.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, novembro 18, 2005

 

Jorge Sampaio e o Congresso de Advogados

O Presidente da República teve uma notável desasombrada intervenção na sessão de abertura do VI Congresso de Advogados a decorrer em Vilamoura.
E foi aplaudido de pé quando criticou os cortes orçamentais ao apoio judiciário, os quais vêm limitar significativamente o acesso ao direito, o que vem, dizemos nós, agravar a diferença já existente entre ricos e pobres no recurso aos Tribunais.
Com muita oportunidade falou o Dr. Jorge Sampaio sobre a formação dos agentes da justiça, emitindo a opinião de que parte da formação daqueles( Juizes, Magistrados do Ministério Público e Advogados) deve ser comum, destacando como disciplina comum a ética no exercício das funções forenses.
Outro ponto tratado no seu discurso foi o segredo de justiça, dizendo a esse respeito que, por vezes, chega a público uma " paródia da justiça", um espectáculo que põe em causa a dignidade da Justiça.
Jorge Sampaio, durante muitos anos advogado brilhante, revelou um completo conhecimento dos principais e alguns graves problemas que afectam a administração da justiça, que tem recebido muitas censuras públicas.
E apelou a que se proceda, com urgência às reformas precisas, para que a Justiça, um dos pilares do Estado de Direito, possa vir a reocupar a posição de relevo que já teve e que, hoje, infelizmente, está a perder.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?