos negócios aquela execrável conduta vai-se avolumando.
Mas, infelizmente, também na vida política a chantagem acontece.
E quase sempre parte do mais " poderoso" para o que tem menos valimento.
Na chantagem funciona sempre uma troca, que não é feita em termos equilibrados, em condições iguais. nela há sempre quem impõe ao mais fraco, digamos assim, o que pretende, obrigando-o a fazer o que não desejava!
Então, quando se trata do " jogo" de lugares isso é muito vulgar, o que não é correcto.
Há que reagir contra os chantagistas, mesmo que daí resultem consequências desagradáveis.
Numa democracia há sempre que lutar pela verdade, pela transparência, pela honestidade, pela ética.
Se assim não for estão a violar-se os seus princípios e valores essenciais.

 

Dia internacional da paz

Em 21 deste mês comemora-se o dia internacional da paz.
O Conselho Português para a Paz e Cooperação, como sempre faz, vai realizar na Casa da Paz (Rua Rodrigo da Fonseca - 56- 2º- Lisboa) uma sessão comemorativa, em que a oradora oficial será a Drª Ana Mafalda Tello, responsável pela Comunicação para Portugal do Centro Regional de Informação das Nações Unidas.
Que se saiba em mais nenhuma parte do nosso país se celebra qualquer cerimónia para tal comemoração.
E a verdade é que, muito embora não seja com eventos dessa natureza que se contribuirá com eficácia para a paz no mundo, mas pelo menos a sua realização leva-nos a , nesse dia, reflectir sobre um tema que deve interessar a toda a Humanidade.
Não seria à Assembleia da República, às Câmaras e aos Partidos que essencialmente competiria realçar a data de 21 de Setembro, como o Dia da Paz?

 

O posto de Turismo foi doado

Viemos a saber que o posto de turismo da Avenida 25 de Abril, recentemente remodelado, foi doado pela Câmara à Figueira-Grande Turismo.
O valor atribuído àquele posto( cerca de 59 mil euros) serviu, segundo parece para reforçar o capital dessa empresa municipal.
Na verdade, qual o fim prático dessa doação se tal empresa pertence à Câmara?
Somente, claro, para integrar no seu capital social uma verba que ajude a não se notar tanto o endividamento da referida empresa municipal.
Só pode ser isso, não é?!

 

As finanças municipais

A candidatura do PS realizou, ontem, numa sala da Assembleia Figueirense, uma sessão sobre o estado das finanças municipais, sessão que foi muito concorrida.
Foi um grupo de economistas chefiados pelo Dr. Vítor Jorge, que apresentou um estudo muito completo e esclarecedor sobre aquele assunto,estudo que abrangeu as finanças da Câmara, da Figueira-Grande Turismo e da Figueira Domus, desde 2001 a 2004.
A exposição foi acompanhada de gráficos elucidativos e projectados em power point sendo todos os elementos que serviram de base a tal estudo retirados de documentos oficiais daquelas três instituições.
E a verdade é que, embora já se soubesse da má situação financeira existente e de processos de engenharia financeira utilizados para " disfarçar" tal situação, ficou a conhecer-se melhor e de forma clara, verificou-se o agravamento constante e grave dessa situação.
É evidente que, com os dados obtidos dos orçamentos e relatórios da Câmara da Figueira-Grande Turismo e da Figueira Domus as conclusões do estudo feito são altamente preocupantes, revelando uma gestão defeituosa e muito pouco rigorosa.
pena foi que, por razões que desconhecemos,não tivesse assistido à referida sessão a comunicação social, pois através dela poderiam os figueirenses vir a saber a verdade sobre o estado das finanças municipais.
Pelo que tivemos oportunidade de ver e de ouvir, felicitamos os respons´veis pelo estudo apresentado.

segunda-feira, setembro 19, 2005

 

Onde está o público?

Mais uma vez o público não compareceu em número apreciável no Estádio Municipal, onde se realizou o jogo Naval-Boavista.
Entristece verificar que esta associação centenária e que representa a Figueira no campeonato maior de futebol não tem tido o apoio e carinho que merecia.
É certo que sendo o jogo transmitido pela televisão e sendo caros os bilhetes de acesso, se explica em parte essa falta de público.
Mas, onde está o navalismo? E onde está o figueirismo?
Para permanecer no lugar em que está a Naval precisa de muito dinheiro, e mais do que de dinheiro precisa do apoio do público figueirense.

 

Dois vencedores?!

Nas eleições alemãs ambos os chefes dos principaos partidos concorrentes reclamam vitória.
Os resultados eleitorais deram um impasse político naquele país, pois o número de deputados pode vir a ser igual.
Tem, por isso, que haver um entendimento ou uma coligação para a formação do Governo.
de registar: a grande recuperação de Schroder, que, a princípio, poucos apontavam como vencedor, chegando nas sondagens a não ultrapassar os 20%!
Verdadeiramente, quem ganhou nestas eleições, foram as formações políticas mais pequenas, que obtiveram votações superiores às usuais.
essas formações, decerto, terão uma palavra a dizer quando da constituição do futuro governo.
Mas a coligação mais desejada pelos alemães é, na vedade, a dos partidos social-democrata e democracia-cristã.
será ela possivel depois de uma campanha eleitoral tão crispada?

 

Combate aos fogos florestais

O Ministro Alberto Costa anunciou que já em Outubro, se dará início ao concurso para a aquisição e aluguer de aviões e helicópteros adequados ao combate dos fogos florestais.
Serão 48 aeronaves de que o país passará a dispor para aquela finalidade.
Oxalá que não venham a haver fogos com as proporções dos deste ano, que dizimaram avultados milhares de héctares de floresta ( muita dela pertencente ao estado) mas, é bom sabermos que, desta vez, haverá a juntar-se aos meios humanos, sempres tão sacrificados,um número já razoável de aeronaves.
claro que isto não dispensa, que desde já, se proceda aos necessários trabalhos de limpeza das matas e se ponham em movimento todos os meios para a prevenção dos fogos.
Para já, fica-nos a boa notícia dada pelo Governo.

 

O Prof Cavaco Silva e os Partidos

O ex-Primeiro Ministro e possivel candidato a Presidente da República afirmou, há não muito tempo, que se porventura se candidatasse não será sob a égide de qualquer Partido, nem estará à espera que algum o apoie.
Os Partidos, segundo ele, não se têm revelado formações políticas perfeitas, havendo nelas muito a mudar ou a reestruturar.
Quer dizer que Cavaco Silva procura afastar-se dos Partidos, querendo, decerto, aparecer como candidato absolutamente independente.
ora, estamos numa democracia multi-partidária e, francamente, não se vê como se poderá " calar" este ou aquele partido que decida apoiar um candidato à Presidência da República.
Parece que Cavaco Silva tem recio de comprometer a sua candidatura preferindo que ela se faça e prossiga sem esta ou aquela posição partidária!
Enfim, ele lá sabe...
Mas o que ficou das suas palavras foi o seu mal estar para não dizer outra coisa perante os partidos e nem sequer fez distinção.
Que quer mais poderes para o Presidente da República já se sabia.
Mas será que os partidos o embaraçam tanto que, talvez, passasse bem sem eles?!

