.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, julho 04, 2012

 

Uma sugestão

O Centro Escolar situado em Tavarede que, em breve, começará a funcionar em edifício construído propositadamente, merece ter um nome de José da Silva Ribeiro, ilustre tavaredense, estimado e respeitado na comunidade figueirense.
Foi autor de muitos importantes serviços prestados como membro do movimento da oposição que combateu no fascismo, vindo a ser preso e perseguido quanto a lugares meramente profissionais.
Teve uma utilíssima acção cultural e foi, durante muitos anos na Associação Tavaredense, através do teatro, que orientou sempre com muito saber, sendo precisamente através do teatro que ali houve uma boa escola para muitos tavaredenses e outros que pisaram aquele palco.
O governo de Salazar fechou uma tipografia de que José Ribeiro era sócio, apoderando-se de todo o respectivo maquinismo, deixando quase na miséria vários operários que ali trabalhavam.
Era nessa tipografia que se fazia o jornal “Voz da Justiça”, em que escreviam muitos anti-fascistas.
José da Silva Ribeiro foi uma personalidade que merece ser lembrada para sempre, dando o seu nome ao novo centro escolar, até porque, além do que atrás de disse, ele sempre combateu o analfabetismo, que nesse tempo de má memória que muito afectava grande numero de portugueses e colaborou activamente em todas as iniciativas de caracter cultural que se iam realizando.
Não foi professor, mas é bom não esquecer que educação não é apenas ensino, mas também cultura, civilidade e cidadania, e José da Silva Ribeiro deu, com o seu exemplo, tudo isso com a maior dimensão.
E o que é essencial é que nos estabelecimentos de ensino tenham o nome de alguém que seja referência cívica, política e cultural.
É, pois, de inteira justiça que o centro escolar de Tavarede deva ter o seu nome.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?