.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, outubro 29, 2005

 

Liberdade e Civismo

Há quem confunda liberdade com libertinagem e,então,procedem como querem sem respeito algum por certas regras de boa educação e sem saberem sequer o que é o civismo.
É evidente que, com a Revolução de Abril conquistou-se a Liberdade e a Democracia.
Mas uma liberdade responsável e uma democracia cujos pilares são a tolerância, a compreensão, o respeito recíproco, a aceitação da pluralidade e da convivência pacífica, a procura duma maior Justiça Social.
Liberdade que, ao contrário do antes, permite manifestações e protestos, quando é caso disso, mas exige também o civismo.
Quer isto dizer que ainda, pelo que se tem visto, não se adquiriu uma cultura da liberdade responsável.
Não é aceitar tudo o que se entenda violar os direitos de alguém ou de uma classe.
É, sim, saber reagir sem aviltar a democracia em que vivemos, a qual nos permite exprimir a nossa discordância quanto a medidas tomadas.
Não será aos berros, com insultos e até, por vezes, ameaças que se conseguirá fazer ouvir melhor as vozes dos que protestam e têm razão para isso.
Até no Parlamento, há quem não se dê ao cuidado de saber usar bem da liberdade que tem em participar na discussão política.
Há, pois que, desde as escolas, incutir ou fomentar a cultura da liberdade responsável, que pressupõe sempre o civismo.

Comments:
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it 3 dimensional digital cameras Honda vtx 1300s fuji film digital camera case
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?