.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, agosto 31, 2012

 
Sobre a Maçonaria


Num blogue intitulado “casadasaranhas”, li, além de parte da história da Maçonaria (que aliás já conhecíamos), uma lista de mais de 1000 nome de pessoas que pertenceram ou pertencem ainda a essa Associação, (não houve sequer o cuidado de retirar os nomes dos já falecidos!), o que me impressionou, pois é caso para pensarmos quem teria interesse em organizar e guardar essa lista, mais parecendo um caso pidesco.

Ora, nunca fui maçon mas meu pai, por quem sempre tive muito amor e admiração, foi-o até morrer.

E sempre lhe ouvi falar bem dos princípios em que se baseia a Maçonaria, sobretudo quanto à solidariedade que os maçons têm o dever de prestar a quem precisa dela, solidariedade que deve ser feita sem dar a conhecer a sua autoria maçónica.

Não se deve desconhecer o que, através dos tempos, a Maçonaria realizou em muitas obras boas e muitas vezes tomando a iniciativa delas e não apenas ajudar a situações com finalidades beneficentes.

E quer na família, quer na politica, quer no comportamento cívico os maçons têm a obrigação, cumprindo os estatutos respectivos, de dar exemplos da melhor dimensão.

O que mais sempre se criticou foi o secretismo das “ lojas” maçónicas, não podendo cada membro divulgar essa sua qualidade.

É claro que, como em qualquer instituição, há sempre alguém que não cumpre rigorosamente as regras.

Mas daí a afirmar-se que tudo é mau na Maçonaria, não é verdade.

Conheci muitos, até já falecidos, que tiveram uma vida exemplar em todos os aspectos, tendo sempre a preocupação de cumprir os seus deveres maçónicos.

E sei também que aquele ou aqueles que não tivessem um bom comportamento que colocasse mal a Maçonaria, eram objecto de um inquérito interno, vindo a sofrer o respectivo castigo, que poderia chegar a ser a expulsão.

Nunca aceitei, portanto, que se atacasse a Maçonaria só porque alguns dos que a ela pertencem não procedessem como deviam.

E o certo é que, vindo agora a saber que alguém se dispôs a dar a conhecer todos ou quase todos dos nomes pertencentes a certas “lojas” maçónicas, não podendo deixar de censurar tal atitude, vendo naturalmente nela o propósito de a ferir.

Neste país há outras verdadeiras “casadasaranhas” e nessas, sim, só há os que têm maldade e ambição desmedida, não se respeitando os direitos humanos fundamentais.




terça-feira, agosto 28, 2012

 

Mas que país é este?
Os escândalos sucedem-se, a corrupção está na ordem do dia, a desonestidade abunda, as influências políticas acontecem todos os dias, o desrespeito pela dignidade das pessoas é frequente, o luxo nos carros e noutros bens do Estado não abrandou, a despesa pública tem subido, o crime violento tem aumentado, os bons negócios são sempre para os ricos, os pobres ficam cada vez mais pobres e a fome existe memso naqueles que nunca imaginaram vir a sofrê-la. A taxa de desemprego bateu já o recorde, e a incompetência é ocupada pelos lugares importantes, o ensino e a cultura não se valorizam, há crianças que apenas tomam uma sopa por dia, etc. Isto é péssimismo ou é realidade? Cada um que pense com seriedade.

 
A concessão da RTP
Até o Professor Adriano Moreira é da opinião que o que o governo pretende fazer à RTP deve ser examinado e julgado pelo Tribunal Constitucional, já que a Constituição impõe que o Estado garanta o serviço público na comunicação. Mais personalidades, mesmo dos partidos do governo se têm pronunciado no mesmo sentido, convencidos como estão de que a privatização ou a concessão de toda ou parte da RTP é inaceitável, sendo o que pensa Mário Soares, Mário Mendes, Jorge Miranda e também Marcelo Rebelo de Sousa, entre outros. A atual administração da RTP reuniu hoje mas não fez o que devia que era demitir-se coletivamente.

 

Nomeação incompreensível
O antigo chefe dos espiões portugueses, o qual ainda recentemente foi forçado a demitir-se por suspeita de não cumprir corretamente esse cargo, foi agora nomeado pelo governo para um lugar de relevo. Tal foi compensação ou foi favorecimento ou foi por mera confiança política?

 

Isto é de todos os dias
O presidente da carris disse, ainda há pouco tempo, que a fusão da carris com o metro seria inaceitável, mesmo um desastre. No entanto, aquele mesmo senhor foi agora nomeado para presidente da administração da nova empresa resultante da referida fusão. Há, na verdade, pessoas que se esquecem facilmente de posições tomadas, quando se trata de valorizar as suas condições económicas, sociais e políticas. Onde está a personalidade, a verticalidade dessas pessoas? Com gente desta ( e cada vez há mais) como pode progredir este país?

 

E Alberto João Jardim continua...
O Presidente do governo da Região da Madeira voltou à carga. E desta vez sugeriu ser natural e admissível um referendo sobre autonomia desse arquipélago. Foi, decerto, um desafio provocado por aquele político, convencido como está que o voto popular dará a possibilidade do separatismo. É que Alberto João Jardim há muito que deseja, embora o tenha disfarçado, já que, pelo que tem demonstrado, quer ser o " rei da monarquia madeirense". Bem se gostaria que tal acontecesse para ver como é que esse desconcertante político administraria tal território quando entregue a si próprio.

