.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, dezembro 30, 2005

 

Bom Ano Novo!

Hoje e amanhã o que mais se vai ouvir nas ruas, escrever nas mensagens dos telemóveis, dizer pelo telefone é uma saudação a desejar um Bom Ano Novo!
Todas as pessoas manifestam a sua simpatia para com os outros e, nalguns casos, mais do que mera simpatia é a amizade e a fraternidade, sentimentos mais profundos que levam a tal cumprimento nesta época.
Claro que esse cumprimento na altura em que se faz é sincero, mas há quem não possa deixar de pensar que será muito difícil que o Novo Ano seja um Bom Ano!
A situação de muitos, muitos portugueses é cheia de problemas, a crise económica ainda permanece e espera-se que a conflitualidade social se agrave.
No entanto espera-se também, valha-nos isso, que os responsáveis pelo governo do nosso país saibam percorrer o caminho certo e que, com a vontade, o espírito de criação e também os sacrifícios do povo orientem as tão necessárias reformas no melhor sentido.
Precisa-se essencialmente de uma maior qualificação dos trabalhadores, de uma nova mentalidade empresarial, de melhor educação, de mais produção e competitividade.
Tenhamos optimismo porque sem ele tudo se tornará mais difícil.
Outras crises, algumas bem mais graves, foram vencidas.
Esta também o será.
É esse optimismo, é essa esperança que nos leva a dizer: Bom Ano Novo.

 

Os casamentos entre homossexuais

Há quem diga que um homem de esquerda não deve ter uma posição contra tais casamentos.
E invoca-se a liberdade da preferência sexual, o direito a ter uma sua própria tendência sexual e a exibi-la, a ter a liberdade de amar quem quer que seja, etc, etc.
Devo dizer que ainda hoje, apesar da muita evolução que a vida nos vai fazendo aceitar, não defendo esses casamentos.
Acho-os manifestamente contra-natura e, portanto, não devem ser permitidos legalmente.
Claro que isto não quer dizer que não dispense aos homossexuais a compreensão que merecem como seres humanos, que não conseguem evitar a diferença da normalidade.
Mas para quê os casamentos entre eles?
E será de aceitar, inclusivamente, a adopção de crianças por casais homossexuais?
Como se sentirão essas crianças que, por ventura, tenham que viver num ambiente muito estranho, em que não há o pai nem a mãe?
Não, chamem-me o que quiserem, mas, na verdade, para quê hipocrisia só para que não nos chamem retrógrados ou pior ainda?!
Isto vem a propósito dos depoimentos prestados pelos candidatos à Presidência da República quando lhes perguntaram se promulgariam uma lei que permitisse o casamento entre homossexuais e a adopção por estes.
Cavaco Silva ficou pelo talvez venha a aceitar esses casamentos, todos os outros opinaram pela sua aceitação sem reservas, escusando-se nos preceitos constitucionais que falam de igualdade e de não discriminação.
Estamos em crer que, nos seus íntimos eles, todos, não admitirão que se “ evolua” para esses casamentos, mas agora vão dizendo o que certo público gosta de ouvir!

 

Sócrates aleijou-se

O Primeiro-Ministro fez alguns dias de férias com os filhos numa estância na Suíça e aleijou-se quando esquiava, sem gravidade porém.
Claro que ele tem todo o direito de fazer férias desde que possa interromper os seus trabalhos no governo e tenha posses para isso.
Mas, quer-nos parecer que no seu cargo devia dar o exemplo de alguma contenção de despesas, numa época como esta em que é enorme a crise que se instalou no nosso país.
Já tinha estado no Quénia e também a altura não foi boa, até porque grande parte das nossas florestas estavam a ser consumidas pelo fogo, causando avultados prejuízos!
Enfim eu, no lugar dele, não faria tantas férias e caras!
São critérios...

quinta-feira, dezembro 29, 2005

 

Afinal quem provocou a questão camarária?

O vereador José Elísio de Oliveira veio já dizer que as questões existentes na Câmara não são entre o Presidente e o Dr. Pereira Coelho, são, sim, entre este e Lídio Lopes.
Mas, se assim fosse o que motivaria Duarte Silva a tomar a posição que tomou em relação ao seu vive-Presidente retirando-lhe a confiança política?!
Sempre constou cá fora que na maioria camarária havia duas facções: Pereira Coelho – José Elísio e Presidente – Lídio Lopes.
Enfim, eles é que sabem!
O que não podem é disfarçar que é mau o ambiente vivido na Câmara.

 

Os hotéis de luxo cheios!

No Algarve, na zona de Lisboa, na Madeira e na Serra da Estrela, os hotéis de quatro e cinco estrelas estão repletos para a passagem do ano.
Quem diz para aí que há crise?
Deve ser boato, porque, na verdade, afinal muitos ainda podem suportar o custo elevado daqueles hotéis, nem que seja com cartões de crédito...
O que se passa em certas épocas festivas e com certas pessoas não reflecte, porém, a realidade do país, onde há quem passe fome, não tenha uma casa ou um quarto onde se abrigar, e mande os filhos mais cedo para a cama por não ter que lhes dar de comer!
Os que continuam a fazer vida de luxo não sentirão ao menos, por momentos, que estão a afrontar a situação de pobreza ou mesmo de miséria de muitos, muitos outros?

 

Em 2005, 24 mil divórcios

Os números aí estão já conhecidos e por eles se vê que os divórcios aumentaram substancialmente e os casamentos diminuíram também muito significativamente (cerca de 600 neste ano).
Hoje, os casais preferem “ juntar-se “ a casar, talvez porque logo pensem que um divórcio sai caro e deixa consequências psíquicas mais difíceis de suportar.
Mesmo com as facilidades agora existentes para se obter um divórcio por mútuo consentimento, é sempre um processo que, apesar de não correr já no tribunal mas apenas na Conservatória do Registo Civil, custa dinheiro e exige antecipadamente certos acordos, nem sempre fáceis de obter, sobretudo os que se referem à tutela dos filhos menores.
As circunstâncias em que decorre a vida de um casal alteraram-se muito, nos últimos anos, e a mulher já não precisa de sujeitar-se ao “ quero, posso e mando” do marido.
O machismo vai acabando cada vez mais, a mulher tem, normalmente o seu emprego, ganhou a sua independência económica.
O casamento para uns é sempre uma aventura cujos efeitos imprevisíveis se pretendem evitar e daí a preferência pelas uniões de facto.
Porém, quando não há filhos, uma separação resolve-se melhor.
Mas quando os há?
O problema é o mesmo quer no divórcio quer na mera separação de facto.
Depois, como se foram perdendo alguns valores morais, quando não se vê já no matrimónio algo que exige, além de amor, claro, uma aceitação, compreensão e uma entreajuda recíprocas, mais facilitada está a decisão de uma rotura conjugal.
Infelizmente, é assim mesmo.
É a evolução dos tempos (como alguns dizem) em que o culto pela família vai desaparecendo e o que interessa é cada um sentir-se livre, sem “ amarras” de qualquer espécie e ir gozando, com egoísmo a vida.
Mas, também é certo que ainda há quem respeite e defenda o valor da família, nem que para tal tenha que fazer sacrifícios!

quarta-feira, dezembro 28, 2005

 

Lídio Lopes deixou a Protecção Civil

Aquele Vereador que tinha a seu cargo a Protecção Civil, entregou esse pelouro ao Presidente da Câmara, que aceitou essa atitude de Lídio Lopes.
Não se conhecem os motivos sendo certo, porém, que Lídio Lopes sempre se dedicou com muito empenho à Protecção Civil.
Mas é conhecida a sua posição quanto à questão dos 20 estagiários dos Bombeiros Municipais.
Será essa questão que o fez desistir de uma actividade a que tanto tem dado?
Ou será, e bem, que lhe está desinada a vice-Presidência da Câmara?

 

Duarte Silva retirou a confiança política a Pereira Coelho

Já se esperava que o Presidente da Câmara tomasse uma posição quanto ao que se tem passado com o vice-Presidente, Dr Paulo Pereira Coelho.
Foi ontem que tal aconteceu.
Duarte Silva comunicou imprensa que decidiu retirar a confiança política àquele Vereador pelo que este ficou sem pelouros e sem o cargo de vice-Presidente.
Todos esses pelouros, e eram vários, ficaram concentrados nas mãos do Presidente, não se sabendo ainda se assim se manterá a situação ou se haverá uma redistribuição desses pelouros a outros Vereadores.
E também não se sabe qual a futura conduta de Pereira Coelho que, decerto, não deixará de reagir.
Se Duarte Silva, como disse, antes de tomar a decisão que tomou consultou, além de várias personalidades figueirenses, a Comissão Concelhia do PSD, então terá de concluir-se que esta esteve, com certeza de acordo quanto àquela decisão.
Portanto, mais se justificará que o Dr. Pereira Coelho tire daí as suas ilações políticas.
Há que aguardar os futuros episódios desta “ telenovela” que está a decorrer na nossa Câmara e que dura há já muito!

 

Engenheiro António Guterres

Este ex-Primeiro-Ministro, agora a desempenhar as funções de Alto Comissário para os Refugiados das Nações Unidas, foi distinguido como o cidadão português mais notável em 2005.
Precisamente pela forma muito dedicada e competente como está a exercer o seu alto cargo, em que é marcante a solidariedade para com os milhares de desalojados africanos.
Guterres, pelo seu humanismo e espírito de missão na ajuda a quem é carenciado, tónicas maiores da sua maneira de ser mereceu, sem dúvida, essa distinção.
Nas Nações Unidas, ele tem-se prestigiado e prestigiado também o nosso país, sendo referenciado, com justiça, como o homem certo no lugar certo.

 

A Câmara de Coimbra cortou no Orçamento para a Cultura

No Orçamento para 2006, aquela Câmara reduziu em 60% o valor atribuído à Cultura.
Quer dizer que, em Coimbra, terra de Cultura, o Município parece não se interessar muito por esse sector.
Quando, afinal, devia saber que a Cultura é essencial à qualificação e formação dos cidadãos.
Tal atitude da Câmara de Coimbra provocou já um abaixo-assinado de repúdio, assinado por muitas personalidades daquela cidade universitária.
Nesse documento, diz-se que a Câmara está a cometer uma “ verdadeira tentativa saneamento da criação e da programação cultural da cidade”.
Será que a Assembleia Municipal Coimbrã, a cuja apreciação o Orçamento foi hoje apresentado irá votar favoravelmente o valor atribuído à cultura?
Se assim for então a oposição não poderá deixar de ser responsabilizada também por acto tão insólito do Município.

