.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, julho 12, 2005

 

A sede da antiga P.I.D.E.

O prédio da Rua António Maria Cardoso, em Lisboa, onde, durante muito anos , a polícia política do regime salazarista-marcelista teve o seu quartel general, vai ser, segundo já se anunciou, transformado num condomínio de luxo.
Assim, desaparecerá a memória de uma tenebrosa organização, um local onde tantos e tantos anti-fascistas sofreram a prisão e, sobretudo, os maus tratos, a violência, a humulhação, as torturas requintadas.
Devia, sim, manter-se esse prédio como referência de um período em que a ditadura, que durou cerca de meio século, quase amarfanhou a alma nacional fazendo perseguições, levando a dor e o luto a muitas famílias portuguesas.
Impunha-se que a que foi sede da P.I.D.E. pela sua história, ainda que bem triste, pudesse vir a ser um Museu, que perpetuasse no futuro o local onde muitas atrocidades se passaram em relação àqueles que combateram o regime ditatorial
E, como já foi sugerido, esse Museu poderia chamar-se Museu da Liberdade, em homenagem à Liberdade conquistada com a revolução dos cravos.
O Estado deve, na verdade, não permitir que desapareça um tão significativo memorial.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?