 
Brasil, país de futuro
Noticiou-se, agora, que no primeiro semestre deste ano foram passados vistos de trabalho a mais 63% de portugueses, relativamente a anteriormente. Quer dizer que a emigração de portugueses está a dar-se imenso, o que revela que aquele país-irmão está a ser um bom mercado de trabalho. E o certo é que o Brasil deve continuar a progredir, dispondo de um aumento do mercado de trabalho, sendo certo que esse " bloom" de trabalho verificado no Brasil ficou a dever-se  em grande parte à administração do Presidente Lula da Silva.

sexta-feira, agosto 24, 2012

 

A Revolução do 24 de agosto de 1820
Foi um ilustre figueirense, Manuel Fernandes Tomás, o dinâmico e persistente animador e a figura de proa daquela revolução, que se opôs a uma monarquia caduca e desprestigiada no meio internacional. É, pois, justo que a Figueira, onde reposam os restos mortais daquele cidadão, preste homenagem à sua memória todos os anos naquela data. A Revolução de 1820 foi o começo de um Portugal renovado, com mais liberdade do povo e com uma sua participação mais direta na administração pública. Manuel Fernandes Tomás não se limitou a fazer a Revolução, mas foi, depois, um distinto deputado, mostrando-se como um orador eloquente e de valiosa preparação cívica e política, sendo um doa autores da primeira Constituição Política do país. É pois de louvar os que no jornal " O Figueirense" têm dado a conhecer, através de um familiar de Manuel Fernandes Tomás algo da sua vida e obra, oferecendo, agora, aos leitores daquele jornal um opúsculo. Lamento não poder estar presente, por motivo de doença, na cerimónia que se realizou na Praça 8 de maio.

 

Pela Câmara
Há um grupo de pessoas que, segundo consta já, anda a trabalhar para que a próxima presidência da Câmara venha a ser ocupada por uma mulher. E tal grupo tem diligenciado por angariar os apoios de quem tem já exibido influência política e alguns até sem respeitar a lealdade pessoal e política, ainda que talvez com alguma ingenuidade. Quanto ao PSD parece estar assente que será Miguel Almeida o candidato, com o apoio de Santana Lopes. Enfim, as máquinas partidárias estão já em movimento.

 

Privatização ou concessão da RTP?
Um assessor do governo e consultor do Primeiro-Ministro para o assunto da privatização da RTP declarou que seria benéfico para o Estado essa privatização, pois renderia 140 milhões de euros. Se se não quiser privatizar todos os canais, ao menos que tal aconteça com o canal 2 que tem enormes encargos e muito pouco rendimento. O governo ainda não se decidiu mas se optar pela totalidade dos canais, estarão em causa cerca de mil postos de trabalho. E o certo é que o serviço público prestado pela TV é importante, não só para dar a conhecer o que de mais essencial vai existindo no país mas ianda em todo o mundo, o que não sucederá se a televisão ficar em mãos privadas. Aliás, Arons de Carvalho, que foi o ministro que tutelou esse setor afirma que a pretendida privatização é inconstitucional. Em que ficaremos?O que já se sabe é que este governo está " morto" por se ver livre das grandes empresas, dêem ou não grande lucros!Preciso é arranjar dinheiro, mesmo sacrificando as finalidades do que se vende, para tapar o enorme buraco na nossa economia. Porém, recentemente, já se fala na intenção do governo concessionar por dez ou vinte anos os dois canais da TV, acabando-se com o canal 2! Vamos a ver em que ficaremos.

 

Os Jogos Paraolímpicos
Portugal faz-se representar em cinco modalidades naqueles Jogos, que em breve se iniciarão. São provas em que os nossos atletas têm feito boa figura, merecendo o nosso louvor e os apoios oficiais de que precisam. Contudo, este ano, esses desportistas queixam-se da falta de pagamento das bolsas que lhes foram atribuídas. E isso, além de irregular, pode influenciá-los negativamente, o que não está certo! Bem basta os sacrifícios que fazem nos treinos e é de admirar a vontade bem conhecida de trazerem, como tema contecido, medalhas para o nosso país.

 

Carlos Quaresma é afinal um burlão?
Este cidadão, que chegou a ser condecorado pelo Presidente da República, pela sua ação beneficente, é, afinal, segundo se suspeita agora um burlão. Através da Fundação sueca AGAPE, Quaresma obtinha a doação de material ortopédico e depois entregava a várias instituições portuguesas. Porém, tais instituições tinham que pagar a Carlos Quaresma uma determinada quantia que, segundo ele, era um imposto do transporte. Mas o certo é que o dinheiro apurado ia, sim, para os seus bolsos. Está já na Suécia a fazer-se o respetivo inquérito. Mas, o certo é que neste nosso mal fadado país nem a benificência escapa a escândalos e possivelmente a burlões.

 

Acordo universitário luso-brasileiro
Foi assinado um protocolo entre as universidades brasileiras e portuguesas, segundo o qual lhes são dadas facilidades relativamente aos estudantes de engenharia e arquitetura. É claro que se deve louvar esta atitude, porque assim, além de um interessante intercâmbio de muita utilidade para ambos os países, Portugal, para já, será o mais beneficiado, pois haverá mais espaço para o trabalho para aqueles futuros técnicos portugueses. O Brasil é de todos os países o que mais pode contribuir para ajudar a receber a nossa crise económico-financeira.

 
Para ler e meditar
" Se os pobres não deixarem de o ser não poderá haver paz"
( padre Feitor Pinto in Palestra no Clube Rotário de Ílhavo)

terça-feira, agosto 21, 2012

 

Novo chefe de gabinete do presidente da Câmara
Com pompa e circunstância, aliás despropositada, dada a natureza da cerimónia, realizou-se na Câmara o ato de posse do novo chefe de gabinete do presidente da Câmara que é o Dr. Tiago Castelo Branco, que tem sido advogado nesta comarca. Com a presença dos representantes dos órgãos de comunicação social e de outras individualidades, o Dr. Castelo Branco foi empossado nas suas novas funções no âmbito do funcionalismo municipal. Desejamos-lhe que exerça o seu trabalho com o maior bom senso e competência, seguindo o exemplo do seu antecessor, que sempre prestou a sua melhor colaboração ao presidente do município.

 

A agricultura
Nos últimos dez anos meio milhão de hectares de terreno deixaram de ser agricultados. Quer dizer aumentam cada vez mais as importações de produtos alimentares. A agricultura foi, durante muitos anos, praticamente abandonada, porque não teve qualquer apoio oficial, pois entendia-se que a política devia insidir, sim, a indústria. Hoje, o país tem apenas dois milhões e meio de hectares para produzir.

 

Um milhão e quatrocentos mil desempregados inscritos nos Centros de Emprego
Como registados nos Centros de Emprego constam já um milhão e quatrocentos mil desempregados e há já talvez mais de 70 mil com licenciatura. E o que se tem feito para resolver esta situação? Aconselha-se a emigração, não é verdade?

