.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, agosto 05, 2005

 

A tragédia dos fogos

Portugal tem ardido de norte a Sul!
As imagens que as televisões nos vão dando são verdadeiramente impressionantes, chocantes, sobretudo quando aparecem homens e mulheres a mostrarem o seu desespero por, no ápice, ficarem sem nada.
É a floresta, são as culturas, é o gado, são as alfaias agrícolas e são muitas vezes as próprias casas que são consumidas pelo fogo.
Os bombeiros esforçam-se até à exaustão, os civis ajudam como podem e com o que dispõem, os meios aéreos não chegam a toda a parte, não podendo algumas vezes actuar devido aos densos fumos, e a tragédia há já muitos dias que se instalou no nosso país.
Parece que, realmente, esta terra está a ser amaldiçoada, pois até as condições climatéricas com o vento forte a soprar ateiam e agravam as consequências do fogo.
Ficaremos, no fim deste inferno, com uma enorme área de terra queimada, desertificada!
Se a seca que tem havido, a mais grave do nosso país foi um grande desastre para a agricultura e para várias indústrias e actividades ligadas a ela, o fogo veio completar o cenário sinistro que aqui se instalou!
O governo,tem, agora, que com a urgência possível tentar, antes demais, amenizar a dor dos que ficaram sem nada, embora apenas com compensações financeiras, e também elaborar um plano exequível que reponha uma situação que, pelo menos, se assemelhe à anterior.
Grande tarefa tem o governo que cumprir e à qual tem que dar prioridade máxima.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?