.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, junho 03, 2005

 

O problema da chamada Constituição Europeia

Está prescrito no Tratado Constitucional (esta designação é mais correcta) para a Europa que ele deve ser aprovado por unanimidade por todos os Estados.

Quer dizer que, com os “nãos” já existentes e com outros que possivelmente surgirão, “mata-se” tal Tratado.

E que fazer então?

Há ainda, depois de apurados os resultados de todos os referendos realizados, do problema ser remetido à discussão e apreciação do Conselho Europeu.

E, então, ali nada impede, pensamos nós, que o primitivo Tratado Constitucional sofra alteração, principalmente permitindo uma Europa, essencialmente social e não neo-liberal!

Ou também pode acontecer que se decida que continue em vigor o Tratado de Nice, onde, na verdade, estão consagrados os principais preceitos para resolver as questões da política europeia.

Seja como for, em Portugal, não se tem feito um bem planeado e completo esclarecimento sobre o que se terá que votar em Outubro, no mesmo dia das eleições autárquicas.

Aqui e ali, tem havido alguns relatos mas não são suficientes para aquele esclarecimento.

E, então, que se pode esperar?

Um verdadeiro “totobola”, com todas as más consequências em assunto de tanta importância.

É às associações cívicas, aos partidos políticos e aos movimentos que se criaram a favor do “não” ou do “sim”, que competem levar até ao povo uma explicação simples mas cabal do que se pretende com o Tratado Constitucional da Europa.

Comments:
Excellent, love it!
» »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?