 
Propinas em atraso
A Universidade da Beira Alta não esteve com meias medidas: Afixou os nomes dos 700 alunos que têm propinas em atraso. É um método que choca, pois os estudantes sabem que o devem, e fá-los sentir vexados com aquela atitude. E a verdade é que todos gostariam de estar em dia com o pagamento das propinas, se tal não acontece, porém, foi decerto por falta de recursos económicos por parte dos seus pais. A Associação Académica daquela universidade já reprovou tal posição. De que servirá? Só a falta de recursos poderá justificar esse atraso nas propinas, impedindo, nalguns casos, os que querem tirar um curso superior.

segunda-feira, agosto 20, 2012

 

Até a EDP pede dinheiro
Um só Banco chinês acedeu a emprestar mil milhões de euros à EDP. Uma empresa como esta, que tem tido elevados lucros e que ainda há pouco acolheu capital chinês, de novo teve de recorrer a um empréstimo de tão elevado montante. Dizem que é para ajudar a melhor reprivatização da EDP. Porém, o certo é que os chineses, pouco a pouco estão a " apossar-se" de vários setores da economia portuguesa. E se isto continua, não tardará a poder dizer-se que o Império Chinês está a tomar conta desta parte da Ibéria. Mas, para Paulo Portas quando falta dinheiro não ideologias a observar.

 

Até que enfim, Dr. Alberto João
Com a justificação de que a dívida da Madeira vai ser paga apenas pelo governo regional, o Presidente deste disse, em público, que o continente deu o primeiro passo para o separatismo. Até que enfim que se fala abertamente no que se tem andado a disfarçar quanto ao separatismo. O senhor Jardim não tem culpa, coitado, nem mesmo teve culpa de se gastar em demasia como, onde e quando, não fazendo gala de obras que afinal não têm utilidade, como é o Helioporto que custou milhões.O senhor Jardim tem governado como se de uma quinta sua se tratasse gastando mal. E melhor fora que em tantos anos já de governação não pudesse ser apresentada alguma obra válida. Pode ser que, com o anunciado separatismo, " a coisa" vá melhor e se descubra um meio com mais condições para pagar as dívidas da Madeira.

 
A filha de José Eduardo dos Santos
É já uma das principais maiores capitalistas no nosso país, onde tem investido em grandes empresas. Aliás, o próprio Presidente da República de Angola tem demonstrado interesse em tomar posições em negócios. Quer dizer que a família de José Eduardo dos Santos está a viver muito bem. Assim se pudesse dizer em relação a todo o povo angolano.

 

Os ladrões não estiveram nas festas da Agonia
Todo o ouro que as mais de 400 mulheres exibiram durante o desfile inicial das festas em honra de Nossa Senhora da Agonia dava para pagar a dívida pública ou, pelo menos, parte dela. Mas, desta vez, os ladrões não quiseram arriscar ou ofuscar o intuito daquelas festas de tantos anos.
Francisco Sampaio, há anos grande animador e orientador dessas festas de agosto, referiu-se e com razão ao facto de muito do ouro português estar a ir para o estrangeiro.

 

Francisco Louçã
Embora não se concorde com tudo o que defende, sobretudo o seu demasiado idealismo, o certo é que não se pode deixar de se lhe reconhecer muito mérito, pela sua grande inteligência, pela sua completa preparação política, pela sua coragem e coerência na luta pelos seus ideais  e pelo seu amor patriótico. Diz-se que essa sua substituição se fará no Congresso de novembro, sendo o próprio Louçã a entender que o partido deve ser comandado por duas personalidades, uma masculina e outra feminina. Seja como for vai fazer-nos falta ouvir as intervenções muito oportunas e brilhantes de Francisco Loução no parlamento.

 
Proteção Civil
O responsável nacional pela Proteção Civil admitiu ter havido, em relação aos fogos no Algarve algo que não esteve bem. Ora, num assunto tão importante e que, de ano para ano, se tem agravado, há que proceder a um sério inquérito a fim de se saber o que na verdade falhou. É que os prejuizos causados foram enormes e, se for caso disso, há que apurar responsabilidades. Ou houve falta de meios ou erros humanos!

sábado, agosto 18, 2012

 

O discurso de Passos Coelho
Já alguém disse que Passos Coelho não sabe nada de economia. E, na verdade, o discurso que proferiu na Festa do PSD no Algarve, pode dar-nos essa ideia. É que, na verdade, como pode aquele político prever mesmo para 2013 já não haver recessão, quando o desemprego atingiu já 817 mil trabalhadores, a economia não tem crescido, as insolvências empresariais e individuais aumentam todos os dias, os jovens não têm um futuro condigno à vista, a miséria e a fome são cada vez maiores. Otimismo a mais é tolice! E quer-nos parecer que todos os membros do governo vão também pelo caminho do otimismo, para se continuar a iludir o povo, procurando agradar-lhe com esse seu otimismo. Mas, falar na situação política como a que existe, a realidade vale mais do que a mentira. Pelo que se diz, os portugueses serão há já muito vítimas do que os políticos lhes querem impigir com inexatidão.

 

Bom será poder ser ativo
Seja qual for a atividade que exercemos é sempre bom trabalhar. Mas com idade avançada e, sobretudo, com doença, já será difícil ter uma ocupação certa. Porém, se as faculdades mentais estiverem ainda aptas, há que saber escolher o que fazer. Para que seja, ao menos, ter a preocupação de quase diariamente escrever um post, pensando e tratando de vários assuntos que nos podem interessar e aos outros. É isso que vou fazendo e sinto prazer em, com muita frequência, ter ocasião de escrever. Existe, nos tempos de hoje, o blogie que nos dá aoportunidade de comentar o que se faz de mal e exaltar o que de bom merece ser exemplo. Obriga-nos a meditar sobre o que vai acontecendo no país e na nossa terra, novimentando o nosso cérebro. Deixar de pensar e deixar de nos interesarnos pelo que vai ocorrendo perto ou longe de nós, só antecipará a morte.

 

Reviravolta nas sondagens
O PSD, na última sondagem realizada, está prestes a perder a maioria, tendo apenas 1% sobre o PS. Este tem presentemente a melhor sondagem dos últimos tempos. Quanto a individualidades políticas regista-se uma descida significativa de Passos Coelho e uma subida de António José Seguro e de Francisco Louçã. Até às eleições o que se modificará?