 

A tentação de Cavaco

Numa recente entrevista dada ao Jornal de Notícias, cavaco silva disse ser essencial a existência de uma Secretaria de Estado que se ocupe do acompanhamento das empresas estrangeiras no nosso país.
Foi a tentação de Cavaco silva para governar!
Claro que já veio dizer que nunca pensou em intrometer-se na orgânica do governo, que só a este pertence.
Mas, o recuo veio já tarde e não “abafou” o pensamento de quem, nesta campanha eleitoral, tem opinado no sentido de que ele não tem a noção exacta das funções presidenciais.
Confunde, com frequência, o que é uma campanha para Primeiro-Ministro e uma para a Presidência da República.
E já agora impõe-se perguntar: se, como disse Cavaco Silva, o PSD e o CDS/PP não financiam a sua campanha, quem será que entra com o dinheiro?!
Bom será que não sejam os grandes capitalistas e grandes industriais que estejam a fazê-lo...

segunda-feira, dezembro 26, 2005

 

Entrevista com Mário Soares e D. Maria de Jesus Barroso

Este casal esteve hoje presente no programa “ Fátima” sendo entrevistado por Fátima Lopes.
Foi a sua vida em comum que mais foi visada naquela entrevista, da qual ressaltou a solidez do relacionamento daquele casal.
Só assim foi possível suportar sempre em união as muitas dificuldades provenientes da atribulada vida política de Mário Soares.
Maria Barroso mostrou-se em todos os momentos a companheira ideal, sempre pronta a dar apoio a seu marido e a chefiar da melhor maneira o clã familiar nas ausências forçadas dele.
O casal entrevistado, falou sempre com muita abertura, deu um bom exemplo de compreensão, de amor e mesmo de ternura, de aceitação recíproca e de identidade, princípios e posições, revelados em quaisquer circunstâncias.
Os Portugueses que assistiram à entrevista ficaram, decerto, com uma ideia mais esclarecida quanto ao casal daquele que foi Presidente da República e que, hoje, volta a concorrer às próximas eleições presidenciais.

 

A mensagem de Natal do Primeiro-Ministro

A alocução feita por José Sócrates foi muito equilibrada e convincente.
Para além de fazer sucintamente uma apreciação das políticas desenvolvidas no ano de 2005 e que tiveram que propor aos portugueses sacrifícios, como forma de vir a ser possível um futuro melhor.
O país para entrar no caminho do progresso, precisa de mudanças, que não poderão ocorrer de um dia para o outro.
A José Sócrates e ao seu governo não faltarão, como foi dito, coragem e determinação nas medidas a tomar, ainda que impopulares, para vencer as muitas dificuldades existentes em vários sectores.
O Primeiro-Ministro mostrou-se, porém, optimista quanto ao futuro, sentindo a esperança de que Portugal “ se aproxime do nível de vida dos países mais desenvolvidos da Europa”.
Não esqueceu de fazer uma referência aos imigrantes, dizendo que tudo se fará no sentido de lhes proporcionar uma vida mais digna.
Disse ainda, e bem, que “ este não é o melhor momento para estar no governo”, mas isso não deixará de sentir honra em servir o país, tentando que nele haja “ mais solidariedade sobretudo para os mais desfavorecidos, os desempregados, os doentes e os que vivem na solidão”.
Sócrates teve uma boa presença na televisão nesta sua alocução de Natal.

 

A morte na estrada

São muitos os que, nas estradas, encontram a morte ou a provocam noutros.
Então em épocas festivas, em que naturalmente há mais movimento de veículos, é realmente impressionante o número de acidentes.
Ainda, há dias, numa estrada na Madeira, um autocarro capotou, provocando a morte e ferimentos dos seus ocupantes, vindo a averiguar-se que o condutor tinha no sangue seis vezes mais do que a percentagem de álcool permitida por lei.
Na verdade, uma total irresponsabilidade de quem tem como profissão conduzir veículos.
Há quem se queixe do mau estado das estradas e isso é um facto que existe, mas não é, decerto, a principal razão dos muitos acidentes.
Estamos convencidos que eles resultam mais da má condução de quem vai ao volante dos carros.
E melhor do que agradar a sanções valerá, com certeza, apostar cada vez mais na educação cívica dos condutores.

 

Novos Corpos Sociais da Misericórdia-Obra da Figueira

No passado dia 20, realizou-se a Assembleia Geral daquela Instituição para a eleição dos novos Corpos Sociais.
Eis os nomes dos associados que foram votados:

Assembleia Geral – Presidente – Luís de Melo Biscaia
1º Secretário – Nuno Amilcar Pereira da Silva
2º Secretário - Representante do Ginásio Clube
Figueirense

Mesa Administrativa – Provedor – Joaquim Barros e Sousa
Vice-Provedora – Virgínia Gonçalves Pinto
1º Secretário –António Martins de Oliveira
2º Secretário – Francisco Simões
Tesoureiro – Manuel José Saraiva Santos
Vogais – Nelson Fernandes e João José da Silva Rama
Suplentes – Mª Gabriela Cachulo Cardoso
Vítor Manuel da Silva Coelho

Conselho Fiscal – Presidente – Aníbal José Santos Viegas
Vogais – João Ramalho Brás e Carlos Neto Cardenho
Suplentes – Representante da Assembleia Figueirense
Representante da Associação dos Bombeiros Voluntários

domingo, dezembro 25, 2005

 

Notável discurso de Mário Soares

Este candidato à Presidência da República dedicou o dia de sexta-feira ao distrito de Coimbra.
De manhã, esteve nesta cidade percorrendo a pé várias ruas e esteve no mercado municipal, sendo sempre bem acolhido.
Almoçou, em Soure, seguindo dali para visitar 7 concelhos do nosso distrito.
Chegou ao restaurante Teimoso com algum atraso para o jantar, restaurante que estava repleto de apoiantes que o saudaram com uma prolongada salva de palmas.
A JS fez-se notar com os seus gritos “Soares é fixe”.
Discursaram o Prof. Doutor Rui Alarcão, Carlos Moço, Presidente da Junta de Freguesia de Buarcos, Vitor Coelho, Presidente da Junta de Freguesia da Figueira da Foz, o mandatário concelhio, Coronel Cachulo e Costa, o Prof. Doutor José Canotilho, mandatário distrital e, por fim, Mário Simões.
Este fez um dos mais notáveis discurso que já lhe ouvimos, não só pelos temas abordados (a necessidade da qualificação, da inovação, da ciência e conhecimento, de uma nova mentalidade empresarial, da formação profissional, da competitividade, etc) mas pela forma vigorosa, entusiasmada e clara como falou.
Mário Soares demonstrou, mais uma vez, estar, na verdade, em excelente forma física e saber expor com muita clareza as suas propostas quanto ao exercício das funções presidenciais.
Mário Soares, desta vez, não fez referências aos outros candidatos, apenas se insurgiu com veemência contra as recentes declarações do líder do CDS/PP, Ribeiro e Castro, ao dizer que o terrorismo é fruto da esquerda!
E Mário Soares não deixou de estranhar que Cavaco silva não tivesse tomado uma atitude quanto a essas declarações de Ribeiro e castro, um dos mais entusiasmados apoiantes do candidato da direita.
A Figueira recebeu bem Mário Soares e no jantar ele teve uma muito significativa consagração.

 

Tsunami – Um ano!

A grande tragédia ocorreu em 26 de Dezembro de 2004 e atingiu a Tailândia, a Indonésia, Sry Lanka, parte da costa africana e parte da Índia, etc.
Provocou muitos milhares de mortes, a destruição de casas foi quase total nalguns locais e algumas áreas de terra foram engolidas pelas águas do mar que chegaram a atingir 12 metros de altura!
E ainda hoje há muitos a sofrerem as consequências terríveis daquele medonho fenómeno da natureza.
Muitas crianças que ficaram sem os pais, famílias inteiras que desapareceram, muito, mesmo muito, sofrimento provocado por algo de inesperado.
As ajudas humanitárias não chegaram para fazer face às graves consequências do tsunami, mas a verdade é que houve um louvável movimento de solidariedade em todo o mundo a favor dos que sofreram os efeitos devastadores daquele fenómeno.
A Humanidade, quando quer, manifesta-se para acorrer aos mais necessitados.
Só é pena que não seja sempre!

 

A morte de dois amigos

Fomos surpreendidos com as notícias das mortes do Dr. Ledesma Criado e de Mário Simões, aos quais há muito, dedicávamos muita estima e que foram dois grandes amigos da Figueira da Foz.
Ledesma Criado, advogado e poeta espanhol, era figura bem conhecida no meio figueirense, fazendo questão de estar presente nos mais significativos actos culturais realizados na nossa cidade.
Aqui passava vários períodos do ano, não só no Verão pois até tinha casa na Figueira.
Colaborou, com frequência, nos jornais locais e foi, sem dúvida, um dos grandes propagandistas da nossa terra.
Ledesma Criado, como já foi sugerido pelo jornal “ O Figueirense” merece ser perpetuado atribuindo o seu nome a uma artéria desta cidade.
Mário Simões durante muitos anos foi um excelente pianista no casino da Figueira. E aqui criou muitas e boas amizades, pela afabilidade do seu trato e pela maneira entusiasmada como sempre falava da Figueira.
Mário Simões, além de bom executante, foi também compositor e algumas das suas obras tiveram êxito nacional.
Ele e sua mulher não se cansavam de revelar quanto amavam a Figueira.
Mário Simões foi, na verdade, uma valiosa referência musical e também cívica e humana da nossa terra.
Curvamo-nos respeitosamente perante as memórias destes dois cidadãos, recentemente falecidos.

sexta-feira, dezembro 23, 2005

 

Boas-Festas

São já mais de nove mil os que visitaram este blog e ele começou apenas em Maio pp.
É a todos eles que desejo um Feliz Natal e um Novo Ano repleto de êxitos pessoais, familiares e profissionais.
E cada um saiba viver da melhor maneira este período natalício, com solidariedade e amor a quem deles precisa, e que 2006 traga ao nosso país mais prosperidade e justiça social.

 

A nova lei das rendas

Porque ainda não conhecemos na íntegra a chamada nova lei das rendas, ontem aprovada na Assembleia da República não vamos para já pronunciarmo-nos sobre ela.
Até porque, segundo as notícias tal lei vem alterar substancialmente a que está em vigor.
Apenas lhe fazemos aqui já referência, aguardando a sua publicação no Diário da República e a do seu regulamento.

 

A nova lei das rendas

Porque ainda não conhecemos na íntegra a chamada nova lei das rendas, ontem aprovada na Assembleia da República não vamos para já pronunciarmo-nos sobre ela.
Até porque, segundo as notícias tal lei vem alterar substancialmente a que está em vigor.
Apenas lhe fazemos aqui já referência, aguardando a sua publicação no Diário da República e a do seu regulamento.

 

Os crimes de corrupção

O Ministério da Justiça entendeu dever extinguir a secção da polícia judiciária que tratava da investigação dos crimes de corrupção e de fraude fiscal.
Essa secção ficará “ diluída” , digamos assim, por mais duas secções com várias competências.
Ora, como já disse a Procuradora Geral Adjunta, Drª Maria José Morgado tal é um erro, pois a investigação daqueles crimes exige uma especialização que não se compadece com a mistura com a investigação d e outros crimes.
Não se vê, na verdade, qualquer vantagem no que, agora, se decidiu.
Pelo contrário, espalhados os agentes que só têm tratado de crimes daquela natureza, sempre de difíceis de investigar, por secções com outras competências terão eles menos estímulo e até menos meios para se dedicarem à sua especialização.
Enfim manda quem pode e obedece quem deve.
Só que custa obedecer a erráticas ordens!

 

Solidariedade com os Bombeiros Municipais

Estes bombeiros fizeram já entrega ao Presidente da Câmara de um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, recolhidas num só dia exigindo a integração de vinte estagiários naquela Corporação.
Na verdade, não é aceitável que se tenha aberto concursos para bombeiros estagiários e, quando eles estão prontos a exercer as suas funções se pretenda exclui-los alegando anão haver dinheiro para lhes pagar!
Tal atitude não é justa nem própria de qualquer pessoa de bem e a Câmara, como qualquer órgão do Estado tem que dar o exemplo de seriedade e correcção.
Vamos aguardar o desfecho desta situação, que tanto tem interessado a população figueirense.