 

Atitude louvável

Marques Mendes, líder do PSD, teve, ontem, uma atitude que não podemos deixar de louvar.
Reconheceu publicamente que o começo do ano escolar decorreu bem e felicitou o governo por isso, mormente a Ministra da Educação.
Ele, segundo disse, tem que ser isento e imparcial, pelo que louva o que tem de louvar e critica o que tem de criticar.
É esta uma visão correcta da política.
Há que falar verdade mesmo que custe, pondo de parte demagogias balofas ou apreciações mentirosas.
Mas, quantos seguirão o exemplo agora dado por Marques Mendes.
É mais fácil dizer mal do que bem, quando as coisas boas não partem de nós.

domingo, setembro 18, 2005

 

A extrema direita

Deois do 25 de Abril e durante alguns anos, os movimentos de extrema direita estiveram " escondidos" , sem dar sinal de si, com receio talvez de serem perseguidos.
Mas, ultimamente, estão a " põr as garras de fora", aproveitando certos temas e factos para se manifestarem contra os emigrantes, os homosexuais, o racismo, etc.
Desta vez, apenas com cerca de 200 participantes ( felizmente ainda aparecem poucos) bradaram contra os gays, com cartazes a insultar quem tem uma orientação sexual diferente.
O Partido que esteve com as suas bandeiras foi o PNR ( partido nacional renovador) e grandes bandeiras nacionais.
O pensamento do Sr. Le Pen já entrou em Portugal, e pelo que contém de maléfico, é preciso ter cuidado para queb a democracia não se aviltre.

 

Um crime

Cinquenta toneladas de sardinha foram lançadas ao mar porque os pescadores não tinham compradores à sua espera quando regressaram a terra.
nos tempos de hoje, foi um " crime" o que fizeram, quando podiam e deviam oferecer tal peixe a muitos necessitados, que os há, ou a várias instituições de solidariedade social.
Os pescadores quiseram protestar contra o que se passa no mercado paralelo, sobretudo com os espanhóis que vêm aos nosso portos vender, às vezes mais barato e antes que cheguem os barcos portugueses.
Mas, a forma como quiseram protestar nãp é admissível, hoje, num país como o nosso, onde há tantas pessoas com fome ou a passar mal.

 

O sindicato dos professores

Não podemos concordar com a forma como os elementos do Sindicato dos Professores do Centro se manifestaram quando o Primeiro-Ministro visitava a Escola Bernardino Machado, nesta cidade.
Não é próprio nem aceitável que professores revelem tanta insensatez e até má educação!
Manifestar-se é um direito mas insultar é caensurável.
Até fascista chamaram a quem nunca o foi!
Aqueles manifestantes deram um mau exemplo e procedendo como procederam foram muito justamente alvo de críticas.

 

A arrogância não ganha eleições

Há quem confunda coragem política com arrogância, vaidade, com uma linguagem crispada e até má educação.
E isso vai-se vendo nalguns debates televisivos ou também em comícios, que, ao fim e ao cabo, estão já a antecipar o período da campanha eleitoral.
Claro que há que rebater com veemência, com determinação e firmeza o que os adversários queiram dizer.
Mas, a luta política não deve nunca transformar-se numa guerra pessoal!
A inteligència no diálogo e a contenção na linguagem, por mais que custe, por vezes, devem superar a vontade de " responder à letra", como costuma dizer-se, a quem está do outro lado no debate.
É que, na verdade, os que a ele assistem apreciam mais uma presença serena dos que intervêm no debate do que exaltações, nervosismos, arrogância, que mais servem para confundir e baralhar ideias.
Embora não possa, às vezes,deixar de falar no passado, há sobretudo, saber expôr calma mas firmemente os projectos para o futuro.
No nosso país, já houve eleições que se perderam pela forma como decorreram os debates televisivos!

sexta-feira, setembro 16, 2005

 

" Terrorismo é o sucessor ideológico do nazismo"

Foi esta uma afirmação feita pelo Presidente russo quando discursou na Assembleia Geral da ONU que está a comemorar o seu 60º aniversário.
Ficaram desse discurso várias recomendações, todas oportunas, quanto à reforma necessária daquele Órgão internacional.
Reforma necessária para reforçar a autoridade e legitimidade das Nações Unidas, e reforma para ter a capacidade para responder com maior eficácia ao desafio do séc.XXI.
E Putin fez um apelo a todos os estados-membros para chegarem a acordo sobre os numerosos pontos que devem ser discutidos, tomando um compromisso escrito sobre o que vier a ser decidido.
Será que se conseguirá tal acordo?
É que, naquela Assembleia, vão estar em movimento muitas pressões de vária natureza, as quais poderão afectar o entendimento entre os participantes nessa reunião magna.

 

O mal dos Tribunais

As queixas contra os tribunais, acusando magistrados e funcionários das demoras que, efectivamente existem na resolução dos processos, não podem responsabilizar apenas aqueles.
Ora, quanto a mim, o mal está na falta de mais magistrados, de mais funcionários e de melhores instalações.
Os agentes da Justiça não são, em regra, preguiçosos e tomara eles verem-se livres dos processos que estão à sua conta!
Quantas horas para além do horário normal trabalham eles sem qualquer remuneração.
Só que, na verdade, o número de magistrados e funcionários não aumentou na proporção do muito substancial aumento dos processos.
E, por falta também de adequadas instalações os processos ficam, por vezes, " esquecidos" em montes e até no chão estão...
Portanto os atrasos, que existem mesmo, no andamento normal dos processos judiciais não resultam, em regra, da negligência de quem os trata. Tem de haver mais tribunais, mais magistrados e mais, muitos mais funcionários.
E impõe-se também que se fomente a instalação dos Juízos de Paz, onde se podem resolver, mais expeditamente,alguns casos de menor importância, mas que, até agora vão ocupando os Tribunais Judiciais.