 

Sabia?
O negócio que, com muita brevidade se espalhou pelo país relativamente às transações de objetos de ouro e de prata já fez sair de Portugal 600 milhõe de euros, como já foi noticiado. As peças em causa não são avaliadas convenientemente nas tais novas " ourivesarias", pois aí valem apenas pelo peso, para nada interessando a sua antiguidade e parte artística. Nas ourivesarias convencionais a avaliação é séria e competente o que beneficiará quem vende. Em tais estabelecimentos, com a prática do seu movimento, resulta decerto mais valor e as peças, muitas vezes com estima familiar, vendidas por necessidade, vêm a ter um valor mais justo. Acresce que, como se disse já, a maior parte do que se compra nessa rede de " ourivesarias" segue para o estrangeiro, segundo se noticiou. E isso é mais um prejuizo para o país.

 
Carros sem seguros e sem inspeção
Têm aumentado significativamente o número de veículos que andam nas estradas sem seguro e também sem procederem à legal inspeção. Isto é, claro, muito perigoso, pois os tais carros podem provocar danos substânciais quando num acidente, prejuizos esses que desde que os carros não estejam naquelas condições não poderão ser indmenizados. Há, por isso, que realizar uma boa fiscalização para fazer cumprir a lei e evitar problemas sérios. E todas essas faltas cometidas são decerto provenientes da maior carência de recursos económicos hoje existentes.

quarta-feira, agosto 15, 2012

 

A festa do PSD no Pontal
Como é habitual, o PSD realizou ontem à noite, mas desta vez num pavilhão e não no Pinhal do Pontal, mais uma concentração social-democrata com cerca de 1.500 participantes. Porém, neste ano, houve algo de novo: um buzinão promovido por uma coissão de utentes da Via do Infante, com o que se queriam opor ao discurso que, porventura, fizesse Passos Coelho. Desta vez, o Primeiro-Ministro saiu mesmo de casa mas chegado ao local onde se ia encontrar com os seus companheiros, mandou um assessor ter com os protestantes que recebeu deles um documento com as sias exigências. Foi esta a primeira vez que Passos Coelho tomou tal atitude e isso já é alguma coisa. Quanto ao discurso, não disse nem mais nem menos do que vinha já dizendo desde que tomou posse.

 

Deceção nos Olímpicos
Levando até Londres um grupo de atletas, já com êxitos nacionais e até internacionais, apenas trouxemos da capital dos Jogos Olímpicos uma modesta prestação, com uma medalha de prata e vários diplomas de diminuto significado. Foi, sem dúvida, uma representação de pouco nível, imprópria de um país que já teve campeões olímpicos. Se a situação e a educação dos portugueses não se deve deixar de lado, o desporto que completa a boa preparação também não deve ser ignorada. Quer-nos parecer que as entidades oficiais não têm ligado grande importância à cultura e preparação desportiva e, mesmo noutros tempos em que Portugal ganhava provas olímpicas, isso ficou a dever-se quase sempre ao esforço individual de cada atleta já que era pouco o apoio oficial. Razão tem uma atleta portuguesa ao dizer que só se lembram deles três meses antes dos Jogos Olímpicos. Que se comecem já a preparar convictamente os atletas para os Jogos, que se realizaram dentro de quatro anos no Brasil.

 

Um suicídio de um recluso
Já não é a primeira vez que alguém que está preso se suicida. Mas o que agora aconteceu teve características especiais pois foi após uma visita domiciliária que tal aconteceu. O recluso em causa sempre criticou o sistema judicial e prisional. E deixou uma carta onde expos as suas razões para o ato que praticava. TAl recluso tinha já escrito dois livros. Não era pois um recluso vulgar mas que se preocupava, inclusivamente, em dar sugestões para melhorar o sistema prisional. E só quem está dentro dele, estará em condições de dar a conhecer o que ali se passa e a tentar corrigir possíveis erros existentes. Que deste suicídio se retirem as lições precisas.

 

Progressos da medicina
Em Portugal, há já cerca de um milhão de cidadãos com mais de 80 anos! E, como os progressos da medicina não param, conta-se que sem demora a média de vida atinja, pelo menos, os 82 anos. Quer dizer que o nosso país ser, dentro de pouco tempo, um país de idosos, até porque os nascimentos têm diminuido significativamente. Entre esses idosos estou eu que, apesar de tudo, me vou sentindo bem nesta vida...

 
A recessão voltou a agravar-se
Há sete semestres que a recessão não abrandou. Praticamente desde que começaram a ser implementadas as medidas de austeridade. E foi, decerto, a política do governo ultrapassando até a austeridade desejada pela Troika que não beneficiou a recessão antes pelo contrário. A atual situação vem dar razão aos partidos da oposição que nunca deixaram de criticar o governo pelo que tem estado a fazer.

 
Para ler e meditar
" À governança falta governo"
( António Maltêz in Público)

segunda-feira, agosto 13, 2012

 

Uma homília corajosa
Na homília do Arcebispo de Braga que presidiu à peregrinação dos emigrantes, aquele prelado falou em democracia camuflada, em capitalismo desgovernado, em conhecidas e cada vez mais injustiças sociais, em desrespeito pela dignidade e direitos da pessoa humana, em aumento da pobreza e fome, do abandono dos princípios cristãos. Foi uma homilía ajustada à situação económica-financeira existente entre nós. Foi, sem dúvida, uma homilía corajosa, nela se mostrando o presente do pensamento da Igreja aos 40 mil emigrantes que estavam em Fátima. O que é preciso é que os responsáveis da Igreja não deixem nunca de serem estranhos à realidade portuguesa.

 

Os crimes
Além de outros de vária natureza, os crimes de homicídio têm aumentado significativamente. E muitos deles resultam de questões familiares, inclusivamente entre casais e filhos e pais. As razões são além de partilhas, os adultérios, namoros não desejados, etc. Quase sempre, o criminoso acaba por se entregar à polícia, a não ser quando se trata de assaltos.