 

Descontentamento no PSD

Um grupo de filiados do PSD local reuniu-se para trocar impressões sobre o que dizem e mal do seu Partido.
Desse grupo fizeram parte o Dr Joaquim de Sousa, Lídio Lopes, Engenheiro Daniel santos, Gil Ferreira, Albano Lé, David Azenha, Azenha Gomes, tendo faltado o Dr. Pereira da Costa que, no entanto, está solidário com os do grupo.
O descontentamento baseia-se sobretudo nas condutas de José Elísio de Oliveira e do Dr Paulo Pereira Coelho que, pela orientação que pretendem dar ao Partido estão a criar crispações pessoais e mesmo divisões internas.
Duarte Silva está, decerto, a sentir dificuldades em governar a Câmara, não só pela carência de meios financeiros mas pelo mau ambiente que já se vive naquela Casa.

 

O último debate

Dos dez debates programados pelas televisões para o período da pré-campanha, ontem foi o último que pôs frente a frente Mário Soares e Cavaco Silva.
A expectativa era grande e o certo é que, na verdade, pode dizer-se que foi um debate vivo e esclarecedor, em que ressaltou principalmente a diferença de duas personalidades com características diversas e com conceitos sobre o exercício das funções presidenciais também não coincidentes.
Mário Soares esteve com muito “ fôlego” e sempre ao ataque, levando muitas vezes Cavaco Silva à “ parede”, fazendo-o hesitar nas respostas ou mesmo a não dar respostas às interpelações que lhe eram feitas.
Mais uma vez, Mário Soares revelou a sua boa forma física e a sua muita experiência política, em confronto com um Cavaco Silva de voz sempre arrogante, mostrando pouco à vontade e fazendo apelo demasiadas vezes ao seu passado como Primeiro-Ministro, o que facilitou a prestação do seu antagonista que não teve dúvida em o criticar em toda a linha.
Enquanto Mário Soares falou principalmente das competências do Presidente da República, Cavaco silva teimou em meter-se em questões que incumbem, sim, ao governo.
E Cavaco Silva, demandado várias vezes, por Soares quanto à forma como ele poderá ajudar, como tem repetido, o governo a resolver a crise económica, aquele candidato da direita apenas se ficou por evasivas.
No entanto é quanto a essa ajuda que ele diz estar em condições de a dar e ter centrado as suas declarações.
Uma sondagem feita pela Eurosondagem, logo após o debate deu a vitória a Mário Soares.
E, agora é a campanha que aí vem, começando já no dia 2 de Janeiro.
Será o contacto directo com o povo e as deslocações diárias a vários locais do país.
Nesse período de tempo é que se verá quem mais poderá angariar os votos.

 

Debate Manuel Alegre – Jerónimo de Sousa

Este frente a frente televisivo decorreu ameno, sem grandes discrepâncias entre os dois candidatos.
De salientar desde já a preocupação de Manuel Alegre em “ aliciar” o eleitorado comunista, chegando a dizer que o líder do PCP tem em certos pontos um discurso idêntico ao seu , referindo até ideias e propósitos que constam do seu manifesto.
Jerónimo de Sousa, mais uma vez, censurou José Sócrates por, logo a seguir às legislativas, não ter concordado em conversações entre os dois partidos para que a esquerda disputasse unida as eleições presidenciais.
E, claro, ambos os interlocutores criticaram Cavaco Silva, embora Manuel Alegre ache que uma hipotética vitória daquele não vá provocar uma subversão no regime, enquanto que Jerónimo de Sousa se mostrou receosos de que essa vitória possa vir a ser um sério risco para a democracia plena, que é a que está na Constituição, podendo levar a uma maior conflitualidade social.
Por fim, houve discordância entre os dois candidatos quanto ao resultado obtido pelo governo relativamente ao Orçamento Comunitário: Jerónimo disse não ter sido um êxito o que se conseguiu e Alegre achou-o satisfatório.
E ambos se mostraram convictos de que só no dia 22 de Janeiro se saberá de que lado estará a vitória eleitoral.

 

Paulo Pereira Coelho recusou nome para viatura dos bombeiros voluntários

O 123º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários foi comemorado com a habitual sessão solene, em que estiveram presentes várias entidades, entre as quais o Presidente da Câmara, o Presidente da Assembleia Municipal e o Presidente da federação Nacional dos Bombeiros, Jaime Soares.
Lídio Lopes, que há já vários anos preside à Direcção daquela Associação, falou dos relevantes serviços prestados pelos Bombeiros Voluntários, elencou as suas necessidades ( entre as quais destacou a necessidade de uma nova sede) e apelou a que a Câmara e os figueirenses auxiliem a prestimosa e centenária Associação a poder desenvolver ainda mais as suas actividades.
Uma viatura nova, que devia receber o nome do Dr. Paulo Pereira Coelho, por este, enquanto Secretário de Estado da Administração Interna, ter disponibilizado o montante do seu custo à Associação, agora em festa, veio tal viatura a chamar-se “ Serra da Boa Viagem”.
Porquê?
Porque aquele ex-governante e agora vice-Presidente da Câmara da Figueira recusou a distinção que lhe queria atribuir.
Se foi por modéstia, tudo bem.
Mas se essa recusa resultou de qualquer outro propósito que tem a ver com o seu actual mau relacionamento com alguns Vereadores da Câmara, entre os quais, segundo se diz, com Lídio Lopes, então essa atitude não se compreende!

 

Agakhan e Portugal

O príncipe Karim Agakhan, em nome da Fundação a que preside, veio ao nosso país e assinou com o governo português um protocolo, cuja finalidade é, em dez anos, criar as condições materiais para combater a pobreza.
Com o financiamento daquela Fundação pretende-se “ fazer, em todo o território, creches para crianças pobres, lares para idosos mais desfavorecidos, instituições para doentes mentais, ajudar à erradicação de barracas e à integração das várias comunidades imigrantes”.
O que veio projectar-se e irá, decerto, realizar-se é como que a “ sorte grande do Natal “ para o nosso país.
É que os elevadíssimos meios financeiros da Fundação Agakhan poderão, com efeito, fazer entre nós uma grande obra social, de que beneficiarão os mais carenciados.
Com a ajuda daquela federação poderá dar-se um grande passo no sentido de melhor poder concretizar-se o combate à pobreza.

segunda-feira, dezembro 19, 2005

 

Duarte Silva pede intervenção do Partido?

Depois do que se passou na última sessão camarária em que o Dr Paulo Pereira Coelho se absteve na votação do Orçamento, fazendo uma declaração de voto de que resultava certa crispação com o Presidente Duarte Silva, este, segundo já se noticiou, pediu ao Partido a sua intervenção no sentido de um esclarecimento de posições.
Sem pretender imiscuir-me em assuntos que só competem ao PSD resolver, o certo é que o que está a acontecer na Câmara, em que reina um ambiente pelo menos “ pesado” entre alguns elementos da maioria, é pouco aceitável.
Não foi só a atitude do Vereador Pereira Coelho abstendo-se na votação do Orçamento – e isso é legítimo se, na verdade, ele não concordava com tal documento - que tem provocado tal ambiente.
Consta que as relações tensas vêm já detrás, tendo até Pereira Coelho posto à disposição do Presidente os pelouros que lhe tinham sido distribuídos.
Isso, porém, até agora – que se saiba – não foi aceite, o que é de estranhar, porque se efectivamente não há entre o Presidente e o seu Vice-Presidente um razoável relacionamento, então impõe-se que se tome uma atitude.
Será que o Partido que tem a maioria na Câmara conseguirá acalmar a tensão vivida actualmente naquela Casa?!
Duarte Silva conseguirá segurar o “ barco”?!
Ele já foi Ministro do mar!

 

Ribeiro e Castro e o terrorismo

O líder do CDS-PP, numa recente reunião da juventude deste partido, considerou o terrorismo como “ o último filho da esquerda”!
É o cúmulo do atrevimento e da má fé!
E é este político que está à frente de um partido que apoia Cavaco Silva.
E é esse partido que advoga uma nova Constituição, de que não conste, para além da democracia política, a democracia económica, social e cultural.
A Cavaco Silva compete, se assim o entender, rejeitar publicamente tais afirmações, porque se não o fizer ficará “ colado” a políticos que, ao fim e ao cabo, se situam já na extrema direita e que, quanto ao terrorismo não sabem sequer o que dizem!

 

Êxito do Governo quanto ao Orçamento Comunitário

Depois de vários dias difíceis, em que José Sócrates e Freitas do Amaral tiveram que lutar muito para conseguirem obter uma importante e necessária quota do Orçamento Comunitário, Portugal pode arrecadar 22 mil milhões de euros, ultrapassando o seu propósito inicial que eram de 18 mil milhões.
Foi, pois, um êxito dos negociadores portugueses, não só quanto ao montante como quanto às condições de aplicação daquela quantia.
Por exemplo, em vez de três anos para tal aplicação, sob pena de ser restituído esse montante, Portugal tem, agora, sete anos para essa aplicação.
O que será preciso é que, na verdade, esse dinheiro seja canalizado para bons investimentos e não fique pelo caminho em más mãos ou em maus empreendimentos.

 

O Natal no Hospital da Figueira

A Casa do Pessoal do Hospital Distrital da Figueira da Foz, mais uma vez, se incumbiu de realizar a Festa de Natal.
E levou a Tuna Académica Neptuno e o palhaço Quim a visitarem alguns locais do Hospital, transmitindo aos doentes um pouco do espírito de Natal.
Os membros do Conselho de Administração e dirigentes daquela Casa do Pessoal fizeram também a visita a esses locais.
Depois a festa continuou no Auditório da Misericórdia da Figueira, que esteve repleto de muitas crianças e de seus pais.
Aí discursou o Presidente do Conselho de Administração do Hospital , que saudou todos os presentes elogiou a actividade da Casa do Pessoal e dissertou sobre a solidariedade, que, sem dúvida, é mais sentida na época do Natal.
A actuação do palhaço Quim e da sua companheira entusiasmou a pequenada, pois aqueles profissionais souberam divertir.
Depois foi a Tuna com cânticos de Natal.
Seguiu-se a distribuição de muitas e boas prendas às crianças o que muito lhes agradou.
Por fim, foi o lanche.
A Casa do Pessoal do Hospital e os seus dedicados e dinâmicos dirigentes estão de parabéns por mais esta iniciativa.

 

Mário Soares vem à Figueira no dia 23

O candidato a Belém, Mário Soares estará nesta cidade onde terá oportunidade de contactar com a população figueirense.
Às 20h15 horas, realizar-se-á um jantar no restaurante Teimoso onde estarão presentes vários elementos do seu órgão de campanha e muitos dos seus apoiantes na Figueira.

domingo, dezembro 18, 2005

 

A lição de uma criança

Numa reunião dedicada a crianças, alguém lhes perguntava que prenda gostariam de ter no Natal.
As respostas foram várias: bonecas, automóveis telecomandados, computadores, vários jogos, etc.
Porém, uma das últimas a ser perguntada disse, numa voz sumida e algo envergonhada: o que mais gostaria no Natal era que todos os meninos tivessem, como eu, o amor dos pais!
Que lição deu aquela menina, que não teria mais de sete ou oito anos!
Excelente mensagem de Natal, que lhe mereceu de todos os presentes, adultos e crianças, uma grande salva de palmas.
Aquela menina já sabia bem dar o valor ao amor dos pais, aqueles que tudo são capazes de dar com afecto e por vezes com muitos sacrifícios aos seus filhos.
Mas, ainda há tantas crianças que dos pais só recebem maus tratos, frieza e desprezo, sentindo-se como um peso enorme para eles!