 

A formação profissional

Desde há muito que no nosso país devia ter havido uma maior preocupação quanto à formação profissional.
Inclusivamente, muitos dos fundos que a Comissão Europeia nos mandou para fomentar aquela finalidade foram mal gastos ou ficaram nos bolsos de alguns mal intencionados.
E, hoje, em que se exige cada vez mais a qualificação do trabalho, para poder ganhar preferência no mercado, em muitas empresas se verifica a carência da formação profissional.
Os nossos trabalhadores são os melhores nas tarefas indiferenciadas e até conseguem ser bons mesmo quando não lhes foi dada qualquer formação.
Mas, no mercado internacionalizado em que a competição aumenta dia a dia, os produtos que saem de um trabalho qualificado acabam, fatalmente por se impor.
E é para isso que há que recuperar todo o tempo em que a formação profissional não foi, infelizmente, levada a sério.
Qualidades e vontade não faltam aos trabalhadores portugueses.
Simplesmente, há que fornecer-lhes as condições necessárias para demonstrarem o que valem.
E, quanto a esse ponto, a palavra e a acção competem aos empresários, os quais só beneficiarão com uma mão de obra qualificada.

quinta-feira, setembro 15, 2005

 

A assembleia Geral da ONU

São 170 Chefes de Estado que estão a participar no plenário das Nações Unidas que , segundo já foi anunciado, está a funcionar sob o signo de reformas que poderão ser importantes.
Quer quanto a um futuro Conselho de Direitos Humanos, que substituirá a Comissão já existente; quer quanto ao desenvolvimento onde se incluem medidas para a redução da pobreza; quer quanto à consolidação da paz, com a criação de um novo Órgão com competências especiais; quer quanto ao terrorismo, com uma sua condenação clara e combate eficiente; quer quanto ao desarmamento; quer ainda quanto à reforma da própria ONU, instituindo meios de fiscalização, investigação e auditorias.
Se, na verdade, houvesse consenso quanto a estes pontos, poderia dizer-se que esta reunião magna teria alcançado um êxito.
Mas, ainda faltam muitas intervenções dos responsáveis dos estados.
Uma coisa é certa: para já, o Secretário-Geral das Nações Unidas anunciou estar disponível uma verba de 50 mil milhões de dólares para fazer face a vários planos contra a pobreza.
Esta, porém, é tanta que não se resolverá com tal quantia, mas é, sem dúvida, uma boa ajuda.

 

Como pode ser?

Pelo que me informam um Partido concorrente às próximas eleições autárquicas, colocou militantes seus em listas de independentes para as Juntas de Freguesia, listas apoiadas, por sinal, pelo PSD e pelo PS, e os mesmos militantes na lista para a Assembleia Municipal apresentada por esses partido!
Quer dizer que, em caso de vitória alguns são parte da semana independentes, ou pelo menos apoiam-nos e nas reuniões da Assembleia Municipal manifestam-se como militantes socialistas que são!
Que coerência é esta?
Ao que se chegou, Santo Deus!

 

A campanha eleitoral

a menos de um mês das eleições autárquicas, no nosso concelho está muito morna a acção política dos Partidos.
Tirando os cartazes e as inaugurações da Câmara, quase não se dá por ela!
Confiança a mais nos resultados? Ou desinteresse e falta de entusiasmo dos militantes?
Como o outro dizia, também algum dos partidos concorrentes está a julgar que isto ( as eleições) vai ser um passeio na Avenida?!
Ora, nesta coisa de elições " até ao lavar dos cestos é vindima"!
E pode haver surpresas...

 

Os arrependidos

Por vezes, o arrependimento quanto a esta ou àquela conduta não chega a tempo.
Mas, pelo menos, é positivo o reconhecimento do erro, do defeituoso julgamento que se fez a respeito de certa situação.
Portanto, quando tal acontece, não deve escorraçar-se quem se enganou ou errou; antes se deve aceitar o arrependimento se sincero, e fazer o possível por esquecer o passado.
Claro que o erro, às vezes é de tal ordem que causa sérios prejuízos a uma iniciativa ou acção que poderiam e deveriam ter um outro desfecho.
Mas, a vida está sempre cheia de bons e maus momentos, de êxitos e insucessos.
É, porém, pena que, mesmo que avisados ou aconselhados, alguns persistam teimosamente no erro, causando com ele consequências que poderão ser graves!
Na política o egocentrismo, a vaidade, o autismo são erros que podem atingir grandes dimensões e que, quase sempre, conduzem a inêxitos!
E, às vezes, o arrependimento é já tardio...

 

Não vá o sapateiro além da chinela

É assim que o povo normalmente critica quem quer parecer mais do que, na verdade é.
Cada um deve agir de acordo com os seus conhecimentos e não querer fazer coisas para as quais não está preparado.
Mas, infelizmente, é o que vai havendo mais neste nosso país.
Os atrevidos abundam e " atiram-se" a qualquer actividade, sobretudo, claro, se for bem lucrativa.
Também na política há os atrevidos, que, sem qualquer experiência, sem qualquer preparação e sabedoria, aparecem a disputar lugares, exibindo até certa fanfanrronice, como se fossem os " maiores"!
Às vezes caem depressa e o trambolhão custa-lhes muito, desculpando-se, então, com a injustiça ou a perseguição política.
Outras vezes, porém, a sua insensibilidade é de tal ordem que nada ou pouco sentem quando são remetidos à sua insignificante posição.
O pior é se da sua actuação vaidosa, trampolineira, sem método e sem saber, se poêm em causa certas situações com inegável interesse para com a comunidade que poderão ficar sem remédio!

quarta-feira, setembro 14, 2005

 

O aérodromo da Figueira

No jornal " Público" lemos que o aéroderomo da Figueira está já em fase de construção com a conclusão dos trabalhos terraplenagem, a que se seguirá a execução da zona da pista, da zona de protecção, da vedação do campo e também de um hangar e dos edifícios para assistência de passageiros.
Quer dizer que, finalmente, esta cidade vai ter o seu campo de aviação, que trará, decerto, valiosos benefícios, mormente turísticos.
Oxalá esta obra consiga alcançar os seus fins, trazendo à Figueira não só empresários que tenham aqui as suas indústrias mas muitos turistas, nacionais e estrangeiros.
Só uma sugestão desde já: a recepção tem que ser muito bem cuidada pois as primeiras impressões têm um valor fundamental.

 

Coronel Góis Moço

Embora não seja normal anunciar-se, antes dos resultados das elições, os nomes de quem vai ocupar este ou aquele lugar, o certo é que o PS fez saber publicamente que será o Coronel Góis Moço a desempenhar as funções de Coordenador da Protecção Civil.
Se tal vier a confirmar-se o lugar ficará bem entregue, pois aquele distinto Oficial do Exército tem os melhores méritos para tal.
Foi, durante alguns anos Comandante do Regimento sediado nesta cidade, onde revelou toda a sua competência, angariando também, com toda a justiça a simpatia e respeito dos figueirenses.

 

O tribunal proibiu a manifestação dos militates

O Tribunal Administrativo de Lisboa pela decisão que tomou, horas antes da manifestação dos militares, " desmobilizou-a ", pois considerou-a ilegal.
Conhecemos, pelo menos, as opiniões de dois ilustres constitucionalistas diversas quanto à conclusão.
O Prof. Gomes Canotilho entende que a Constituição autoriza a lei da Defesa Nacional a estabelecer restrições aos direitos militares.
" Não são permitidas manifestações que ponham em causa a coesão militar ou que tenham natureza militar" - opina Gomes Canotilho.
O antigo Juiz Conselheiro do Tribunal Constitucional, Guilherme Fonseca, já diz que " o direito de manifestação é um direito fundamental e não há nem pode haver qualquer ressalva para os militares".
Mas, o Tribunal Administrativo, ao qual foi posta a questão, decidiu pela proibição da manifestação convocada.
E os militares entenderam, e bem, obedecer a essa decisão judicial, embora continuem, por outros meios, a lutar pelo que consideram justo quanto aos seus direitos.
Mais um problema sério para o Governo, que pelos vistos não está disposto a recuar nas posições já assumidas.