 

Estaleiros Navais de Viana do Castelo
O Ministro da Defesa anunciou que até ao final de setembro será conhecido o resultado do concurso para a venda daqueles estaleiros. E disse, ainda, ter muita esperança em continuar a serem mantidos os 600 postos de trabalho. Se assim acontecer, há que sentir satisfação, pois, além do problema laboral, aqueles estaleiros poderão ter a possibilidade de continuar a prestigiar a indústria naval portuguesa. Pena foi que não se encontrasse semelhante solução para os nossos estaleiros navais do Mondego.

 

A Serra da Boa Viagem
Já aqui chamámos a atenção para o mau estado das estradas que levam e atravessam aquele belo local da Serra da Boa Viagem. Os que sabem podem estranhar que tal aconteça, pois o referido local merece o melhor tratamento. Quem sobe a Serra tem que fazer verdadeiras gincanas para evitar os buracos. E quem anda na estrada que atravessa a Serra a situação é semelhante. Quem acode a um dos sítios mais belos da nossa cidade?

 
Desde 2011...
O ano passado foi pródigo em acontecimentos desastrosos, quer provocados pela natureza quer pelos homens. Houve furacões, ciclones, chuvas torrenciais, vulcões que há muito não despertavam, fogos florestais, sismos, etc. E houve acidentes aéreos e de viação, naufrágios, epidemias, etc. Enfim, foi um ano terrível, inesquecível. Mas o de 2012 também já começou mal: as guerrilhas surgem em vários países causando muitas mortes, os fogos ultrapassaram o número dos anteriores, aumentou a pobreza e a fome em muitas pessoas, o crescimento da criminalidade mais violenta, mais inundações em diversos países, a seca extrema tem causado graves prejuízos na agricultura, chove e até neva quando não é vulgar. Enfim têm sido grandes as modificações climatéricas, além, claro, das que são provocadas pelo homem. É por isso que há já quem preveja que 2012 seja o final do mundo.

domingo, agosto 12, 2012

 
A casa do Prof. Joaquim de Carvalho
Já falámos nisto várias vezes, mas parece-nos não ser nunca demais voltar a este assunto. A casa onde na Figueira viveu Joaquim de Carvalho, esse ilustre figueirense e eminente Professor da Faculdade de Letras de Coimbra está em mau estado de conservação e consta que os seus herdeiros estão na disposição de a vender. Parace-nos que seria dali juntar o principal da obra da autoria daquele Professor, fazendo daquele edifício um local de estudo para todos aqueles que quisessem tomar contacto com os seus muitos livros. Julgamos que a reparação da casa e de todo o seu arranjo interior não serão muito custosos e a Figueira prestaria àquele Professor a devida homenagem. Além de atrair a esta cidade muitos estudiosos dessa sua obra, quer nacionais quer estrangeiros.

 

Colégio Academia Figueirense
Fundado por três ilustres figueirenses Prof António Vítor Guerra, Dr. Rafael Sampaio e capitão António Argel de Melo, no colégio Academia Figueirense fizeram o antigo curso liceal muitas gerações de jovens figueirenses, que depois obtiveram cursos universitários e foram personalidades de relevo na comunidade portuguesa. Além dos seus fundadores, lecionaram outros competentes professores que deram àquele estabelecimento escolar um justificado prestígio. Todos os seus fundadores têm já os seus nomes na toponímia figueirense mas, que nos lembre, o próprio colégio não tem. Pela brilhante ação pedagógica que exerceu nesta cidade merecia, sem dúvida, essa distinção.

 

O edifício da "Casa da Mãe"
Muitas crianças nasceram naquele edifício onde, muitos anos, ficou a chamar-se "Casa da Mãe". A competência e dedicação dos médicos e pessoal de enfermagem que ali trabalharam impuseram  esse estabelecimento como uma boa maternidade. Agora, o edifício está num estado deplorável, mostrando falta de conservação e já há muito tempo. Cremos que tal edifício que pertenceu ou ainda pertence ao Ministério da Defesa, chegando até ali a funcionar um hospital militar mas depois veio a ser ocupado, mercê da influência do Professor Bissaya Barreto, por uma maternidade que prestou bons serviços. O referido edifício tem uma grande cerca e constituiu um espaço ideal para voltar a ter utilidade e não estar a degradar-se dia a dia. Talvez um hospital de acamados ou outro Serviço que sirva a comunidade figueirense. A Câmara poderia , de acordo com o governo, conseguir um melhor destino ao referido edifício.

 

Nem Cavaco Silva nem Passos Coelho saíram de casa
Um grupo que protesta as portagens na Via do Infante, no Algarve, não conseguiram entregar cartas ao Presidente da República nem ao Primeiro-Ministro, que gozam férias naquela região. A PSP impediu que alguém daquele grupo chegasse à fala com qualquer daqueles políticos não deixando a aproximação das repetivas casas. Quer pacificamente, como era o caso, quer com alvoroço, como por vezes sucede, ninguém consegue chegar a quem manda neste país. O medo já não é só do povo, mas também de quem o governa.

 
Dinheiro, dinheiro, dinheiro...
Muitos, mesmo cada vez mais, procupam-se em arrecadar dinheiro, não olhando ao que foi a sua vocação ao escolher uma profissão. E quantos a exercem apenas pelos ganhos que podem vir a ter. E quantos a deixam, agarrando a oportunidade de exercer outros tranbalhos que nada têm a ver com a profissão que escolheram por vocação. É que, perante o chamariz do dinheiro, tudo fica para trás. É pena que assim seja até porque há profissões como a de médico, a de advogado, a de engenheiro, etc que precisam de que as exerçam com competência, dignidade e respeito pelos que precisam dos seus serviços. Só que o dinheiro seduz quase sempre meso aqueles que têm de abandonar a sua vocação profissional.

sábado, agosto 11, 2012

 
Os submarinos de Paulo Portas
Veio a descobrir-se que no Ministério da Defesa não foram encontrados nenhuns documentos referentes ao negócio de aquisição dos submarinos, quando Paulo Portas tutelava aquele Ministério. É estranho, não é? Um negócio daquele montante deveria estar registado naquele respetivo departamento do governo. O Ministério Público vai, segundo já se anunciou, tomar conta do assunto. Oxalá, nesta altura já tais documentos estejam no " fundo do mar".

 
O Banco de Portugal é que o diz
No primeiro semestre, os salários líquidos tiveram uma descida de 60% e nos últimos dois anos cerca de 100 euros. Que mais podem esperar os operários e todos os que vivem do trabalho prestado a outrém? E o Banco de Portugal é que agora o afirmou...