 

Jorge Coelho e outros apelaram à unidade da esquerda

No programa televisivo “Quadratura”, Jorge Coelho apelou a que todos os candidatos desistissem a favor de Mário Soares, convencido como está de que essa unidade permitiria que Cavaco Silva não ganhasse à primeira volta.
Também António Vitorino e outros responsáveis socialistas partilham dessa convicção.
Só que “acordaram” tarde, porque já todos os outros, incluindo Manuel Alegre, disseram não estar dispostos a essa desistência.
O líder do PCP tem revelado que, antes ainda da pré-campanha, propôs ao PS conversações sobre a hipótese de a esquerda avançar unida.
Mas não obteve resposta!
Agora, cada um tem de “ aguentar-se” por si!

 

Assim não!

O candidato a Belém, Manuel Alegre participou contra a Eurosondagem suspeitando que a última sondagem a que tal empresa especializada procedeu, está viciada ou foi influenciada por outra candidatura.
É que nessa sondagem Mário Soares aparece já distanciado dele Manuel Alegre, por oito pontos.
Ora, se como todos dizem, as sondagens valem o que valem, se todos os candidatos desvalorizam as sondagens, porquê esta atitude de Manuel Alegre?
A empresa que fez a referida sondagem não és só de Rui Oliveira Costa, militante do PS, e, por isso, francamente esta participação é despropositada, servindo apenas para que venha a perceber-se mais o mau ambiente que reina entre as candidaturas de Alegre e Soares.

sábado, dezembro 17, 2005

 

Debate Jerónimo de Sousa – Francisco Louçã

Mais um debate e este entre os candidatos de esquerda e líderes dos Partidos PCP e BE.
Debate vivo, muito interessante e válido quanto ao pensamento de cada um acerca de várias questões: europeísmo, referendo sobre o aborto, poderes presidenciais, privatizações, crise económica e social, desemprego, etc.
De Louçã não estranhou a sua postura, sempre inteligente e firme quanto aos princípios que defende.
De Jerónimo de Sousa também já não se estranhou a réplica muito meritória que soube dar ao seu adversário.
Esta campanha eleitoral veio a ter, pelo menos, algo que não deve ser rejeitado: o reconhecimento que se deve fazer e louvar quanto à forma elevada como estes dois candidatos se têm portado nos debates já realizados.
Mesmo que não se concorde politicamente com eles, - é o nosso caso, o certo é que é de justiça considerá-los como elementos que têm sabido colocar os debates em bom nível.

 

Absolvido o piloto português

Ao fim de 14 meses de prisão preventiva ( alguma dela domiciliária) foi, enfim, julgado na Venezuela o piloto Luís Santos.
E foi totalmente ilibado do crime grave de que vinha acusado, quanto ao qual ele sempre declarou a sua inocência. Foi um tempo de provação para aquele piloto e sua família, mas ainda bem que a decisão judicial lhe foi favorável.
Estranha-se, porém, que as entidades diplomáticas portuguesas não tivessem, segundo a afirmação feita pela mulher de Luís Santos, diligenciado pelo menos por um julgamento mais célere.
É que, para além dos prejuízos materiais, o piloto em causa sofreu danos morais que ninguém poderá cpmpensar devidamente.

 

Mais um campeonato europeu

Portugal conseguiu que lhe fosse atribuída a organização do próximo campeonato europeu de futebol, na categoria de esperanças.
Esta iniciativa é, sem dúvida, o reconhecimento da FIFA das potencialidades que existem no nosso país para o empreendimento dessa dimensão.
Vamos, assim, ter de meados de Maio a princípio de Junho, alguns dos nossos bons estádios ocupados.
Ainda bem que tal acontece para que o muito que se gastou nesses estádios tenha alguma rentabilidade.
Só é pena que não se utilize o estádio do Algarve que tão pouco aproveitamento tem tido.

 

Bush confessa-se

O Presidente Norte Americano reconheceu, enfim, que foram erradas as informações da sua polícia secreta que justificaram a invasão do Iraque.
No entanto, continua a dizer que o principal foi destruir o regime ditaturial de Sadam Hussein.
É claro que Bush tenta, agora, arranjar algo a que possa agarrar-se para acalmar a cada vez maior percentagem dos americanos que condenam a guerra do Iraque.
Bush quer, agora, dizer ao mundo que deve estar grato por ter acabado com uma ditadura!...
Por que não faz o mesmo com outras ditaduras que há por aí?!
Uma coisa é certa: para fazer desaparecer Hussein não seria preciso destruir um país, provocar milhares de mortos e levar a desordem e o caos ao Iraque.

 

Mais uma criança maltratada

No Hospital Pediátrico de Coimbra está em estado muito grave uma bebé com 50 dias, que sofreu maus tratos pelos próprios pais.
A Comissão de Protecção de Menores de Viseu, onde residia a menina com os pais, já tinha sido alertada algumas vezes para o facto dela estar a ser vítima de graves ofensas corporais e até, pelo que se julga de abusos sexuais.
Só que a verdade é que essa Comissão, embora segundo afirme, visitando a casa da família da criança não se apercebeu de qualquer anormalidade.
Mas, o problema é o que já várias vezes temos levantado: até que ponto essas Comissões de Protecções de Menores dispõem dos meios próprios para desempenharem cabalmente as suas funções?
E quantas delas têm membros realmente interessados, empenhados seriamente em desenvolverem uma acção eficaz em prol das crianças?
Não são, algumas vezes essas Comissões compostas por pessoas que, ao fim e ao cabo, apenas dão o seu nome mas não o seu trabalho!
Ora, neste caso de que agora se teve notícia, a criança tem um traumatismo craniano, hemorragias cerebrais, lesões oculares (possivelmente ficará cega de um olho), além de sintomas de ter sido abusada sexualmente.
E tem apenas um mês e meio!
Os pais ( custa até chamar assim a quem não o é de verdade) estão já presos preventivamente e serão, decerto, julgados e condenados.
Será isso suficiente para tranquilizar os que poderiam ter evitado as horríveis violências praticadas sobre uma criança indefesa?!
Impõe-se que haja um maior cuidado na composição das Comissões de Protecção de Menores, dando-lhes também os recursos humanos e materiais para bem poderem exercer a sua missão.

 

O debate Soares – Alegre

Foi, sem dúvida, um encontro embaraçoso para estes dois candidatos.
A velha amizade e o companheirismo em muitas lutas contra a ditadura e depois do 25 de Abril pela Liberdade e Democracia tinham que ter o seu efeito nos ânimos dos dois interlocutores.
A situação em que hoje se encontram não os deixava que se considerassem inimigos e nem sequer adversários!
E o debate ressentiu-se disso, muito embora um e outro fugissem a falar muito sobre as circunstâncias que levaram a aparecer estas duas candidaturas e que os apresentadores tentaram explorar.
As acusações recíprocas foram suaves: Soares dizendo que Alegre não tinha a experiência precisa para ser um bom Presidente e Alegre afirmando que se a experiência fosse condição essencial para o exercício do lugar nunca haveria renovação.
Embora Manuel Alegre falasse com mais vivacidade, expondo com clareza as suas ideias, o certo é que Soares ( que estava ontem com uma tosse irritante), com a sua habitual calma e “ puxando dos seus galões), soube contrapor ao seu interlocutor o que pensa sobre várias questões abordadas: a crise económica e social, a descrebilização da justiça, a política externa, as privatizações, a OTA e o TGV, a defesa dos direitos humanos e sociais, etc.
A certa altura, chegou mesmo a estabelecer-se, embora por poucos momentos, um diálogo entre Soares e Alegre.
É difícil dizer quem ganhou o debate, mas, pode, sim, dizer-se que ambos os candidatos se respeitaram ( ao contrário do que alguns imaginavam, contando com a chamada “ peixeirada”!) e se portaram como dois bons políticos, conhecedores da realidade portuguesa.
Houve, porém, uma posição de Alegre que estranhámos: falou, quanto a nós, com demasiada ligeireza da dissolução da Assembleia da República ( a propósito da privatização da água) e da intervenção presidencial em assuntos que mais dizem respeito ao governo.
Mário Soares foi mais prudente quanto a esses pontos, revelando uma sua já longa experiência no exercício das funções presidenciais.

quarta-feira, dezembro 14, 2005

 

O Parque Infantil do Jardim

Têm chegado até nós frequentes reparos quanto ao equipamento do Parque Infantil do Jardim Municipal.
Claro que esses reparos partem dos pais das crianças, pois estas correm perigo se utilizarem alguns dos brinquedos que ali estão.
Muitos têm dito que quase são brinquedos “radicais” e, por isso levam as crianças para o Parque de Buarcos.
Será, pois, de toda a conveniência que alguém, com conhecimento na matéria, faça a devida peritagem e se pronuncie, corrigindo-se o que está mal se for caso disso.

 

As viaturas da Câmara

No tempo Santanista não houve qualquer cuidado com as despesas. O que era preciso era fazer figura, fogo de vista.
E até quanto às viaturas não houve contenção...
Seria interessante saber-se quantos carros se compraram nessa época e quanto neles se gastou.
Pelo que se vê na rua Fernandes Tomás foram muitas as viaturas novas, que quase ocupam em grande parte aquela rua para estacionarem.
A Câmara não terá já garagem para tantos carros?
E quantos há por serviços?
Na verdade é difícil a actual Câmara fazer obra que se veja, tem, sim, que poupar, cortar nas despesas para pagar a dívida que herdou.

 

A Junta de Freguesia de S.Julião e a Misericórdia- Obra da Figueira

Hoje, na sede desta instituição de acção social, o Presidente da Junta de Freguesia de S. Julião fez-lhe entrega de uma carrinha automóvel, que virá a prestar serviços muito úteis aos utentes da Misericórdia – Obra da Figueira.
Foi uma dávida importante da Junta de S. Julião que assim quis colaborar nas actividades muito prestimosas daquela instituição.
O Cónego João Veríssimo procedeu ao baptismo do veículo, discursando nesse acto o Presidente da Junta, Vítor Coelho e o Provedor da Misericórdia, Dr. Joaquim Barros e Sousa, fazendo realçar o valor do protocolo da colaboração assinado por aquelas entidades.

 

Debate entre Jerónimo de Sousa e Cavaco Silva

Mais uma vez o candidato comunista surpreendeu pela maneira hábil, inteligente e competente como se portou neste debate.
Na verdade, expôs com conhecimento de causa as várias questões que lhe foram colocadas e mesmo nas de natureza económica soube estar à altura do Professor de economia!
A experiência, a “ tarimba” política é, sem dúvida, uma grande mestra.
E quando Jerónimo de Sousa falou do passado de Cavaco Silva nos governos que liderou, conseguiu embaraçá-lo, havendo mesmo acusações que ficaram sem resposta!
O candidato da direita foi, mais uma vez, igual a si mesmo, não lhe sendo possível deixar o seu ar professoral, pouco ou nada natural e muito pouco comunicativo.
Fala como se já fosse vencedor das eleições parecendo querer subalternizar os seus adversários, o que até agora não cons

 

Luís Cajão

Já há bastante tempo sugeri, num jornal da nossa terra, que seria de toda a justiça que a Comissão de Toponímia deliberasse atribuir a uma rua o nome daquele nosso conterrâne9o e laureado escritor.
Não só pelo seu mérito literário, mas porque, pelo que se sabe, é o escritor figueirense ainda vivo mais premiado, mas também porque Luís Cajão há já anos, fez doação à Câmara da sua valiosa biblioteca.
Os seus livros, pela doação feita só deveriam vir para a biblioteca da Figueira após a sua morte.
Porém, sentindo-se já com muita idade e doente, Luís Cajão já manifestou a quem de direito o seu desejo de que os seus livros viessem imediatamente para a Figueira.
E, pelo que sei, está já a diligenciar-se para que se satisfaça esse desejo.
Luís Cajão merece bem que a Câmara da Figueira lhe preste homenagem, dando o seu nome a uma artéria da cidade, que ele sempre tanto amou.

