.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, setembro 08, 2005

 

27º lugar para Portugal

O nosso país desceu um lugar (está agora no 27º) no ranking de desnvolvimento humano.
Todos os que pertencem à Comunidade Europeia desde o seu início já nos ultrapassaram e mesmo aqueles que só recentemente aderiram àquela Comunidade.
Quer dizer que, se não houver, na verdade, uma reacção positiva com brevidade, aproximar-nos-emos, quanto ao desenvolvimento, de algo que não desejaríamos.
Claro que,há ainda países com a fome, as doenças, as privações de toda a ordem, com uma enorme mortalidade infantil,etc, que, felizmente, ainda cá não temos no mesmo nível.
Só que há que ter juízo, não gastar mais do que se tem, promover a industrialização do país, promover, com interesse, a qualidade do produto para ser possível o aumento das exportações, reagir contra a deslocalização das empresas, evitando as falências e o desemprego, fomentar a cultura( um país inculto é sempre um país fraco) etc.
Os próximos anos vão ser necessariamente de sacrifícios,mas não se pode perder o optimismo e a confiança na capacidade dos portugueses, que souberam ,ao longo da História, superar as crises graves e foram já muitas.
Só que se continuar a corrupção, a " roubalheira", o egoísmo, a ganância, o pouco respeito ou nenhum pelos valores e princípios que são a base de uma sociedade sã, então, a coisa será mesmo difícil.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?