 
A multa do Pingo Doce
A alta autoridade da concorrência multou o Pingo Doce em 30 mil euros por ter feito uma promoção de vários produtos alimentares, vendendo-os com 50% de desconto, isto é abaixo do preço do seu custo. Ora essa promoção só resultou em desfavor daquele supermercado, beneficiando sim os clientes. Falta de concorrência? Porque não fizeram os outros supermercados o mesmo? É que a acreditar que o Pingo Doce tenha perdido dinheiro nessas promoções não é aceitável, o que ganhou foi, decerto, menos.Mas, numa época de crise como esta que existe não será um gesto de boa vontade e de ajuda a quem mais precisa? Só é de louvar e não de condenar o que o Pingo Doce fez. E os outros que o imitassem.

 
Que desumanidade
Os que precisam de ser atendidos em alguns hospitais de centros de saúde têm que fazer fila desde a madrugada, tendo de sujeitar-se às condições climáticas. Ainda ontem a televisão mostrou uma idosa de 85 anos que estava a tomar vez numa longa fila desde as 5 horas da manhã. Era diabética e tinha que ser consultada periodicamente. E quantos têm de passar por desumanidade idêntica? Em que país estamos?

 
Muitas Fundações deixam de existir
Algumas das Fundações vão deixar de existir, porque o Estado não tem possibilidade económica de suportar o seu encargo. Até a Fundação Paula Rego, inaugurada com pompa e circunstância pelo próprio Presidente da República não há muito tempo, vai acabar. Que pensará e sentirá aquela pintora, de tal decisão?  Mais se afastará de Portugal...

 
Sozinhos..
Foi agora noticiado que 870 mil portugueses vivem sozinhos. Uns por opção, outros por necessidade ou porque foram morrendo todos os seus familiares ou ainda porque vivem na pobreza incapazes de manter que os assista. Há os que gostam da solidão e isso pode ser agradável para alguns que não pensam ainda na sua velhice em que têm precisão de quem cuide deles. Há ainda os que nunca tiveram possibilidades para formar família e nem conseguem estar num lar, que não chegam para todos os que precisam de quem cuide deles. A solidão principalmente pelas circunstâncias admite-se, mas procurá-la não.  

quarta-feira, agosto 08, 2012

 

Mais uma obra abandonada
Uma empresa, liderada por José Roquete, tinha obtido do governo de então a aceitação de construir na zona de Alqueva um dos maiores e melhores empreendimentos turísticos, com vários hotéis, piscinas e campo de golfe. Chegou a haver, com a presneça de Sócrates, cerimónia de inauguração, sendo certo, porém, que aquela empresa apresentou, agora, um pedido de insolvência. Quer dizer que mais uma grande obra ficou...no papel. Coisas feitas sem a devida ponderação e sem o melhor estudo económico, parecendo até que o que era preciso era anunciar e até inaugurar obras! E, segundo então se disse, o empreendimento criaria pelo menos 500 postos de trabalho...

 

Medalha de prta nos Jogos Olímpicos
Dois portugueses ganharam na final da prova de canoagem dos 1000 metros a medalha de prata. E perderam o primeiro lugar por pouquíssimos centrímetros. Até que enfim que a representação portuguesa fez distinguir o nosso país. A medalha de prata por apenas 53 centésimos da medalha de ouro! Os " heróis" dessa prova olímpica foram Emanuel Silva e Fernando Pinto.

 

Já chegou à Figueira!
Dizem que dois rapazes atiraram um explosivo para dentro de uma loja chinesa, situada em pleno Bairro Novo. Assim, chegou à nossa terra a violência. E qual a razão de apenas provocar danos naquela loja? É que nada foi roubado. Apenas ficou, para além dos ferimentos na dona do estabelecimento, a maldade criminosa.

 
O turismo
Como parece estar a acontecer em todo o país as estâncias de turismo estão com muita gente. Só que, de uma maneira geral, gasta-se muito menos quer nos restaurantes quer nos hotéis, quer noutros sítios de diversão. Até os que alugam chapéus ou toldos nas praias se queixam da grande quebra de clientela. E os que se decidem a ir às praias, regressam no mesmo dia a suas casas e levam farnel. É natural que assim seja, pois cada vez se pode gastar menos para que não falte, pelo menos, o que é essencial. O número de estrangeiros dominuiu neste verão, pois também nos seus países se faz sentir a crise. E de tudo isto resulta prejuízos para os que vivem do turismo. Já lá vai o tempo em que a Figueira era invadida principalmente pelos espanhóis de bom nível económico que enchiam as esplanadas dos cafés no Picadeiro e os espetáculos da noite no Casino. E também muitos franceses e ingleses escolhiam a Figueira para as suas férias. Bons tempos esses que vão esquecendo!

terça-feira, agosto 07, 2012

 

Associação 25 de abril
Ao ler, hoje, mais uma revista daquela Associação, lembrei-me que tenho a honra de ser o seu apoiante número um. O Coronel Vasco Lourenço, dedicado Presidente da Direção da referida Associação, explicou-me porque é que ocupo essa posição, que foi por mera sorte! É que chegaram no mesmo dia duas cartas de adesão a essa Associação e para saber quem devia ser o apoiante número um fez-se um sorteio. Mas fosse o número um ou ocupasse outro lugar, o certo é que terei sempre o dever cívico e político de não deixar essa Associação, que tem tido uma ação importantíssima em continuar a defender os princípios de abril. E bem preciso é que assim seja, agora mais até do que nunca, numa época em que eles mais se desprezam por um governo de direita. Apoiante número um ou não, sinto grande prazer em receber e ler regularmente a revista Referencial, que nos traz o que de melhor se fez na libertadora revolução do 25 de abril de 1974.