 

24 anos para morrer

Em 1981, um cidadão americano, da raça negra, foi condenado à morte por ter cometido quatro homicídios.
Se estava inocente ou não só ele o sabia, mas o certo é que o Tribunal considerou-o culpado e sentenciou-o à pena de morte.
Porém, só 24 anos depois ele foi executado, com uma injecção letal, vindo a morte a ocorrer trinta e cinco minutos depois!
Durante os muitos anos que esteve na cadeia, Stanley Williams, assim era o seu nome, teve um comportamento exemplar, dedicando-se à escrita, publicando alguns livros infantis, noutros denunciou a violência dos gangs, tornou-se um defensor acérrimo do pacifismo e chegou a ser nomeado para o Nobel da Paz.
Muitos acreditaram na sua inocência e na hora da sua execução protestaram publicamente contra a pena de morte.
Stanley Williams teve 24 anos para se redimir de qualquer conduta criminosa, se é que a teve!
Quer-nos parecer que foi tempo suficiente para ele se transformar e agir como um homem novo e assim aconteceu pelo que fez na cadeia.
Que homem mataram: o de há 24 anos, porventura violento e influente nos gangs, ou o de agora?
A pena de morte é há muito condenável, pela injustiça que, por vezes, pode representar, fazendo morrer quem, por erro judicial não merecia morrer.
Nos países civilizados (e Portugal foi o primeiro!) já foi declarada a extinção da pena de morte.
E quando é que os EUA entram nessa lista?!
Quantos casos já houve em que depois da morte dos condenados veio a reconhecer-se a sua inocência!

terça-feira, dezembro 13, 2005

 

Desentendimento quanto ao Orçamento da Câmara

A maioria camarária desentendeu-se quanto ao Orçamento para 2006.
O vice-Presidente, Dr. Paulo Pereira Coelho, do PSD, absteve-se na votação, os Vereadores do PS votaram contra e os do PSD a favor, tendo o Presidente de usar do voto de qualidade para que o Orçamento “ passasse”.
Pereira Coelho fez uma declaração de voto, pretendendo justificar a sua abstenção, mas nessa declaração fez realçar que não aceitava o ainda despesismo que ressalta desse Orçamento, dizendo ainda que a lealdade para com o Presidente da Câmara não lhe exigia subserviência nem cumplicidade quanto a posições com que não concorda.
Também Lídio Lopes fez uma declaração de voto, afirmando estar “ de alma e coração” com o Presidente da Câmara, sendo notório o descontentamento deste face ao comportamento do seu vice-Presidente.
Enfim, a falta de coesão da maioria PSD começa a ser notada e já Duarte Silva disse que será muito difícil gerir a Câmara sem a unidade dos Vereadores daquele partido.
Que futuro terá esta Câmara?
Pelo que se conhece há nela uma nítida divisão que poderá levar não só a dificuldades mas mesmo a rupturas.

 

A questão dos bombeiros municipais

A manifestação programada realizou-se ontem, em frente aos Paços do Concelho, começando às 11 horas e continuando pela tarde.
Foram muitas as Corporação que estiveram representadas com cartazes inserindo palavras de protesto contra o que a maioria da Câmara pretende fazer não incorporando os 20 estagiários de bombeiros municipais.
Associaram-se a esta manifestação a Direcção Nacional e o Secretariado Regional do Centro, além dos Delegados Sindicais dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz.
A adesão da população civil foi engrossando ao longo das horas que durou a manifestação.
Esta, na verdade, constituiu um significativo acto de solidariedade entre muitos bombeiros, de Norte a Sul do país.
Solidariedade que se justifica plenamente poisa a Figueira precisa de manter os Bombeiros Municipais e não de reduzir ou acabar com os seus efectivos.
Até porque, como se diz no comunicado distribuído, tais bombeiros não só são os mais antigos como ainda são os que efectuam mais serviços de socorro no distrito de Coimbra, com excepção da Corporação dos Bombeiros Sapadores daquela cidade.
E quando se está a pretender uma maior profissionalização, é incompreensível e inaceitável que se queira a extinção dum corpo profissional.
É ainda de considerar que a Figueira é um centro turístico, que, na época de Verão, triplica ou mais a sua população citadina, além de que o concelho tem 18 freguesias.
A segurança da Figueira, quer quanto a fogos quer quanto a serviços prestados a doentes ou a acidentados exige, sem dúvida, maior cuidado e disponibilidade por parte dos Bombeiros, e não menos!
Contenção de despesas, sim mas não quanto ao que é essencial!
Enquanto decorria a manifestação na Câmara realizava-se a habitual sessão, onde evidentemente o problema dos Bombeiros Municipais foi debatido.
Mas, não se chegou, ainda, a uma conclusão, pedindo o Presidente da Câmara que o assunto viesse de novo a ser tratado na próxima sessão.

 

Gerenal Gotovina

Preso em Espanha, ao fim de quatro anos de fuga à justiça o General Gotovina foi já apresentado ao Tribunal Penal Internacional, em Haia, para que aí seja julgado por muitos actos criminosos, violadores dos direitos humanos.
Perseguições políticas, violências sobre prisioneiros, destruição completa de vilas e aldeias, a morte de centenas de pessoas – de tudo isso tem aquele General no seu passado.
No entanto, ainda há muitos dos seus compatriotas que o consideram um “ herói” e fizeram já uma manifestação contra a sua prisão!
É bem certo que nem sempre se compreendem as reacções dos homens!

 

O século das catástrofes?

Uma reportagem de natureza científica, transmitida na televisão, deu-nos a conhecer que este século pode a vir a ser aquele em que mais catástrofes acontecerão.
Segundo a observação e os trabalhos de investigação que estão a ser feitos em vários lugares do mundo, os furacões, os tsunamis, os vulcões, os tornados, os sismos, etc, terão mais condições de surgirem.
É que as placas tectónicas estão cada vez mais em movimento, a temperatura do globo terrestre aumentou significativamente, a crescente poluição provocou uma maior extensão dos “ buracos” de ozono.
Tenhamos, porém, a esperança que a ciência por vezes se engane!

 

Debate Alegre-Louçã

Foi um debate vivo, inteligente e esclarecedor.
Ambos os candidatos estiveram bem, revelando um bom conhecimento das questões que lhes foram colocadas.
E foram muitas: as crises da justiça e da economia, o exercício dos poderes presidenciais, o desemprego, a prestação do actual Governo, a actuação dos partidos, a defesa dos direitos sociais, etc.
Com muita serenidade e competência cada um expôs as suas ideias mostrando uma boa preparação política, como, aliás, era de esperar.
É que um e outro já nos habituaram a um discurso claro, incisivo, directo, e a uma melhor postura política.
Debate, pois, com um bom nível.

domingo, dezembro 11, 2005

 

Mário Soares insultado e agredido

Cumprindo mais um dia de acção da sua pré-campanha eleitoral, Mário Soares esteve em Barcelos.
E no meio de um bando de multidão, houve um ex-combatente do ultramar que, inesperadamente começou a insultá-lo e chegou a agredi-lo, valendo a pronta intervenção dos homens da segurança pessoal do candidato.
Mário Soares já declarou que não apresentava queixa, considerando que o seu agressor teria agido num momento mau de nervosismo.
Já, numa outra campanha eleitoral, Mário Soares, na Marinha Grande foi vítima de agressões.
Atitudes como estas só prejudicam a democracia como já disse e bem, Jerónimo de Sousa, o primeiro candidato a reagir contra o que se passou em Barcelos.

 

A diferença

O Ministro da Justiça de França, em face de terem sido ilibados de culpa várias pessoas que foram julgadas por pedofilia apresentou publicamente desculpas pela forma que considerou precipitada e incorrecta como decorreu o processo.
E pediu desculpas não apenas como cidadão mas como representante da Instituição Judicial que representava.
Além de que anunciou que o governo irá indemnizar quem foi arguido, e não devia ser, neste processo.
Mais: anunciou também que será aberto um rigoroso inquérito aos magistrados que intervieram na respectiva investigação e, se for caso disso, ser-lhes-á aplicada uma devida sanção.
Por cá, nada disto é possível!
O Procurador Geral da República embora dizendo agora que houve falhas e erros na investigação do processo Casa Pia, não se atreveu censurá-los, antes ainda elogiou a forma como os responsáveis pela respectiva organização do processo tiveram que superar as dificuldades que surgiram
Que diferença, na verdade, entre aquele Ministro francês e este Procurador Geral da República do nosso país.

 

O surto de tuberculose

Já se sabia que a tuberculose, que durante alguns anos, tinha quase desaparecido, voltou agora a surgir com frequência.
E até já entrou pelo menos num hospital – o de S. João, no Porto, atacando profissionais de saúde ( um médico, sete enfermeiros e uma auxiliar), decerto por contágio.
Quer dizer que, há de novo necessidade de se ter em conta essa doença, dando-lhe, pelos meios adequados, o combate preciso.
Várias são as circunstâncias actuais que explicam o recrudescimento da tuberculose: a falta de boa alimentação ou a pobreza que a não deixa ter, as noitadas que muitos jovens fazem sem regra e abusando do álcool e de o fumo, as drogas que consomem; o aumento da SIDA.
Há que ter o cuidado de proceder a rastreios frequentes e às terapias que se impõem e que, hoje, são já mais eficazes que outrora.

 

As muralhas de Buarcos

Francamente, não sei onde foram buscar a ideia de pintar de amarelo a cimeira de parte das muralhas de Buarcos que já se encontram reparadas!
Nunca se viu que muralhas daquela natureza se misturem com um espaço liso ( julgamos que de cimento) de cor amarela.
Sabemos que esta cor é preferida das pessoas de Buarcos mas nas muralhas não devia ser utilizada.
Devia, sim, ser pedra até ao cimo.

 

Lídio Lopes tem razão

Se como consta o Vereador Lídio Lopes pretende votar com a oposição quanto à redução do Corpo de Bombeiros Municipais, tem ele toda a razão.
Como homem experiente na protecção civil e sempre com muito empenho na Causa do Bombeiro, só lhe ficará bem sair, desta vez, da disciplina partidária e votar de acordo com a sua consciência e princípios.
A disciplina partidária não exige uma hipoteca total do pensamento e convicções de cada um!
Há, na verdade, assuntos em que, mais do que o interesse do Partido, importa o interesse da comunidade.

sábado, dezembro 10, 2005

 

O tratamento dos imigrantes

O que se verificou junto ao aeroporto de Sá Carneiro foi vergonhoso.
Catorze imigrantes clandestinos, entre os quais havia mulheres e crianças estiveram durante dois meses retidos num contentor, esperando que os serviços de Estrangeiros e Fronteiras lhes dessem o devido destino.
E foi uma notícia da SIC que despoletou a rápida resolução do assunto.
Só que nos dois meses aqueles imigrantes viveram em condições deploráveis, amontoados num exíguo espaço!
Que triste recordação terão do nosso país!
E que tristeza e até forte indignação devemos todos nós ter por, neste país democrático ainda existam situações em que não se respeitam os direitos humanos!