 

A liberdade na faixa de Gaza

Houve grande festa e alegria, com a desocupação dos colonatos, que os isrealitas há 38 anos já ocupavam.
Felizmente não houve violência,mas várias manifestações de satisfação por parte dos palestinianos, a que os isrealitas souberam reagir bem.
Vamos, agora, ver se a paz chega àquela zona e se os dois povos vizinhos se entendem de vez.
Já é tempo de não haver mais mortes, quando, afinal, é possível um " arranjo" para uma convivência pacífica.
As feridas da guerra são grandes e não esquecerão tão depressa, mas épreciso que, de parte a parte, ocorram acontecimentos que revelem a boa vontade de os dois povos reforçarem laços de fraternidade.
E é aí que a diplomacia poderá continuar a ajudar muito.

 

Uma portuguesa em Nova Orleães

Uma portuguesa fez publicamente a seguinte acusação:ela e a mãe estiveram 4 dias trancadas no sotão da sua casa, onde chegou a água, pedindo 24 vezes socorro através de comunicações com várias instituições de protecção civil sem que estas lhes prestassem a atenção devida!
Quando chegaram ao local, o socorristas depararam já com um cadáver - o da mãe da jovem - e esta não morreu porque teve a ideia de fazer um buraco no telhado da casa por onde ía respirando.
Realmente, isto é muito rave e é bem expressão de como se actuou naquela cidade americana no auxílio às vítimas desses grande desastre ocorrido numa das mais emblemáticas cidades dos Estados Unidos da América do Norte.
Quem vai ser responsabilizado por tantas falhas e descoordenação havidas?!
Até o Sr.Bush, que estava de férias, só se deslocou ao local 4 dias depois depois de ter acontecido a tragédia.
Pelos relatos que ouvimos na televisão não foi só essa portuguesa a queixar-se contra a falta de um esquema de socorro.
Os americanos que tiveram a oportunidade de falar aos repórteres comungaram das mesmas queixas.
Foi quase um total abandono o que se verificou em relação a quem precisava de ajuda.
A fanfarronice do Sr.Bush mais uma vez esteve em causa.

terça-feira, setembro 13, 2005

 

Mário Soares

Mário Soares não tem já perfil para Presidente?
Foi o DrMarques Mendes que, numa pequena entrevista ao jornal " Público" afirmou isso mesmo.
Quem terá, afinal, mais perfil?
O de Marques Mendes, claro, está longe de servir, o de Cavaco Silva, também porque os portugueses lembram-se bem do que foi o seu mau trabalho como Primeiro-Ministro.Outro qualquer do Estado Maior do PSD, que mais se ocupam com o golf do que com os problemas concretos do país?
Mário Soares tem, é certo, 80 anos, mas está absolutamente válido, mental e ficamente, tem atrás de si um passado prestigioso e o melhor curriculum internacional como nenhum outro português, e mesmo afastado de Belém não tem tido parança em escrever, falar e discutir sobre os principais problemas do mundo.
A sua aceitação internacional é enorme e é o melhor o seu relacionamento com os principaos responsáveis políticos mundiais.
Conhece, a fundo, o que mais preocupa presentemente os portugueses, com eles convivendo com frequência e interessando-se pelas suas vidas.
Soube ser, com isenção o Presidente de todos os portugueses e defendeu sempre o regular funcionamento das instituições democráticas.
Que melhor perfil quererá, então, Marques Mendes?!

 

O que não vale

Se alguém toma um compromisso para colaborar em determinada acção deve respeitar esse compromisso ou, então, usar da franqueza e anunciar atempadamente a sua desistência dele.
Fazer " jogo duplo" é que não vale.
Não é próprio de pessoa bem formada, vertical e honesta.
Assim como não querer representar abertamente um partido político e, depois, aceitar o seu apoio, também não é, assim o entendemos, de bom tom.
Ou há um compromisso sério e por ele se luta até ao fim, ou então fica-se nas " meias tintas", o que é sempre censurável.
Isto que digo é para alguns que julgam que na política tudo é possível.
Mas não é.
Nela também se tem de exigir seriedade, honradez, transparência e fidelidade a princípios e valores.

 

O calendário dos jogos da Naval

O PSD, com o atrevimento usual, mandou proceder à confecção e distribuição de calendários com os jogos da equipa de futebol da Naval, em que aparecem as figuras de alguns jogadores, do treinador,do presidente da direcção e do Presidente da Câmara, Eng. Duarte Silva.
E essa atitude levou já Aprígio Santos a dizer que ela tinha sido abusiva, pois a " Naval era de todos os figueirenses e não de nenhum partido político".
Mas, Paulo Pereira Coelho, coordenador da campanha eleitoral do PSD, já disse que tal acto teve o acordo do presidente da Naval!
Quem tem, então, razão?
Ralham as comadres, descobre-se a verdade, costuma dizer o povo.
Desta vez, virá mesmo a descobrir-se a verdade?!
Uma coisa é certa: Manuel Cajuda, treinador da Naval, já revelou ter ficado desgostoso com a situação, que, na verdade, é inaceitável, imprópria de um político experiente como é Pereira Coelho, já que é ele o principal responsável e coordenador da campanha eleitoral do PSD.
E quando se reproduz uma fotografia sem autorização do fotografado, podem haver complicações judiciais!

 

Absolutamente contra!

Duarte Silva, embora prudentemente queira deixar a resolução do assunto para a nova Câmara, começou já a falar na privatização do Centro de Artes e Espectáculos.
Estamos contra tal ideia, dado que o nível cultural iria fatalmente baixar.
Aos privados o que mais interessa é o lucro e não a qualidade dos eventos.
E a verdade é que ao CAE tem vindo uma série, já numerosa, de acontecimentos culturais de muito bom nível, que o faz prestigiado não só na Figueira como na região centro.
Aliás sempre defendemos que a cultura não serve para dar lucros, serve para a instrução e ajuda à promoção social do público em geral.
Claro que pode dizer-se que a Câmara sempre poderia vir a ter a faculdade de tutela quanto à qualidade dos programas a apresentar.
Mas, não nos parece que tal seja possível com carácter duradouro, pois a princípio tudo poderá decorrer bem, só que depois tudo poderá correr mal!
Os privados querem é espectáculos que, mesmo de baixo nível, atraiam público, já que a sua principal óptica é ganhar dinheiro.
O CAE deve continuar nas mãos da Câmara, para que esta possa livremente escolher e apresentar eventos do melhor nível cultural, como tem acontecido até agora.