 

A pobreza dos partidos
Salvo raras exceções, a " pobreza" chegou aos partidos políticos, pois não são escolhidos os que são capazes de falar ou argumentar com acerto e de mostrar a sua cultura política, que infelizmente não têm. Daí que a nossa democracia não vá tendo o nível que se impunha. Mais do que em qualquer outro regime, na democracia exige-se o cumprimento rigoroso, convicto, sério e constante dos seus princípios. Tal não tem sucedido entre nós e a " pobreza" está a apossar-se desse regime, mais claramente, por culpa dos que dizem servi-lo. A consciência democrática desaparece com facilidade quando interesses próprios se sobrepõem aos nacionais. As figuras grandes da democracia têm já desaparecido ou talvez desiludidos com o que se está a passar, afastaram-se e limitam-se à sua vida pessoal. Ora, mais do que nunca se têm de renovar os partidos, escolhendo, porém, os que melhor serão capazes de exercer a melhor ação democrática. E mesmo entre os jovens há quem tenha o mérito de defender da melhor maneira os princípios democráticos. O que é preciso é saber escolhê-los e prestar-lhes cada vez mais uma completa formação política. É isso que não tem acontecido e daí o baixo nível que se vai verificando na ação política de alguns.

 

A sobriedade
Quantos são capazes de viver com sobriedade, mesmo dispondo de bens de riqueza? E como seria bom que mesmo esses soubessem o que é sobriedade, não exibindo luxos, nem gastando tudo o que lhe apetece custe o que custar. Como seria bom se se lembrassem dos muitos que pouco ou nada têm, sabendo distribuir por esses o que mais lhe sobrar. Mas, há quem parece ter gosto em mostrar as suas fortunas, não pensando sequer nas vidas aflitivas que outros têm. São carros de topo de gama, são moradias muito caras, são constantes viagens ao estrangeiro, comida da melhor, vestuário só de marca, etc. E os que têm tudo isso parece terem gosto na sua exibição. No tempo presente, em que tantos passam miséria e mesmo fome, mais do que nunca se impõe uma melhor distribuição da riqueza ou, pelo menos, que não se disponham a humilhar os que nada têm.

 

A exploração de Marte
Também Marte tem já lá um aparelho de laboratório, a fim de explorar aquele planeta. Foi lançado pela NASA há oito meses e depois de percorrer no Espaço muitos milhares de kilómetros ali chegou, ontem, o que naturalmente provocou grande satisfação nos técnicos que colaboraram nesse empreendimento. Há, agora, que aguardar o que nos trará a exploração que aquele aparelho ali vai fazer. Haverá vida ou não em Marte?

 
A privatização da TAP
Afinal, o governo vai privatizar a TAP. Quer dizer que Portugal ficará sem uma companhia aérea que tinha em todo o mundo uma boa posição até porque até agora tinha oferecido grande confiança, quanto ao seu funcionamento. E, francamente, se a TAP tivesse sido bem administrada, não seria necessário o país passar pela vergonha de ficar sem aquela empresa aérea.

segunda-feira, agosto 06, 2012

 

Para ler e meditar
" Temos de ser capazes de vencer o medo" ( Vasco Lourenço no discurso proferido em 25 de abril no Rossio).

 

O FMI já admite...
O que muitos, até responsáveis políticos diziam que o défice público fixado com a Troika se cumpriria, não sendo sequer necessário solicitar o prolongamento de prazo àqueles credores, afinal o FMI já admitiu que isso poderá vir a suceder. Quer dizer que o governo não está a cumprir aquilo a que se obrigou, apesar dos muitos sacrifícios que já impos aos portuguses. E o FMI também é da opinião que o que é preciso não é aumentar os impostos mas sim reduzir a despesa pública. Mas não era isso que os partidos da oposição há já muito diziam?

 

A nova Câmara
Há já os que gastam tempo a pensar na composição da noca Câmara. No PSD diz-se que o candidato à presidência será Miguel Almeida, atual assessor do Conselho de Ministros e também se diz que ele até já tem uma lista constituída. No PS parece estar assente, até por imposição de Lisboa, que será o Dr. Ataíde a continuar. Mas, quanto à lista nada consta, embora seja essencial saber escolher os elementos, pois alguns dos atuais não têm agido com coesão, havendo até, segundo consta, que é mau o ambiente que ali se vive. Vamos esperar que, desta vez, surjam na lista os melhores, efetivamente dispostos a trabalharem pela prosperidade da Figueira que bem precisa dela. Dos restantes partidos só há, por enquanto, o silêncio.

 

As Abadias precisam de limpeza
Há quanto tempo a zona das Abadias, uma das mais belas da cidade não é devidamente tratada. É que, estando já em pleno verão quem nos visita o que ali vê é um espaço relvado, revelando falta de conservação. Custará muito pôr os serviços camarários a tratar das Abadias? E as valetas de tanta rua na Figueira que estão também sem limpeza?

 

Salvador Caetano
Com destino à indústria aeronaútica a empresa Salvador Caetano vai fazer constuir uma fábrica que terá 800 postos de trabalho. Bom seria que os grandes capitalistas do nosso país seguissem esse exemplo, aplicando o seu dinheiro em empreendimentos que possam reduzir o grande desemprego que existe em Portugal.

 

O custo dos medicamentos
Muitos são aqueles que deixam de tomar os medicamentos receitados pelos médicos, por não terem dinheiro para os comprar. Mesmo os indicados para doenças prolongadas ou crónicas têm ainda um elevado preço que proibe a compra a quem precisa desses medicamentos, muitas vezes para sobreviver. Por isso, há já os que antecipadamente procuram saber junto do farmaceutico quanto custa o medicamento que lhe foi receitado. E quando dizem o preço, saem do estabelecimento sem o levar! Mesmo havendo genéricos desse medicamento, não os levam porque o preço é ainda elevado para os seus recursos económicos. Outros que precisam de consulta em médico especialista num hospital, vão primeiramente saber quanto é a taxa moderadora que há que pagar. E quando não têm esse dinheiro têm de vir embora. O SNS está a ser pouco a pouco, medida a medida, destruído, tornando-o inacessível aos pobres. Os ricos podem bem pagar os cuidados da medicina privada.