 

As escutas telefónicas

Segundo já foi esclarecido são só 8 mil telefones sob escuta!
Mas, não se disse que essas escutas estão a ser legais, como já aconteceu, sabe-se que houve algumas que não obedeceram às regras impostas pela lei, pelo que é legítimo que se suspeite que nessas 8 mil escutas haja abusos.
Quer dizer que hoje, ninguém pode estar tranquilo quanto à sua vida privada que pode ser com ligeireza devassada a todo o momento!
E, como alguém já disse o país está sob escuta!
Esperamos que não seja assim, mas ...sabe-se lá!

 

Souto Moura e o processo Casa Pia

O Procurador Geral da República, Dr. Souto Moura, reconheceu agora ( só agora!) que nem tudo correu bem na investigação respeitante ao processo da Casa Pia.
Mas, então, porque esteve tanto tempo calado e não tentou sequer oportunamente diligenciar por corrigir o que estava mal?
E entretanto houve pessoas que sofreram na sua dignidade e bom nome consequências graves pela maneira incorrecta como se processou tal investigação!
Será que Souto Moura ficará intocável, sendo como é o responsável máximo do Ministério Público?!

 

O Oásis é ilegal

O ministério do Ambiente veio agora considerar nulo, por várias ilegalidades, o licenciamento para a construção do Oásis na praia da Figueira.
Há muito, aliás, que se suspeitava disso!
A Comissão de Coordenação e desenvolvimento da Região Centro tem, em seguimento àquela decisão ministerial, que ou demolir por completo tudo o que ali se fez ou obrigar a certos ajustamentos quanto àquele equipamento, se possíveis.
E terá, claro, também que responsabilizar os que prevaricaram e, segundo parece, são a Câmara, a Capitania do Porto e a Direcção regional do Ambiente.
Que futuro aguarda o Oásis da praia que, na verdade, nunca cumpriu com êxito uma finalidade de interesse e que custou, pelo que se disse logo na altura da sua construção, muitos milhares de contos!

 

O debate de Cavaco Silva – Francisco Louçã

Ao candidato Louçã ficou a dever-se, quanto a nós, o melhor debate até agora.
Ele conseguiu contrapor-se
Com vivacidade, muita clareza e conhecimento de todos os temas abordados, a um Cavaco Silva sempre arrogante na linguagem e na postura, não soube sequer fazer uma defesa convincente dos erros do seu passado nos governos que liderou, erros com que Francisco Loução o “metralhou”.
Este candidato teve o cuidado de lembrar que no tempo desses governos o país começou a receber da União Europeia cerca de 1 milhão de contos por dia, que foram mal aplicados sobretudo porque se deu prioridade ao betão e não à educação, à qualidade e formação profissional.
Quer dizer que, na verdade, Cavaco Silva fracassou como Primeiro-Ministro e nem a sua preparação como economista lhe valeu para evitar um défice de 5,7 e foram esses erros do passado que, principalmente, estamos agora a pagar!
E Loução lembrou ainda que Cavaco Silva tem na sua Comissão de Honra pessoas que não lhe dão o crédito para que os portugueses o aceitem como um presidente isento e que seja capaz de intervir a favor de medidas que beneficiem os trabalhadores, os mais pobres e desfavorecidos.
Apontou mesmo Fernando Ulrich como sendo alguém que já chegou a propor uma redução de 10% nos salários!
Neste debate, Cavaco Silva não se “ aguentou” com o seu adversário que foi brilhante na sua exposição e argumentação.
De salientar ainda: Louçã teve à vontade, ligeireza no seu discurso, enquanto Cavaco Silva continua a exibir o seu ar professoral que, desta vez, de nada lhe valeu!
Vitória, pois, de Francisco Louçã.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

 

O debate entre Mário Soares e Jerónimo de Sousa

Não há dúvida: não serve o formato imposto para os debates televisivos a respeito das eleições presidenciais.
Como alguém já disse e bem, não são debates, são dois monólogos...
No de ontem, Mário Soares ainda tentou discutir directamente com Jerónimo de Sousa, mas não conseguiu porque havendo regras havia que respeitá-las.
O candidato comunista teve uma boa prestação. Com serenidade, mas, ao mesmo tempo, com convicção atacou principalmente a política que o governo está a fazer que, no seu entender, não se coaduna com a Constituição e resulta em desfavor dos trabalhadores.
No entanto, achámos que Jerónimo de Sousa muito respeitador de Mário Soares, a quem nunca fez um ataque ou uma censura, elogiando até o seu primeiro mandato como Presidente da República.
Houve também poucas diferenças quanto à crise da Justiça, quanto à OTA e ao TGV.
E houve ainda vários pontos de aproximação entre os dois candidatos, como em relação à guerra no Iraque , ao futuro da NATO e apenas a discordância surgiu relativamente à actual política do governo.
Mário Soares, invocando a gravidade da crise económica, disse que o governo de Sócrates está a fazer o que deve, embora arrostando com a impopularidade para a debelar e os portugueses poderem vir a ter um futuro melhor.
Também quanto à União Europeia as opiniões dos candidatos não convergiram, como era natural.
Todo o debate decorreu em bom ambiente, mesmo até de cordialidade e Mário Soares ouviu de Jerónimo de Sousa que na primeira volta não desistirá mas que, se houver segunda volta “ os meros interesses partidários serão secundarizados em nome da democracia”.
Ficámos mesmo com a ideia de ele ser sincero nessa sua afirmação, o que, pelo menos por agora teria agradado a Mário Soares.
Assim a esquerda tem é que evitar que o candidato da direita não ganhe à primeira volta e para isso terá a esquerda que repensar as suas posições e encontrar um candidato único que a represente.

 

A manifestação dos bombeiros

Está prevista para a próxima segunda-feira, em frente à Câmara, uma manifestação de bombeiros como protesto contra o que o nosso Município pretende fazer, dispensando um número considerável de bombeiros municipais.
Segundo se diz, estarão presentes bombeiros de várias partes do país, unidos por um sentimento de solidariedade.

 

Havia ou não prisões americanas na Europa?

Claro que havia, tanto assim que já começaram a ser desmanteladas, pelo menos a que existia na Polónia.
Porém, a Secretária de Estado, Condeleza Rice, afirmou que os americanos não aplicam tortura sobre os presos.
Esqueceu aquela senhora o que foi fotografado no Iraque e fingiu não se lembrar da condenação judicial de uma militar americana por maus tratos e vexatórias humilhações nos prisioneiros à sua guarda!
E é assim que os EUA pretendem ser o líder do mundo!...

quinta-feira, dezembro 08, 2005

 

Américo Amorim – 2º accionista da Galp

Afinal, depois de várias “ peripécias” com recuos e avanços, Américo Amorim firmou já a sua posição como segundo accionista da Galp.
Quando alguns preferiam ver um investidor estrangeiro a entrar na Galp, o certo é que Américo Amorim resistiu até a várias pressões, segundo consta e manteve-se firme no seu desejo de se tornar accionista influente na Galp, comprando as acções da EDP e da REN.
O petróleo é, agora, também mais um negócio deste capitalista, que parece não querer parar ou ceder a estrangeiros o que pode ser seu.
E o que virá a seguir?!

 

Mário Soares na Figueira

Segundo nos informaram, Mário Soares virá efectivamente à Figueira no dia 23 mas há que rectificar o que, escrevemos sobre o programa.
É que o almoço convívio realizar-se-á sim no Teimoso e não no salão da Escola Joaquim de Carvalho.
E haverá também, nesse dia, uma visita de Mário Soares à Universidade Internacional onde, com outros intervenientes, debaterá o problema respeitante ao exercício dos poderes presidenciais.

 

Mário Soares festejou 81 anos

Foi, ontem, que o agora candidato à Presidência da República comemorou o seu 81º aniversário.
E, mais uma vez, num convívio de jovens que quiseram homenageá-lo, mostrou ser um jovem de espírito, além de estar em boa forma física!
Parabéns a Mário Soares, que tanto lutou pela Liberdade e pela Democracia de que hoje os Portugueses usufruem.

 

Será que os bombeiros são dispensáveis?!

A contenção de despesas em que a Câmara está interessada em fazer, vai abranger a dispensa de 20 bombeiros municipais!
Ora, se presentemente o Corpo daqueles bombeiros é constituído por já poucos, é evidente que prescindir dos serviços de 20 elementos, então o mesmo será dizer que os Bombeiros Municipais deixarão de poder exercer a sua prestimosa acção.
O concelho da Figueira precisa de um Corpo de bombeiros operacionais que contribuam para a segurança da população em caso de incêndios.
Os bombeiros não podem deixar de colaborar também num sistema de protecção civil.
Por isso, é, realmente, de estranhar e de censurar que na contenção de despesas, mesmo que necessária, se envolva a redução de um número considerável de “ soldados da paz”.
Há, decerto, outras despesas a ter em conta e, sobretudo, há que não criar outras despesas, como, por exemplo, assessores inúteis!

 

Um canil junto a um restaurante

Mesmo pegado ao restaurante Azenha Velha existe um canil, pertencente cremos nós a uma Associação que recolhe e trata cães abandonados.
São já muitos os que ali se encontram.
A finalidade dessa Associação é sem dúvida boa mas o que não é boa é a sua localização.
O barulho que, por vezes, os animais fazem incomoda quem procura aquele excelente restaurante para estar em sossego a tomar uma refeição.
Informaram-nos que têm sido já várias as diligências feitas junto da Câmara para a cedência de um terreno, melhor localizado, onde aquela Associação possa exercer a sua acção sem protestos de ninguém.
É que, na verdade, um canil junto a um restaurante não é aceitável!
Bom será que a Câmara através dos seus respectivos serviços encontre sem demora um outro local em que a Associação, que presentemente instalou o canil junto a um restaurante, para mais de inegável categoria, possa continuar a dedicar-se às suas finalidades que são, aliás, louváveis.

 

Câmaras em falência técnica?!

Segundo se diz, há pelo menos 7 Câmaras que estão em situação de falência técnica.
A da Figueira estará nesta lista?
Não admirava se se tiver em atenção os muitos gastos feitos pela Câmara no tempo do Dr. Santana Lopes.
Este recebeu uma Câmara que foi presidida pelo agora falecido Engenheiro Aguiar de Carvalho, com dinheiro no cofre e com crédito bancário.
É que no tempo das Câmaras Socialistas gastava-se, na verdade, “ com conta e medida”, havendo sempre a preocupação de não ultrapassar os limites indicados por quem de direito.
Fazer sem dinheiro, para ficar a dever – qualquer um faz!
Só que os dinheiros das Câmaras são públicos e requerem uma gestão cuidada.
Haverá mesmo sete Câmaras em estado de falência?
Como vai resolver-se a situação?!

 

Santa Casa da Misericórdia

Fez agora 166 anos de existência esta instituição, que tantos e relevantes serviços tem dispensado à comunidade figueirense.
Foi, durante muitos anos, o hospital da Figueira, ali exercendo médicos e enfermeiros de muito valor.
Depois, com a inauguração do Hospital Distrital da Figueira da Foz a Misericórdia veio a juntar-se a outra prestimosa instituição, a Obra da Figueira.
E, desde então, tem sido notável a acção social desenvolvida pela Misericórdia - Obra da Figueira, que tem como Provedor o Dr. Joaquim Barros de Sousa, o qual já ali tem uma muito meritória obra.

quarta-feira, dezembro 07, 2005

 

Mário Soares na Figueira

Em princípio, está já marcada a data em que Mário Soares virá a esta cidade e a Buarcos.
É no próximo dia 23 e, segundo está programado, haverá um almoço-convívio no salão de festas da Escola Dr.Joaquim de Carvalho.
Mário Soares fará também um passeio no rio, embarcando numa traineira, para melhor conviver com os pescadores.
Virá também ao Largo da Má Língua onde já várias vezes tem sido muito bem acolhido.

