.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, agosto 25, 2005

 

Está decidido!

Mário Soares, segundo notícia já vinda a público, anunciará a sua candidatura à Presidência da República em 31 deste mês.
Terá o apoio do Partido Socialista estamos em crer que poderá também vir a ter o apoio dos Partidos da esquerda, para além, evidentemente de muitas outras instituições e de muitos outros independentes.
Mais uma vez, Mário Soares revela coragem ao avançar com os seus 80 anos para uma luta eleitoral que se adivinha não ser fácil, sobretudo se, pela direita aparecer o Prof. Cavaco Silva.
Durante os dois mandatos que já fez, Mário Soares recolheu um capital de muito apreço por parte da maioria dos portugueses, que o reconheceram como um Presidente isento e muito respeitado internacionalmente.
E, decerto, as qualidades evidenciadas nesses mandatos - qualidades de grande experiência política, de bom senso, de trabalho e inteligência no propósito da melhor convivência democrática, de firmeza de princípios e valores - não esqueceram ainda.
Mas, Manuel Alegre continuará disposto a concorrer às eleições presidenciais?
Por muita admiração e respeito que, com toda a justiça, nos mereça aquele indefectível democrata, quer-nos parecer que ele prestará mais um bom serviço à democracia se não dividir o PS e a esquerda.
Cavaco Silva fará, provavelmente, o pleno da direita e, por isso, é necessário que Mário Soares faça o pleno da esquerda e consiga obter o apoio do eleitorado do centro, o que Manuel Alegre não consiguirá.
É essa reflexão que se impõe fazer a Manuel Alegre e estamos convencidos de que a fará, nos termos devidos.
O facto de Alegre ser mais novo do que Soares não será, só por si, razão suficiente para aliciar o eleitorado.
soares tem já méritos e pergaminhos que Alegre ainda não tem, embora tenha também muitos e bons.
Soares, por exemplo, tem um invejável relacionamento no meio político de todo o mundo, o que é sempre válido para quem exerce as funções de Chefe de Estado.
Vamos aguardar serenamente a definição da posição de Manuel Alegre, que inteligente e politicamente experiente, não quererá complicar a candidatura representativa da esquerda.
Mesmo entristecido e chocado com a atitude de Soares que, segundo parece, não lhe deu qualquer satisfação ao pensar candidatar-se , quando Manuel Alegre já se tinha disponibilizado a avançar, mesmo assim este saberá pôr acima disso o que mais interessa à esquerda.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?