 

Vou continuar

Há quem me diga, com amizade evidentemente, que escrevo demais neste meu espaço.
É possível.
Mas, com a minha idade, é natural que queira transmitir ao papel as ideias, princípios e valores que fervilham no meu cérebro que, felizmente, ainda está operacional.
Ficar com os meus pensamentos só para mim, que gozo teria?
Há que comunicá-los, pô-los na praça pública, para poderem ser discutidos, se for caso disso.
Porque sempre ouvi dizer que da discussão nasce a luz.
Continuarei, pois, como até aqui a mostrar o que sou, a dar a conhecer-me, a correr o risco de poder aborrecer alguns, mas a sentir que cumpro o meu dever.
Vou continuar até poder...!

segunda-feira, setembro 12, 2005

 

O começo das aulas

E, desta vez parece não haver nada de importante a censurar.
As colocações saíram a tempo, antes mesmo da data prevista.
No nosso concelho estão ou estarão, conforme iniciarem a 12 ou a 16 do corrente, as escolas a funcionar com o corpo docente praticamente completo.
É positiva a medida tomada de,no 1º ciclo, as escolas estarem abertas até às 17h30, medida que beneficia sobretudo os pais, os quais já não terão de pagar os ATL.
Depois das 17h30 poderão desenvolver actividades extra-curriculares, sem prejuízo da componente lectiva.
Quer-nos parecer, pois, que mais não se fez do que cumprir o que já se encontrava no estatuto da carreira docente.
Uma nota final: é de registar o facto de a partir deste ano lectivo não ser mais possível verificarem-se os chamados " feriados", visto que sempre que um docente falte haverá sempre na escola quem o substitua.

 

O desporto e a política

Tem-se falado muito da, digamos assim, demasiada aproximação que vai havendo entre políticos e responsáveis dsportivos.
E até já há processos judiciais que os envolvem, embora não se saiba se chegam a julgamento ou não.
É que o desporto, hoje, é um sector com muita força, pelo qual se criam grandes amizades e se obtêm valiosas influências.
Por isso, antes mesmo de os tribunais serem chamados a intervir em certos casos, deviam ser os órgãos competentes da Liga a tomarem posições perante suspeitos de quaisquer situações que se levantem.
Só lhes ficava bem serem esses órgãos a procurar esclarecer determinados comportamentos e a sancioná-los se fosse caso disso, antecipando-se aos processos judiciais.
Costuma dizer-se: quem não deve não teme!
Mas, por que será que ainda agora,sabendo-se dos problemas que têm havido no relacionamento do desporto com a política, há homens da política que aproveitam todas as ocasiões para aparecerem nos jornais e nas revistas ao lado e em atitudes amistosas com alguns responsáveis desportivos?
Convém, não é?
Pelo menos em períodos eleitorais.

 

A popularidade do Sr. Bush

Estranhamente, só agora começou a diminuir a popularidade do Sr. Bush.
Muitas razões já terão havido para isso se verificar, mas o certo é que, desta vez, com o que aconteceu em Nova Orleães, em que a administração do Sr. Bush tem sofrido sérias acusações quanto à falta de prevenção e quanto à ausência de um rápido e eficiente socorro aos sinistrados.
O Sr. Bush que estava em férias só se dignou aparecer no local 4 dias depois da catástrofe.
E, é claro, chegou a ser vaiado, como bem mereceu.
Depois os Americanos não levam a bem que o seu país, grande potência, tenha de pedir auxílio à comunidade internacional, quando se gastam tantos milhões de dólares numa guerra injusta.
Nova Orleães, praticamente deixou de existir e era, sem dúvida, um valioso emblema musical dos Estados Unidos. Ela foi a capital do jazz, que deixou, agora, de ouvir-se com a genuidade própria daquela cidade.

 

A Igreja Maná e os Juizes

Hoje foram distribuídas na nossa cidade umas pagelas em que aquela Igreja ( pelo menos vem nelas indicada) se atreve a falar de " juizes corrompidos", e a dizer que é preciso " convertê-los ou removê-los!"
E no verso das pagelas há outras considerações despropositadas ou mesmo agressivas acerca dos juizes.
francamente, é inaceitável este género de actuação vinda de uma qualquer Igreja...
E isso de exigir que os juizes se convertam ou sejam removidos não lembra ao diabo, com o qual aquela Igreja, decerto, nada quer!

domingo, setembro 11, 2005

 

A exposição da pintora Tesha

No próximo dia 13, pelas 18 horas, a pintora Tesha inaugura mais uma sua exposição, no Centro de Artes e Espectáculos.
Vai, decerto, ser mais um êxito, pois Tesha, no nosso entender, está cada vez mais a progredir na sua arte.
Esta pintora vive na Figueira há já anos, tendo eu a honra de a ajudar a promover a sua primeira exposição nesta cidade, vendo na artísta os melhores dotes para vencer.

 

O 11 de Setembro

Quando se acreditava que as Torres Gémeas, pertencentes à Admnistracção portuária de Nova York estavam construídas com a maior segurança, capazes de resistir às maiores tempestades e a quaisquer desastres, eis que, em 11 de Setembro de 2001, bastaram os embates de dois aviões para tão emblemáticos edifícios se desmoronarem em poucos minutos.
E veio, depois, a averiguar-se ter havido falhas grandes e insuficiências técnicas quanto ao cumprimento das regras da boa construção; falhas quanto às comunicações; falhas quanto à colaboração entre os serviços de protecção civil, etc, etc.
Num livro intitulado " 102 minutos" dois jornalistas relatam episódios chocantes ocorridos nesses tão poucos minutos, mas que foram suficientes para mostrar que, afinal, o que parecia impossível de acontecer, aconteceu mesmo!
Nem num grande país como os Estados Unidos da América do Norte, que dispõe dos mais sofisticados aparelhos e meios para a construção civil deixa de haver erros, falhas, técnicas mal aplicadas, etc.
O 11 de Setembro de 2001 fez muitas vítimas que, evidentemente, há que lamentar, mas ficou a atestar que nada, neste mundo, se pode considerar perfeito.
De nada valerão a riqueza, a arrogância, a vaidade de quem deseja ser superior e invencível.

 

As obras da Câmara

Claro que, com a proximidade das eleições autárquicas, as Câmaras desdobram-se em inaugurações de obras, nalguns lugares até repetidas!
Muitas das Câmaras fazem as obras à sua custa, ou melhor, adjudicam-nas para ir pagando aos empreiteiros, alguns a viverem com muitas dificuldades nas suas actividades profissionais.
Há outras Câmaras que têm tido a sorte de serem ajudadas por empresas concessionárias ou não, precisando no entanto de estar em boa relação com os Municípios!
Aqui, na Figueira, diz-se que algumas das obras( Jardim Municipal, Rua da República, Fonte Luminosa, Fonte de Manuel Fernandes Tomás, para só falar das mais emblemáticas) têm tido um apoio substancial de entidades particulares.
Assim é fácil mostrar obra, mas antes assim que não se fazer nada!