 

Sempre há iluminações de Natal!

Embora com substancial redução, a Câmara sempre iluminará a cidade na época de Natal e de Ano Novo.
Não será como nos outros anos mas sempre haverá qualquer " coisinha" a alegrar-nos.
Contenção de dspesas é mesmo para se fazer quando a situação financeira não é confortável.
Simplesmente os responsáveis pela gestão camarária devem explicar bem as circunstâncias que determinam tal contenção de despesas.
É que há quem a perceba e aceite e há quem queira " festa" a todo o custo!

 

Álvaro Magalhães na Naval?!

Não sei porquê, acreditem que já contava que fosse Álvaro Magalhães a substituir Manuel Cajuda.
Álvaro Magalhães já passou pela Naval e fez bom trabalho.
Áliás, o curriculum dele é já muito bom.
Oxalá seja ele a conseguir que a Naval não desça de divisão.

 

O funeral do Engenheiro Aguiar de Carvalho

Foram muitas as pessoas que estiveram na igreja da Ordem Terceira prestando homenagem ao Engenheiro Aguiar de Carvalho, falecido apenas com 63 anos.
Homenagem justa pela relevante obra realizada nesta cidade como autarca e pel reconhecimento das suas qualidades de brilhante inteligência, intenso dinamismo e de vasta cultura que sempre revelou na sua vida pública.
Os seus muitos amigos, políticos da sua ideologia e adversários, acorreram a participar num acto em que pela última vez podiam prestar homenagem a quem muito a merecia.
O funeral seguiu para o Porto.

terça-feira, dezembro 06, 2005

 

Morreu o Engenheiro Aguiar de Carvalho

Embora há já tempo muito doente,a notícia da sua morte entristeceu os figueirenses, principalmente os que eram seus amigos, como eu, e admiravam as suas qualidades de inteligência de dinamismo e de uma invulgar cultura.
Foi activo e competente Presidente da Câmara da Figueira durante 14 anos, dedicando a essas funções o melhor de si mesmo.
Entre outras obras, ficam a dever-se às Câmaras que liderou: a requalificação da Avenida Saraiva de Carvalho, com a construção da Praça da Europa e de toda a zona marginal do rio Mondego, a estação de tratamento de águas residuais urbanas, a stação de águas residuais de S.Pedro, a rodovia urbana e novas estradas em várias freguesias, a marginal oceanica e a avenida Infante D.Pedro, a conclusão do fornecimento de água e de electicidade a todo o concelho, a construção dos paredões de defesa junto ao " Teimoso", as zonas pedinais, a criação de escolas pré-primárias, o ensino superior e da escola profissional de hotelaria e turismo, a elaboração do Plano Director Municipal e de vários planos de urbanização que ainda hoje estão em vigor, etc, etc.
O Partido Socialista teve-o como um dos seus primeiros militantes nesta cidade e na estrutura partidária ocupou vários cargos.
Ultimamente, afastou-se da vida políticae desvinculou-se do seu Partido de sempre, sendo actualmente Administrador da REFER, empresa associada à CP.
O Engenheiro Manuel Alfredo Aguiar de carvalho, falecido agora apenas com 63 anos, fica, sem dúvida, na galeria dos bons Presidentes da Câmara da nossa terra, à qual sempre dedicou grande amor e onde vivia desde novo, trabalhando como Engenheiro na CELBI.
De registar: muitas foram as inspecções feitas às actividades das Câmaras a que presidiu e nunca foi encontrada qualquer irregularidade ou ilegalidade.
Rendo, neste momento, sentida homenagem à sua memória, apresentando condolências à sua Exmª família.

 

O debate entre Cavaco Silva e Manuel Alegre

Foi um debate em que quase não houve confronto ideológico-político, demasiadamente morno, quase consensual, sem discussão de grandes diferenças.
Ambos os candidatos jogaram à defesa e estamos em crer que nenhum deles angariou mais votos dos que já constam das sondagens.
Manuel Alegre não conseguiu que Cavaco Silva explicasse o que vem dizendo a respeito da " colaboração estratégica".
Onde cada um marcou a diferença foi quanto ao Iraque e à ida de militares portugueses para zonas de guerra e também quanto à posição do Procurador Geral da República.
De resto tudo decorreu em demasiada harmonia.
No final, ambos se mostraram satisfeitos e ambos disseram que debateram ideias e que o debate foi esclarecedor.
Talvez, mas...

segunda-feira, dezembro 05, 2005

 

E os debates começam

É hoje que começam os debates televisivos entre os candidatos à Presidência da República.
Estes debates vão, com certeza, ter importância e oxalá decorram com bom nível para um melhor esclarecimento dos eleitores.
Até agora, tal esclarecimento ainda está, em grande parte, por fazer, pois nas suas intervenções os candidatos têm caído em questões pessoais e falado muito do passado.
Claro que o passado político de cada um dos candidatos não deixa de ter relevo e tem até certa influência na determinação dos votantes.
Mas interessa, agora, também que se refira como cada um pretende utilizar os poderes presidenciais e de que forma poderá contribuir para resolver a crise que preocupa os portugueses.

 

A rua da República

Afinal, já foi aberto o trânsito automóvel naquela rua.
Para que foram então, as obras naquele local que, decerto, tiveram custos elevados?!
Obras mal pensadas!...
Mas, com a abertura do trânsito daquela rua mesmo assim é enorme a confluência de veículos no final dessa artéria com os veículos que vêm da Rua Fernandes Tomás.
Por outro lado não se percebe que nesta via haja tanto espaço em que não é permitido estacionar.
Se ali há só um sentido de trânsito, porque não arranjar mais lugares de estacionamento?
E porquê tantos lugares reservados a carros da Câmara na rua Fernandes Tomás?
Esta mais parece uma garagem da Câmara!

 

Adeus Manuel Cajuda

A Naval, depois de mais um resultado negativo, dispensou o treinador Manuel Cajuda, tendo o clube chegado a um acordo com ele.
Manuel Cajuda é, quanto a nós, dos melhores treinadores de futebol que temos e não foi só, decerto, por culpa dele que a equipa navalista não rendeu ultimamente o que se esperava.
Mas, os treinadores quando as coisas não correm bem, são as principais vítimas!
E agora quem virá a seguir?
Quem vier encontra a Naval já numa posição difícil na tabela classificativa.
Alguém conseguirá salvá-la da descida?
Esperemos que sim.

 

As relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus

Chegaram hoje à Figueira as relíquias daquela Santa, que estão a ir a várias localidades do nosso país.
As relíquias foram depositadas na igreja Matriz, cerca das 17 horas e, às 19 horas, o Bispo de Coimbra presidirá a uma missa em que, decerto, participarão muitos fiéis.

 

Uma menção honrosa para um figueirense

O Dr. Eduardo Silva, nosso conterrâneo e distinto médico oftalmologista, recebeu recentemente uma menção honrosa nos Prémios PFIZER 2005.
Como se sabe a PFIZER, desde 1956 promove a investigação em ciências da saúde em Portugal e, neste ano, já escolheu os que mereceram a distinção pelos seus trabalhos no campo da investigação.
Felicitamos o Dr. Eduardo Silva que com o prémio alcançado se honra e à Figueira.

domingo, dezembro 04, 2005

 

Cavaco Silva, Marques Mendes e Ribeiro de Castro

Cavaco Silva não quer que os líderes do PSD e do CDS/PP entrem na sua campanha.
Que terá contra eles?!
Aqueles políticos e os seus Partidos já anunciaram publicamente o seu apoio a essa candidatura e, portanto, o que Cavaco Silva deseja nem serve para "disfarçar" ou para se afirmar como independente de tais Partidos.
Ele é, sem dúvida, o candidato da direita e como tal tem consigo os Partidos da direita.
Não se percebe que Cavaco Silva recuse a participação de Marques Mendes e de Ribeiro de Castro na campanha eleitoral.
"Fitinhas" do Professor!

 

Norberto Guimarães

Este artista, há já muito radicado na Figueira teve a amabilidade de oferecer um livro, cujo título é " Norberto Guimarães, o homem e o pintor".
Nele se fazem interessantes referências à sua vida enquanto esteve em África, sendo de destacar uma série de textos da sua autoria, em que se relatam episódios ali ocorridos.
Textos de grande realismo, alguns com motivos impressionantes, que o autor descreve muito bem.
No mesmo livro ainda se poderão ver reproduções de aguarelas de Norberto Guimarães e também uma relação das exposições individuais e colectivas em que esteve presente - e foram já muitas!
Parabéns a este nosso amigo pela sua obra artística e por este livro que ficará a retratá-lo.

 

A poluição em Portugal

Uma Organização Internacional deu publicidade ao facto de Portugal, dentro de breves anos, estar à cabeça dos países com mais poluição.
O Secretário de Estado do Ambiente já veio desdramatizar essa indicação, dizendo que o governo estará atento e tomará medidas para que a poluição que, segundo disse, até tem baixado, mas ainda há-de baixar mais.
Oxalá e que aos poluidores seja, na verdade, aplicada a legislação punitiva já existente.

 

As restrições na Câmara

Dizem para aí que na Câmara está, efectivamente, a haver uma rigorosa contenção de despesas.
E até se diz que inclusivamente o papel higienico foi objecto dessa contenção.
Será tão má a situação financeira da nossa Câmara?
Se for verdade, para se chegar àquele ponto é porque a " coisa" está mesmo mal!
Mas então como se pode admitir que haja assessores que pouco ou nada fazem, e ganham muito bem?!

 

Naval - Académica

Dois clubes do mesmo distrito que, pela primeira vez, que nos lembre, se encontram a disputar a primeira liga de futebol.
Muito poucos distritos se podem " gabar" do mesmo.
Hoje, pelo que nos disseram, antes do jogo houve fora do estádio uma cena desagradável entre adeptos dos dois clubes, havendo mesmo agressões.
Felizmente, porém, no jogo tudo decorreu normalmente.
Só o resultado não agradou aos navalistas, porque o seu clube perdeu por 0-1, o que coloca a Naval numa posição de certo risco.

 

A eliminação das barreiras arquitectónicas

Ainda agora há imensos edifícios públicos, onde funcionam serviços a que têm de recorrer deficientes motores, que apresentam as chamadas barreiras arquitectónicas, isto é, tais edifícios não foram adaptados a ser possível a utilização por aqueles deficientes.
Não se compreende nem se aceita que, nos tempos de hoje, essa situação exista.
É que, mesmo os que sofrem de qualquer anomalia física têm iguais direitos, precisando de fazer a sua vida sem limitações que lhes são impostas.
E é verdade que, em edifícios públicos construídos de novo, nem todos proporcionam aos deficientes motores acessos próprios.
Por outro lado, mesmo nos edifícios antigos, devia-se adaptá-los de forma a que os serviços públicos pudessem ser utilizados por todos sem distinção.

