.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, julho 10, 2005

 

Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo

Passou já um ano sobre a sua morte.
Tive a honra de pertencer em 1979, ao governo em que foi Primeira-Ministra e, se já a admirava, mais se reforçou essa admiração, quando tive oportunidade de, então, a conhecer mais de perto.
Grande Mulher, exemplo constante de um Cristianismo autêntico, dedicada defensora da Causa Pública, dos direitos e liberdades fundamentais, mormente, de direitos sociais e culturais, sempre preocupada em tomar medidas que satisfizessem as necessidades básicas do povo e sempre interessada no progresso do nosso país.
Com uma vastíssima preparação intelectual e política, dissertando com acerto sobre qualquer tema, a Engenheira Maria de Lourdes Pintasilgo, foi com toda a justiça considerada uma personalidade muito respeitada quer a nível nacional quer internacional.
O papel da mulher no mundo político-social e a democracia participativa foram questões que priviligiou.
O seu governo ficou assinalado por um conjunto de diplomas legislativos importantes em vários sectores da vida nacional, diplomas todos eles marcados por uma posição progressista.
Findo o seu governo, a que chamaram de 100 dias, não deixou a Engenheira de se interessar pela política do nosso país e pelos mais prementes problemas do mundo, sobre os quais fez inúmeras e valiosas conferências em vários foruns internacionais.
Foi também candidata à Presidência da República, vindo a dar o seu apoio na segunda volta dessas eleições, ao Dr. Mário Soares que veio a ser vencedor.
Lembro, com saudade, a campanha entusiástica, alegre e conceituosa, diferente das outras, que então, se fez e nessa campanha tive a honra de ser seu mandatário distrital.
E foi no distrito de Coimbra que a Engenheira teve maior percentagem de eleitores.
Esta Mulher notável a todos os títulos, não teve luto nem funeral nacionais e nem teve, até agora, a homenagem pública que lhe é devida.
Como seu modesto colaborador, evoco, com respeito e saudade, a sua memória, neste primeiro aniversário da sua morte.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?