.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, dezembro 29, 2005

 

Em 2005, 24 mil divórcios

Os números aí estão já conhecidos e por eles se vê que os divórcios aumentaram substancialmente e os casamentos diminuíram também muito significativamente (cerca de 600 neste ano).
Hoje, os casais preferem “ juntar-se “ a casar, talvez porque logo pensem que um divórcio sai caro e deixa consequências psíquicas mais difíceis de suportar.
Mesmo com as facilidades agora existentes para se obter um divórcio por mútuo consentimento, é sempre um processo que, apesar de não correr já no tribunal mas apenas na Conservatória do Registo Civil, custa dinheiro e exige antecipadamente certos acordos, nem sempre fáceis de obter, sobretudo os que se referem à tutela dos filhos menores.
As circunstâncias em que decorre a vida de um casal alteraram-se muito, nos últimos anos, e a mulher já não precisa de sujeitar-se ao “ quero, posso e mando” do marido.
O machismo vai acabando cada vez mais, a mulher tem, normalmente o seu emprego, ganhou a sua independência económica.
O casamento para uns é sempre uma aventura cujos efeitos imprevisíveis se pretendem evitar e daí a preferência pelas uniões de facto.
Porém, quando não há filhos, uma separação resolve-se melhor.
Mas quando os há?
O problema é o mesmo quer no divórcio quer na mera separação de facto.
Depois, como se foram perdendo alguns valores morais, quando não se vê já no matrimónio algo que exige, além de amor, claro, uma aceitação, compreensão e uma entreajuda recíprocas, mais facilitada está a decisão de uma rotura conjugal.
Infelizmente, é assim mesmo.
É a evolução dos tempos (como alguns dizem) em que o culto pela família vai desaparecendo e o que interessa é cada um sentir-se livre, sem “ amarras” de qualquer espécie e ir gozando, com egoísmo a vida.
Mas, também é certo que ainda há quem respeite e defenda o valor da família, nem que para tal tenha que fazer sacrifícios!

Comments:
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?