 

A entrevista de Jerónimo de Sousa

Ontem, na RTP1, foi entrevistado o último candidato a Belém, Jerónimo de Sousa.
Já o dissemos e não custa repetir: este Secretário Geral do PCP tem subido muito no que respeita à sua postura como político e melhorando significativamente o seu discurso.
Nesta estrevista mostrou calma, inteligência e oportunidade nas respostas, sobretudo quando estas eram de ataque às políticas seguidas pelos sucessivos governos, os quais não tiveram até agora em boa conta os direitos sociais dos trabalhadores.
Jerónimo de Sousa não alterou nada do que têm sido as suas posições.
Ficámos, porém, a saber que o PCP fez diligências no sentido de a esquerda disputar unida as eleições presidenciais, mas não se conseguiu que isso se tornasse realidade.
Foi pena, dizemos nós!

sábado, dezembro 03, 2005

 

A escolha dos brinquedos

É nesta época de Natal que mais se compram brinquedos.
Ora, nem sempre a escolha deles é a mais indicada.
Escolhem-se, por exemplo, pistolas, jogos de guerra, carros de assalto, metralhadoras ou então brinquedos perigosos que podem provocar cortes, etc.
O certo, porém, é que quem quer oferecer a crianças brinquedos, deve ter o cuidado de optar por aqueles que são educativos e tantos há agora e com muito interesse.
Haja, pois, atenção ao que se dá às crianças.

 

Por que não trazer o turismo religioso à Figueira?

Os turistas que vêm a Fátima, normalmente aproveitam para, nalguns dias das suas excursões, visitarem a Nazaré, a Batalha, Coimbra e até o Porto.
E são, durante o ano milhares esses turistas!
As agências de viagens que os acompanham e elaboram os programas das visitas não têm, até agora, incluído neles a nossa cidade.
Fátima está a poucos quilómetros, é boa a via que a liga à Figueira e aqui há que mostrar, relacionado com turismo religiosos.
A valiosa colecção de arte sacra do museu, a capelinha da Senhora da Encarnação, a igerja de ST António, além de monumentos com a sua história como o Forte de Santa Cantarinha, as muralhas de Buarcos, os pelourinhos da Figueira e de Buarcos, etc.
Acresce que na Figueira há bons restaurantes, boa comida regional, o que os turistas apreciam.
Será muito difícil convencer as agências de viagem a trazer à Figueira alguns dos muitos turistas que vão a Fátima?
E por que é que nos hóteis dali não há qualquer propaganda da nossa terra?!

 

Candidatura de Mário Soares

Na reunião das estruturas distritais concelhias da candidatura de Mário Soares, realizada num hotel desta cidade, foi anunciado o mandatário concelhio da Figueira da Foz que é o Coronel Carlos Cachulo e Costa.
Da Comissão Política Distrital, entre muitos outros, fazem parte Natércia Crisanto e eu próprio.
O Coordenador da campanha nesta cidade é o Dr. Carlos Beja.
Deois de várias intervenções dos participantes na reunião, o Dr. Fausto Correia,Coordenador Distrital, fez várias e judiciosas considerações acerca das circunstâncias que devem motivar a preferência que o povo português deve dar a Mário Soares.

 

Paulo Portas apoia Cavaco

Quem havia ele de apoiar?
Mas Cavaco Silva teria preferido, decerto, que ele não lhe desse um apoio público.
É que um político como Paulo Portas não dá qualquer mais valia à candidatura do Prof. Cavaco.
Santana Lopes tem agido melhor, não revelando o seu apoio, embora se advinhe, claro, com quem ele está!
E já agora que falámos nestes dois políticos pergunta-se: quando é que eles dão conhecimento da formação de um novo Partido, o P.S.L. ( Partido Social Liberal)?!

 

Entrevista com Cavaco Silva

Ontem,foi a vez do candidato a Presidente da República, Prof Cavaco Silva ser entrevistado por Judite de Sousa.
Foi uma entrevista demasiadamente banal, limitando-se a generalidades que poderiam ser referidas em qualquer ocasião e não num período de pré-campanha eleitoral.
Apenas quando a entrevistadora pôs em relevo algumas críticas que ainda hoje são feitas ao governo que foi chefiado por Cavaco Silva, se notou algum mal estar nele, que remeteu para relatórios internacionais que ninguém conhece, nos quais constarão elogios à sua acção governativa. E também remeteu para a sua auto-biografia o esclarecimento de certos factos.
De resto, hirto, sem à vontade e co9m pouca comunicação como sempre, Cavaco Silva falou sobre o que pensa acerca dos poderes presidenciais não trazendo quaisquer novidades.
Foi uma entrevista que nada revelou de importante e que decorreu em termos muito " mornos".

sexta-feira, dezembro 02, 2005

 

As grandes fortunas

Já um meu familiar costumava dizer que o dinheiro para uns é fêmea e para outros é macho.
Isto quando, rapidamente e sem se saber como al´guém enriquecia.
É que sempre houve quem se aproveitasse de negócios escuros, de influências e posições para encher os bolsos!
Mas, agora, é talvez pior, pois há menos vergonha, menos preocupação de ética e surgem, de um momento para o outro, com carros e casas luxuosas, viagens constantes e dispendiosas ao estrangeiro, etc, etc.
Os outros podem estranhar, mas que importa?!
O que importa é sentirem-se bem confortáveis com o futuro garantido, com lugares muito rendosos e sem muito trabalho se possível.
Enganam quem quer que seja, enganam o Estado.
claro que, de vez em quando vão contribuindo com alguma " coisinha" para actos ou obras de beneficência, sobretudo se a estas se der publicidade e o nome deles aparecer!
É difícil, nos tempos de hoje, alguém enriquecer à custa de um trabalho honesto, de uma qualquer actividade lícita.
Evidentemente não são a todos os ricos que estamos a referir-nos, mas, sim, apenas àqueles que não olham a meios para alcançar um fim, o de se tornarem,quanto mais depressa melhor,detentores de grandes fortunas.
E há quem diga que o tempo está para esses, que não têm dignidade, honestidade e falta de vergonha.
Será mesmo assim?
Que vão aparecendo muitos oportunistas, que só pensam em cifrões, que não sabem o que é o civismo nem as regras de decência, é verdade.
Só que esses não podem, não devem servir de exemplo!

 

A entrevista com Francisco Louçã

Judite de Sousa entrevistou, ontem, o candidato a Belém, francisco Louçã do Bloco de Esquerda.
Como sempre com muita clareza e convicção, Louçã falou sobre os problemas da esquerda e, sobretudo, fez lembrar o mandato de Cavaco Silva, como Primeiro Ministro que considerou desastroso.
O entrevistado manifestou a sua confiança em que venha a haver uma segunda volta e que aí ganhe um candidato da esquerda.
E dissertou sobre a grave crise económica que vem a acentuar-se desde o governo de Cavaco Silva ou pela conjuntura internacional não ser boa ou pelas más políticas que os nossos sucessivos governos têm feito.

 

A Figueira e Mário Soares

Amanhã, pelas 15h30m, realiza-se no Aparthotel Sotto Mayor, uma reunião em que estarão presentes elementos da Comissão Executiva Distrital do MASP3, do Secretariado da Federação Distrital de Coimbra e da Comissão Concelhia do PS.
Além do Dr Fausto Correia, coodenador da Comissão Executiva Distrital, participarão ainda nessa reunião o Prof. Doutor Gomes Canotilho, mandatário distrital, e o Prof. Doutor Rui Alarcão, presidente da Comissão de Honra Distrital.
Estamos em crer que esta reunião marcará o nício das actividades da candidatura de Mário Soares nesta cidade.

 

O pequeno sismo na Figueira

Alguns figueirenses nem o sentiram.
Mas que o houve, houve!
Foi um sismo de intensidade diminuta, que, porém, fez tremer a terra e foi sentido não só nesta cidade como também em Leiria, Coimbra, Soure ( aqui foi o epicentro).
Para susto chegou, mas, felizmente, não causou danos pessoais ou materiais.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

 

As dívidas das Câmaras

O montante das dívidas das Câmaras atinge já os 500 milhões de euros!
E algumas vão pagando a seis meses e outras chegam aos vinte e dois meses.
Quer dizer que quem presta serviços ou quem faz fornecimentos às Câmaras vêem muitas vezes afectadas as suas actividades ou empresas.
E o certo é que muitos desses credores das Câmaras são pequenos ou médios industriais ou comerciantes que têm de cumprir atempadamente as suas obrigações profissionais e até mesmo fiscais.
Acresce que, quando eles insistem pelo pagamento da dívida, ainda chegam a ser avisados ou " ameaçados" de que essa sua, aliás legítima, atitude poderá levar a não serem mais considerados nos concursos e a ficarem sem mais adjudicações.
O que se passa com as Câmaras, acontece também com alguns departamentos do Estado de quem se diz já que é um mau pagador!
No entanto para festas e outros eventos que dêem nas vistas gasta-se, muitas vezes, sem conta nem medida!
Mais do que nunca os organismos oficiais devem ser prudentes e gastar apenas no que é essencial ou muito importante e, claro, dentro dos fundos disponíveis.

 

Doentes e pobres

Os jornais relataram em termos que angustiam, a situação em que se encontram muitos naturais das nossas ex-colónias que chegam aqui doentes e pobres.
Os governos dos seus países não dispõem de meios para lhes dispensarem os cuidados médicos necessários e nem para os manter.
E mandam-nos para Portugal, com o desejo de serem tratados.
Mas, o certo é que são " atirados" para pensões (?!)ou casas sem as mínimas condições de comodidade e de higiene!
E para ali ficam à espera de serem chamados para os tratamentos médicos.
As fotografias, publicadas nalguns jornais, mostram bem as péssimas circunstâncias em que esses doentes e pobres estão.
Andrajosos, mal alimentados, em quartos que mais são buracos, com ratazanas e baratas a passarem por cima deles, com doenças não cuidads, etc.
Não sabemos se os representantes diplomáticos dos seus países se aperceberam já bem dessas terríveis situações.
Mas talvez agora que os jornais as relatarm possam esses pobres seres humanos vir a dispor, no futuro, da protecção e solidariedade a que têm direito.

 

O 1º de Dezembro de 1640

Nesta data histórica, um pequeno grupo de revoltosos ( eram apenas quarenta) acabaram por reconquistar o trono português ocupado até então pelos espanhóis durante o reinado dos Filipes.
Se a iniciativa partiu de fidalgos portugueses, que queriam entregar o trono ao Duque de Bragança, o certo é que logo o povo os secundou, levantando-se contra o domínio espanhol em todo o nosso território.
E depois de ocupado o Paço com a morte de Miguel de Vasconcelos, português ao serviço do rei de Espanha, o Duque de Bragança passou a governar como D.João IV.
Mas ainda durante vários anos, Portugal teve de defender-se das arremetidas das tropas espanholas, desejosas de retomar o que haviam perdido.
E foram anos de guerra, na qual a Espanha veio a ser vencida, valendo para isso os muitos teatros de guerra que o país vizinho teve de manter.
O 1º de Dezembro de 1640 foi o dia da Restauração da Independência e é uma data justamente comemorada como marcante na História de Portugal.

 

Entrevista com Mário Soares

Desta vez, a entrevistadora Judite de Sousa não levou a melhor sobre o entrevistado!
Não conseguiu, realmente, fazer o que fez com Manuel Alegre pois Mário Soares impôs-se-lhe, conduzindo ele a entrevista para o que mais interessava, relegando para um segundo plano a " chicanice" que aconteceu na entrevista com Alegre.
Mário Soares, com autoridade falou, sim, do seu passado, da sua experiência política, do seu curriculum internacional, da forma como já exerceu as funções presidenciais e como as exercerá, se for eleito,da importância que dá ao diálogo, do seu óptimismo quanto ao futuro e da sua confiança nas potencialidades dos portugueses, etc.
Enfim Mário Soares, com excepção de alguns momentos de impaciência e mesmo crispação em relação à entrevistadora, que teve que pôr " na ordem", foi igual a si mesmo: um grande Senhor da política.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?