.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, novembro 17, 2005

 

Sobre algumas Maternidades

Já se noticiou que há maternidades que irão desaparecer, dado que são relativamente poucos os partos que nelas ocorrem, não justificando a sua existência.
Não acreditamos que seja apenas um mero critério economicista que leve a tal decisão.
Estarão essas " pequenas maternidades", digamos assim devidamente apetrechadas para resolver todas as questões complexas e graves que se deparam por vezes nos partos?!
esse é que será o maior problema, quando a pouca distância daquelas maternidades há outras com melhores condições para fazer frente a casos que mais se complicam e que podem salvar as vidas aos neófitos.
Se for essa a razão para se acabarem com algumas maternidades, mesmo assim não é essa razão aceitável.
Aceitável seria que se apetrechassem as pequenas maternidades, não dando a preferência apenas a algumas, quase sempre localizadas nos grandes centros.
Já em tempos se falou que seria sacrificada a maternidade do hospital da Figueira mas isso não veio a concretizar-se, continuando nela a prestarem-se os melhores cuidados possiveis aos nascituros e suas mães.
É que remeter para Coimbra, por exemplo, as parturientes figueirenses, além de lhes causar transtornos grandes e poder violentar a sua vontade, podem as deslocações trazerem-lhes problemas de consequências graves.
Estamos convencidos que a Figueira continuará a ter crianças aqui nascidas.
Claro que os cuidados e acompanhamento das parturientes até ao parto sempre continuarão, decerto, a ser prestados na maternidade do nosso hospital.
Temos esperança que a maternidade da Figueira continuará, até porque é bom não esquecer que está situada numa terra de turismo que, durante pelo menos alguns meses, tem uma população acrescida, que precisa de ser assistida medicamente, o que não se compadece com deslocações.
Temos ainda a esperança de que tudo será devidamente ponderado por quem de direito antes de se tomar uma decisão que não agradaria aos figueirenses.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?