 

A Ponte do Galante

Porque ontem escrevi sobre o projecto do complexo turístico de Tróia lembrei-me naturalmente dos terrenos da Ponte do Galante.
Não, evidentemente, para defender que ali se faça algo de semelhante, pois é enorme a diferença das áreas.
Mas, em vez do que se pretende para aquele local, privilegiado pela sua situação em frente à prais e ao mar, devia, sim, não se implantar um monstruoso hotel ou aparthotel ( não se sabe ainda!) e várias torres com muitos andares, construindo-se antes vivendas rodeadas dos espaços verdes possíveis, equipamentos para crianças, casas de chá e outros equipamentos leves e para lazer.
Diz-se que está para breve a luz verde do governo para permitir o projecto inicial, que tanta polémica tem dado, sendo até muito estranho o procedimento da Câmara na transacção do terreno que lhe pertencia.
Mas, como poderá este governo aprovar um plano de pormenor para aquele local, se, como se sabe, o assunto está ainda a ser discutido em tribunal?!
Será que é um governo socialista a dar cobertura ao que tem sido objecto de tanta reacção negativa ppor parte dos figueirenses e a não ligar importância ao que deve ser os tribunais a decidir?!
Só vendo acreditaremos!

 

Mário Soares estabelece já diferenças

Discursando num forum socialista, Mário Soares quis, desde logo, marcar diferenças entre ele e o Prof. Cavaco Silva quanto à forma como devem ser exercidas as funções de Chefe de Estado.
Para Soares,ao Presidente impõe-se utilizar, da forma mais sensata, a sua magistratura de influência, não interferindo directamente na governação que compete ao Executivo.
Para Soares, o Presidente de Portugal deve representar todos os portugueses, prestigiando o país no estrangeiro e mantendo um diálogo constante com os outros Chefes de Estado,no que Soares está muito à vontade, pois não tem parado, desde que saiu do Palácio de Belém de intervir em muitos debates e conferências de nível internacional.
Para Soares, um Presidente deve ser estruturalmente isento, não se deixando nunca influenciar por este ou aquele partido político, estando, sim, sempre atento e em defesa do normal funcionamento das instituições democráticas.
Para Soares, um bom Presidente é o que tem capacidade " para dialogar, criar consensos e evitar crispações " .
Quanto a ser o Prof. Cavaco Silva um homem de finanças competente e rigoroso, dizemos, agora nós, que os portugueses não podem esquecer o que foi a sua desastrosa governação como Primeiro-Ministro!
Parece que, nessa altura nada valeu àquele Prof. da sua apregoada competência!
Enfim, Soares aproveitou o Forum Novas Fronteiras para se demarcar do seu ainda apenas possível concorrente às eleições presidenciais.
Falou, como sempre com o coração, com a habitual franqueza, não deixando porém sem comentários alguns que vão dizendo que tem uma idade avançada e não esquecendo também de se referir às recentes sondagens.
Soares é um homem político sem medo.E terminou o seu discurso dizendo: " Soares é fixe".

sábado, setembro 10, 2005

 

A torres de Tróia

Para que seja possível um melhor aproveitamento da península de Tróia, para ali se instalar um moderníssimo complexo turístico, foram, há dias, implodidas duas torres existentes há já alguns anos.
O projecto que se pretende concretizar, é, na verdade, de grande nível capaz de promover o turismo nacional.
Ainda bem que assim será, pois o nosso país parece estar condenado a viver essencialmente do turismo.
Claro que a situação é diferente, mas causa inveja aos figueirenses que não apareça alguém com " garra", dinheiro e vontade para aqui fazer obra idêntica.
Pode ser que, um dia, tal aconteça.
Para já, há que proceder à implosão do Edifício do Aparthotel Atlântico, que, aliás, sempre ficou ali mal e que presentemente, segundo se diz, se encontra em más condições de conservação.
E não haverá na nossa cidade outros edifícios que mereçam a implosão?!

 

A greve dos Magistrados e dos Funcionários Judiciais

Cada vez se torna mais intenso o " braço de ferro" dos Magistrados e funcionários com o governo.
E o certo é que parece estar já assente uma greve, que será a segunda em toda a vida ou história dos tribunais.
O governo, porém, continua a dizer que está disposto a dialogar, mas vai também dizendo que não recuará nas posições já assumidas.
Para que serve, então, o diálogo, se não há vontade de cedências?!
E há, efectivamente, questões em que a razão está do lado dos Magistrados e dos funcionários ou, pelo menos, há razões que ainda não estão bem esclarecidas, precisando de uma mais séria discussão,para se poder alcançar uma solução mais razoável.
Para já, porém, fica mal a um governante revelar uma tão grande intransigência ao declarar que não recuará nas posições já assumidas mesmo que haja mais conversações.
Não são só as férias judiciais que estão em causa, mas outras questões que têm a ver com direitos há muito adquiridos, que não devem ser postergados, com a facilidade que o governo quer.
Pensamos que os que têm a seu cargo uma das mais funções do Estado, como é a administração da Justiça, deviam merecer uma melhor atenção!

 

As sondagens

Já começaram as sondagens para as Presidenciais.
E, caso curioso - e não sei mesmo se inédito!- começaram entre candidatos já confirmados e um que continua a ser apenas uma mera hipótese, o Prof. Cavaco Silva.
Mas, o certo é que, embora as sondagens feitas e publicadas dêem a vitória àquele Prof., não nos esqueçamos de que Mário Soares é um " corredor de fundo" capaz de alcançar, mesmo que muito afastado, o concorrente que vai à frente.
Depois, há ainda muita água para correr debaixo das pontes, pois não deixará de, na altura da campanha, haver debates e o chamado trabalho de rua, em que Soares é " rei"!
Para quê, pois, estas sondagens desde já, com tanta antecipação, e, sobretudo, pondo ao lado de candidatos já conhecidos quem ainda não se pronunciou quanto à sua posição?!
Só servirá para distrair os eleitores das autárquicas que essas eleições, sim, são já em 9 de Outubro!

sexta-feira, setembro 09, 2005

 

