.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, novembro 20, 2005

 

As aulas de acompanhamento

Francamente não estamos de acordo com o que a Ministra da Educação pensa das aulas de acompanhamento.
É que, na verdade, achamos até anormal que, na falta de um professor tenha que estar na escola um outro que, mesmo que não leccione a respectiva disciplina terá que ocupar ou " distrair" os alunos sabe-se lá com quê!
Compreende-se a preocupação dos pais, quando não querem que os seus filhos, no caso de faltas dos professores fiquem livres e possam fazer disparates.
Mas, o certo é que os professores não são animadores culturais e o certo é também que em cada estabelecimento escolar devia haver esses profissionais ( e tantos os há sem emprego) que poderiam tomar conta das tais aulas de acompanhamento.
Pôr qualquer professor à frente de uma turma para a entreter é que é aberrante.
Ouvimos a Senhora Ministra dizer ontem na televisão dizer que qualquer professor pode ocupar esses alunos a ajudá-los a fazer os trabalhos de casa.
Mas, porventura, poderá exigir-se a um professor que saiba ensinar o que não é da sua especialidade?
E será justo que as aulas de acompanhamento façam parte da chamada componente não lectiva não tendo qualquer remuneração?
Esta medida das aulas de acompanhamento, o congelamento da profissão da carreira e, claro, a alteração quanto à idade da reforma, as más instalações de muitas escolas levaram milhares de professores a manifestarem-se em Lisboa, onde se ouviram duras palavras contra a Ministra.
E com razão porque, efectivamente, tem havido uma falta de respeito pela dignidade e mérito da função docente!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?