 

As campanhas de solidariedade
São quase diários os telefonemas que se dizem de solidariedade, mas que não sabemos se é verdade ou se os apuros entram nos bolsoso de alguns. E pior são ainda os que andam nas ruas a pedirem, segundo dizem, para esta ou aquela instituição e já foram "apanhados " mais de mil daqueles burlões em todo o país, mais no Porto e em Lisboa. Há, no entanto, quem mereça crédito como, por exemplo, a Cruz Vermelha, a Cáritas, o Banco Alimentar ( este só num fim de semana recolheu 2 mil toneladas de produtos alimentares para distribuir gratuitamente) o que não está certo é que o estado cobre o IVA sobre aqueles produtos que se destinam a entregar nessas instituições, conforme corajosamente foi denunciado por um comentador do programa televisivo "Bom dia Júlia". É realmente um roubo, assim disse aquele.

sábado, agosto 04, 2012

 

Ainda o caso da ASAE
Afinal sabe-se que não é a Direção GEral de Veterinária que substituiu a ASAE para fazer as análises dos produtos alimentares. Estas, afinal, são feitas no estrangeiro! E isso porque também aquela Direção Geral não tem meios para proceder a essas análises. Não ficarão mais caras? Há coisas neste país a não se perceber ou então haverá que perceba...

 

O governo e os bombeiros
O Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, disse há dias que o governo nada deve às corporações de bombeiros. Como se compreende, portanto, que estes digam o contrário, queixando-se, até, da falta de meios para as respetivas associações não terem recursos para continuarem a existir?
Por outro lado, aquele Ministro afirmou, também, que em fogo normais, digamos assim, o país dispõe do que é preciso para os combater com eficácia. Mas, no entanto, continua a pagar-se os meios aéreos estrangeiros para esse combate!

 

E os pobres são cada vez mais...
Engrossam dia a dia as filas de pessoas que ali estão pedindo alimentos. São já uns milhares e as instituições que procuram socorrer os necessitados, entre os quais muitos dos que nunca esperaram ter de pedir para comer. Mas essas instituições estão a atravessar dificuldades em continuar a dar ajuda que lhes é solicitada, pois, enquanto sobe o número destes diminuem as doações. E deve ser muito trsite chegar-se ao ponto de recusar comida a quem a pede e precisa dela.

 

Não seria já altura?
José Sócrates, desde que deixou de ser Primeiro-Ministro, desapareceu do país. Parece que está em Paris a estudar Filosofia quando lhe seria mais útil estudar Ciência Política. Pelo que se diz, vive ali muito bem, sendo visto em restaurantes invulgarmente caros. É estranho para quem nunca fez no nosso país figura de rico. Mas agora que, de novo, se fala mais no seu nome, a respeito de alguns processos judiciais, ainda em investigação, seria correto da sua parte que aparecesse e se defendesse, porque " quem não deve não teme"!

 
As más classificações nos Jogos Olímpicos
Dizia-se que esta era a melhor preparação dos nossos atletas olímpicos. Mas a verdade é que são já várias modalidades desportivas em que os nossos representantes foram eliminados e alguns com surpresa. Por exemplo, a Telma de Oliveira, campeã da Europa não resistiu logo no primeiro confronto. Na natação, no atletismo, na vela ( com exeção de uma equipa feminina) foi mais que modesta a participação dos nossos atletas. Enfim, até agora, tem sido uma desilusão a sua atuação. E é pena que assim seja, quando já tivemos participantes olímpicos que se prestigiaram e ao nosso país, ganhando até títulos. De registar, porém, o sétimo lugar conquistado pelo figueirense João Costa na prova de tiro com pistola e os atletas do remo em double, que vão à final.

sexta-feira, agosto 03, 2012

 
Novo Presidente da Delegação da Cruz Vermelha
O Dr. Joaquim Cristino é quem vai agora ocupar aquele lugar. E, decerto, o desempenhará com o zelo, a dedicação, a competência e a solidariedade que lhe são habituais. É um homem de bem, que nesta cidade exerceu sempre com êxito várias atividades, como economista que é. Substitui a Drª Laura Lacerda que durante cinco anos esteve na Presidência da Delegação da Cruz Vermelha, ali fazendo um trabalho muito meritório, que merece a gratidão.
Ao meu Bom Amigo, Dr. Joaquim Cristino, desejo o maior êxito nas suas novas funções.

 
Uns com tanto!...
Um empresário português é gestor de 73 empresas nacionais e, segundo ele próprio diz, é ainda de mais algumas estrangeiras. Como é possível uma só pessoa exercer convenientemente tantos cargos diretivos?
Como é possível alguém estar habilitado a saber orientar e administrar tão diversos setores de atividade? Seria realmente um milagre! Porém, o tal empresário ainda se regozija com o que agora se noticiou. Pudera! Quanto ganhará um homem como aquele?

 
Para ler e meditar
" Somos, socialmente, uma sociedade pacífica de revoltados"
( Miguel Torga)

 
O PSD está de luto
Faleceu o Engenheiro Eurico de Melo que foi um destacado dirigente daquele partido e Ministro em vários governos. Era ainda figura de proa do PSD e intransigente defensor da política social-democrata. Ajudou, como amigo que era de Sá Carneiro, a fundar o referido partido e sempre agiu com dedicação e honestidade nas funções que exerceu.

 
Santos Manuel morreu

Nascido em 1933 na Figueira da Foz, Santos Manuel desde muito novo que sentiu a paixão pelo teatro. Começou a representar nos Autos Pastoris da Sociedade Filarmónica Figueirense, indo depois para Lisboa onde representou no Teatro Experimental de Almada e ajudou a criar o Teatro Experimental de Cascais. Foi opinião unânime dos atores consagrados com que contracenou que se tratava de alguém com muito mérito teatral. Interveio ainda em novelas e filmes sempre com muito êxito. Pertencia a uma família muito estimada na Figueira, ligada ao já falecido e distinto enfermeiro Manuel Cavaco.
Morreu agora vítima de pneumonia no Hospital de Cascais.

quinta-feira, agosto 02, 2012

 

Nova lei sobre o arrendamento.
O Presidente da República promulgou a nova lei do Arrendamento Urbano, depois de se ter manifestado publicamente contra alguns dos seus pontos que tinham graves consequências.
Dizem que o governo o convenceu de que teria em atenção os interesses sociais, não agravando a situação dos maus carenciados.
Onde está essa garantia?
Então agora as leis não são para cumprir o que nelas consta, podendo haver desvios por uma mera garantia oral do governo?!
E a verdade é que, a lei referida ficou como o governo queria e dela vão resultar situações graves para os inquilinos.
Mas isso o que importa aos que se estão “marimbando” para os mais pobres.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?