.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, junho 19, 2005

 

Juiz Conselheiro Dr. Armando Pinto Basto

Por ter estado doente, só hoje tive oportunidade de ler a Revista da Ordem dos Advogados onde deparei com a triste notícia da morte daquele distintíssimo Magistrado, que, bem cedo, me habituei a admirar.
Ele foi Juiz da Comarca da Figueira, durante alguns anos, revelando nesse lugar muita competência, superior inteligência, apurado critério de justiça e também humanidade nas suas decisões.
Foram muitos os processos em que intervim, julgados pelo Dr.Armando Pinto Basto,e sempre reconheci a sua preocupação de acertar, de administrar a melhor justiça.
O mesmo aconteceu enquanto foi Juiz-Corregedor, como então se chamava,do Círculo Judicial da Figueira da Foz, cargo que o fez andar por outras Comarcas, presidindo aos Tribunais Colectivos e em que sempre grangeou o respeito, a consideração e a simpatia de todos os que com ele trabalhavam.
Depois, foi a natural e justa ascenção na carreira judicial: Juiz- Desembargador da Relação e Juiz-Conselheiro do Supremo tribunal de Justiça.
Pela sua isenção, foi nomeado Presidente do Conselho nacional de Eleições, onde, como sempre, desempenhou tais funções exemplarmente.
Grande amigo da Figueira, aonde estava com muita frequência, tinha nesta cidade um grupo de indefectíveis admiradores, que, além de reconhecerem as sua excelentes qualidades de Magistrado, também sabiam ser ele portador dos melhores predicados morais e humanos.
A família forense fica a dever-lhe o importante instrumento de estudo e de trabalho: a " Colectânea de Jurisprudência ", hoje imprescidível no exercício das funções de magistrados e de advogados.
O Dr. Armando Pinto Basto foi também o grande impulsionador da ideia de se criar, como veio a criar-se, a " Casa do Juiz", aonde podem acolher-se magistrados já retirados da actividade.
Nunca esquecerei o seu trato muito afável, a sua simpatia irradiante, o seu civismo, a dignidade que sempre deu à sua nobre profissão, o relacionamento fácil e o respeito que sempre revelou pelos advogados, considerando-os elementos essenciais para a administração da justiça.
A morte do Dr. Armando Pinto Basto penalizou-me muito, deixando-me uma bem justificada saudade.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?