Mudanças

Tem havido e continuará, decerto, a haver ainda mais nomeações feitas por este governo para lugares de confiança política.
Em toda a parte assim acontece.
Mas, no nosso entender o que deve haver é cuidado com os méritos de cada um dos nomeados. Quer dizer que as nomeações não devem resultar apenas das amizades pessoais ou mercê de influências de qualquer ordem.
Há, sim, que ter em atenção o passado, a experiência, as qualidades morais e profissionais de quem vai ocupar o lugar, não devendo pagar-se-lhe remunerações acima do que é normal nem permitindo-se-lhe de usar de privilégios quase sempre dispendiosos para ao Estado.
Se houver esse cuidado, não poderá falar-se com rigor de " boys for the jobs", porque há a intenção de preencher lugares com pessoas competentes e de confiança pessoal e também, claro, política se for possível.
O actual Governo, acusado como todos os anteriores, de dar a preferência para certos lugares a afectos ao Partido que o sustenta tem, no entanto, procedido com algum cuidado, não ligando muito à cor política.
A ex_Ministra da Justiça DRª Celeste Cardona na Administração da CGD, e ainda agora vai ser nomeado para a Direcção do Mercado da Bolsa o ex-Ministro de Durão Barroso, Carlos Tavares.
Mas, há muitos mais que, nos gabinetes governamentais, permaneceram em funções, atenta a sua competência, como por exemplo, o Director Geral do Tesouro.
Quer isto dizer que, felizmente, não tem havido a " caça às bruxas" como já aconteceu noutros governos.
Mudanças é natural que se façam, não por sistem ou por perseguição política, mas porque são necessárias para se poder trabalhar com maior confiança e, desde que se tenham em atenção os méritos pessoais e profissionais a que atrás nos referimos.

 

Comentários

Tenho visto em certos blogs, aparecerem, por vezes, comentários eivados de rancor, de inveja, de fanatismo geralmente político, etc, etc.
São comentários sem nível que, quanto a mim não merecem resposta.
Eu tenho sido " poupado", mas acreditem, só haverá uma resposta minha quando o comentário que me fizerem exija mesmo uma resposta frontal mas civilizada e apenas com o intuito de reforçar uma minha opinião ou de prestar o esclarecimento necessário.
É que, se não for assim, comentário puxa comentário, discussão puxa discussão, o que muitas vezes leva à agressividade e má educação.
Eu quero não me irritar, quero, neste meu espaço, escrever tranquilamente sobre assuntos que julgue terem interesse.
Só isso me moverá!

 

Santana Lopes saiu da Câmara de Lisboa

Quando ele andava tão entretido a fazer inaugurações ( algumas até repetidas!) por toda a capital, o Dr. Santana Lopes viu-se obrigado por lei a afastar-se já da presidência da Câmara.
Contava poder estar naquele lugar até às eleições autárquicas, mas o certo é que para se " aguentar" como deputado, teve que sair agora da Câmara.
Claro que segundo já disse, vai suspender de imediato o mandato de deputado por 45 dias para melhor pensar na sua vida futura.
E falou em abrir escritório de advocacia, decerto com outros, que presentemente estejam mais habilitados profissionalmente porque Santana Lopes deve ter enormes dificuldades em apreender, em pouco tempo tudo o que de novo foi saindo na legislação.
Um longo afastamento da advocacia é sempre um problema sério!
A não ser que entretanto, surja a oportunidade de mais um lugar político pois a par de várias paixões também a política é uma sua paixão maior!
A advocacia séria é que não pode fazer-se com " farolices"!...

 

Boa notícia?

O Instituto Nacional de Estatística publicou os resultados do crescimento económico do primeiro trimestre deste ano.
E, contrariando a opinião de vários especialistas, o certo é que a nossa economia cresceu cerca de 1% em tal período.
É, sem dúvida, uma boa e inesperada notícia , que o Primeiro-Ministro, como lhe competia, já frisou.
Foi um ligeiro aumento das exportações e do consumo interno que provocaram esse crescimento.
Mas, há que aguardar,agora,o que resultará do segundo trimestre e depois por aí fora!
Para já, crescemos, pouco é certo, mas isso demonstra já confiança dos empresários e nos nossos produtos.
Boa notícia pois!
Assim se possa no futuro vir a confirmar.
Que nunca mais se fale em estagnação ou recessão económica.
Que se cresça sempre embora pouco.

 

Os livros escolares

Estão muito caros.
Para orçamentos muito limitados, é impossível comprá-los a não ser a prestações, se os livreiros aceitarem essa modalidade de pagamento, o que não é normal!
Nos anos 90, foi criada uma Comissão para rever os compêndios escolares e o certo é que essa Comissão apresentou, oportunamente, um relatório, sugerindo alterações, que tornassem os compêndios com maior possibilidade de estabilidade, retirando deles muitas coisas sem grande interesse e que só serviam para avolumar as obras, o que agravaria o seu preço.
Mas tal relatório não teve sequer publicidade, pois, segundo disse um dos responsáveis da referida Comissão foram muitas as pressões das editoras sobre o governo para que continuasse tudo na mesma.
E, é claro, quem tem ganho são as editoras.
Além dos livros há todo um conjunto de material escolar, o que ainda torna mais difícil a situação de quem quer e bem,que os seus filhos se cultivem.
Deviam ser as Escolas a dispor desse " negócio" dos livros e material escolar, embora evidentemente, como menores percentagens de lucro.
Assim, é que o Estado facilitaria o Ensino que a Constituição ( artº 74 ) prescreve venha a ser tangencialmente gratuito.
E acabavam-se as preocupações sérias de muitos pais neste período do começo do ano escolar,em que tiveram que ver agravadas as despesas escolares que fizeram
Só mais uma nota final: de louvar o que a Câmara de Famalicão faz oferecendo a todos os alunos que vão frequentar o 1ºCiclo os respectivos livros escolares.
E são uns milhares.

quinta-feira, setembro 08, 2005

 

As Comissões de Protecção aos Menores

Mais uma vítima, desta vez mortal, que ocorreu sem conhecimento da respectiva Comissão de Protecção de Menores.
A " porrada-terapia", como já lhe ouvi chamar vai-se alargando a cada vez mais casos, sem que aquelas Comissões tenham recursos humanos e meios físicos para uma intervenção rápida e eficiente.
O grande problema, como ainda há dias disse a Director Nacional das referidas Comissões é o de não poderem actuar no terreno, sem obediência a grandes formalismos e dispondo de pessoas disponíveis para acolherem e tratarem das crianças seviciadas.
É, por isso, que há muito vimos dizendo que as referidas Comissões mais do que discutirem teoricamente, à volta de uma mesa, certas questões, devem ter sempre a possibilidade de agirem mais na prática.
Devia também haver sanções para os vizinhos e familiares que conhecem os maus tratos infligidos a crianças, pois, sem isso, não surgirão as denúncias!
Aquele caso, porque começámos a referir-nos, dizia respeito a alguém que vivia com a mãe do menor do qual abusava sexualmente, sendo ele surdo-mudo, e com tanta violência que o levou à morte!
Não pode ser assim.
Há que reformular a legislação existente com a qual seja possível uma acção mais concreta daquelas Comissões.
Existirem no " papel" é pouco, é mesmo nada.
E as crianças, futuro da sociedae merecem ser preservadas de traumatismos inesquecíveis ou mesmo de consequências mais graves.

 

27º lugar para Portugal

O nosso país desceu um lugar (está agora no 27º) no ranking de desnvolvimento humano.
Todos os que pertencem à Comunidade Europeia desde o seu início já nos ultrapassaram e mesmo aqueles que só recentemente aderiram àquela Comunidade.
Quer dizer que, se não houver, na verdade, uma reacção positiva com brevidade, aproximar-nos-emos, quanto ao desenvolvimento, de algo que não desejaríamos.
Claro que,há ainda países com a fome, as doenças, as privações de toda a ordem, com uma enorme mortalidade infantil,etc, que, felizmente, ainda cá não temos no mesmo nível.
Só que há que ter juízo, não gastar mais do que se tem, promover a industrialização do país, promover, com interesse, a qualidade do produto para ser possível o aumento das exportações, reagir contra a deslocalização das empresas, evitando as falências e o desemprego, fomentar a cultura( um país inculto é sempre um país fraco) etc.
Os próximos anos vão ser necessariamente de sacrifícios,mas não se pode perder o optimismo e a confiança na capacidade dos portugueses, que souberam ,ao longo da História, superar as crises graves e foram já muitas.
Só que se continuar a corrupção, a " roubalheira", o egoísmo, a ganância, o pouco respeito ou nenhum pelos valores e princípios que são a base de uma sociedade sã, então, a coisa será mesmo difícil.

 

Milhares de cadáveres infestam as águas de Nova Orleães

Se esta cidade Norte-Americana já sofreu muito, o pior ainda estará, decerto, para vir.
É que as próprias águas que, embora já descendo de nível, estão contaminadas por milhares de corpos em decomposição.
Quer dizer que será natural que, em breve, outro grande desastre poderá acontecer: a epidemia de doenças.
E isto tudo porque aquela cidade, construída abaixo do nível do mar, não oferecia há muito segurança, nem sequer estava previsto, como se verificou, um sistema de protecção que conseguisse salvar o maior número de pessoas.
Lembre-se que, na Holanda, há uns anos, quando foi previsto um desastre natural, 300 mil pessoas foram evecuadas sem quaisquer atropelos, tendo, por sinal, os diques aguentado, porque construídos segundo as melhores regras!
Os Estados Unidos da América do Norte deram um mau exemplo, sendo legítimo concluir que, afinal, as grandes potências servem mais para fazer a guerra do que para prevenirem a segurança dos seus nacionais!
Para fazer a guerra,há sempre dinheiro, estudos e estratégias muito dispendiosas; mas, dispondo de uma aparelhagem mais sofisticada para prever fenómenos graves da Natureza, já essa grande potência mundial se deixou" apanhar" e abalar no seu prestígio.
Agora, decerto, vão avaliar-se responsabilidades, mas já é tarde para os muitos mulhares que morreram.

 

A falta de humanidade

Não vamos hoje, referir-nos a questões e guerras entre países, com consequênias graves.
Vamos apenas e tão só referir que há muitos casos tratados sem espírito de humanidade, quer nos hospitais ( nem todos felizmente), nos lares de idosos, nas próprias famílias, nas prisões, etc.
Principalmente, quando alguém tem muita idade, com uma longa vida já vivida, há quem pense que ele anda aqui a mais, não merecendo carinho, simpatia e muito trabalho de acompanhamento , que sobra para outros.
É, na verdade, uma crise de humanidade que vai imperando em certos lugares e perante certas situações.
E é essa crise de humanidade que se torna necessário combater, levando até esses lugares de sofrimento uma palavra ou uma presença de solidariedade , que procure minorar a dor daqueles que se sentem abandonados, sozinhos.
Uma palavra de muito louvor para o voluntariado nos hospitais, nas prisões, nos lares e até em certos domicílios.
Esse voluntariado é praticado por pessoas que se entregam a suavizar a dor do próximo fazendo-o com amor e persistência, mesmo quando são mal aceites - porque também há casos desses.
E prestar serviço voluntário em secções, por exemplo, de doenças terminais é, efectivamente, um sacrifício enorme que tem que ser realçado.
Mas, mesmo sem voluntários não deve faltar mesmo nos profissionais o espírito de humanidade, não agindo " a frio ", mas lembrando-se sempre que do lado de lá estão pessoas e não objectos.

 

O Dr. Arrobas

Afinal, quem sugeriu e avançou com o nome do Dr. Arrobas para a Câmara da Figueira?
Ficará isto no segredo dos deuses?
É certo que durou pouco a pequeníssima campanha à volta dessa figura, mas também é certo que alguém esteve interessado,pelo menos, em " baralhar" a candidatura do PS!
Não o comseguiu e Arrobas teve de se virar para outro sítio...
Mas, na altura ninguém me tirou da cabeça que havia ali " marosca" para dividir ainda mais o PS ou tentar afastar da corrida Luis Marinho.
Seja como for, hoje o PS tem um só candidato à presidência da Câmara e o que se passou antes não deve ser de molde a causar confusão nos militantes e simpatizantes daquele partido.

quarta-feira, setembro 07, 2005

 

O Centro de reabilitação da Tocha

Vimos, há dias, uma reportagem televisiva sobre tal Instituição e, francamente, ficámos justamente agradados.
Ali se dá a assistência devida não só médica mas humana, a doentes que, felizmente encontram naquele lugar algo que suavize os seus problemas.
Mercê da iniciativa do Prof. Bissaya Barreto, em tempos, funcionou naquelas instalações e espaço a leprosaria Rovisco Pais, que chegou a ser uma das melhores da europa.
Hoje, dado o feliz retrocesso daquela terrível doença, foram tais instalações utilizadas como centro de reabilitação, onde apenas falta a saúde para alguns.
No entanto, a esses proporciona-se o melhor ambiente, de forma a não sentirem tanto a sua dor.
Daqui felicitamos os responsáveis e colaboradores dessa obra assistencial, mormente o seu Presidente do Conselho de Administração, Dr Santana Maia.

 

O golf na Figueira?

A nova administração do Grupo " Amorim Turismo " foi recebida na Câmara Municipal, tendo havido discursos do Engenheiro Duarte Silva e de Dr. Jorge Arlindo, presidente daquele Grupo Empresarial.
Este considerou importante o golf na Figueira pois esse desport é, segundo disse, um pólo de atracção que pode despoletar o próprio desenvolvimento rurístico.
O Dr Jorge Armindo parece estar, nas sua funções na nova holding, interessado em de dedicar à Figueira para lhe dar um maior desenvolvimento só que disse, e bem, que o governo tem para isso que criar condições e não condicionantes.
Jorge Armindo com quem já trabalhámos no Conselho de Administração da Portucel, S.G.P.L., é um profissional muito distinto e activo, com uma boa preparação e experiência empresarial, pelo que é de esperar dele algo de bom para a Figueira.
Mas, quanto ao golf,numa altura em que os campos de golf no Algarve consomem mais de 60% da água, numa época de grande seca e de vincada crise económica, será oportuno que se mexa no assunto, para se conseguir proliferar os campos de golf!?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?