.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, dezembro 13, 2005

 

A questão dos bombeiros municipais

A manifestação programada realizou-se ontem, em frente aos Paços do Concelho, começando às 11 horas e continuando pela tarde.
Foram muitas as Corporação que estiveram representadas com cartazes inserindo palavras de protesto contra o que a maioria da Câmara pretende fazer não incorporando os 20 estagiários de bombeiros municipais.
Associaram-se a esta manifestação a Direcção Nacional e o Secretariado Regional do Centro, além dos Delegados Sindicais dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz.
A adesão da população civil foi engrossando ao longo das horas que durou a manifestação.
Esta, na verdade, constituiu um significativo acto de solidariedade entre muitos bombeiros, de Norte a Sul do país.
Solidariedade que se justifica plenamente poisa a Figueira precisa de manter os Bombeiros Municipais e não de reduzir ou acabar com os seus efectivos.
Até porque, como se diz no comunicado distribuído, tais bombeiros não só são os mais antigos como ainda são os que efectuam mais serviços de socorro no distrito de Coimbra, com excepção da Corporação dos Bombeiros Sapadores daquela cidade.
E quando se está a pretender uma maior profissionalização, é incompreensível e inaceitável que se queira a extinção dum corpo profissional.
É ainda de considerar que a Figueira é um centro turístico, que, na época de Verão, triplica ou mais a sua população citadina, além de que o concelho tem 18 freguesias.
A segurança da Figueira, quer quanto a fogos quer quanto a serviços prestados a doentes ou a acidentados exige, sem dúvida, maior cuidado e disponibilidade por parte dos Bombeiros, e não menos!
Contenção de despesas, sim mas não quanto ao que é essencial!
Enquanto decorria a manifestação na Câmara realizava-se a habitual sessão, onde evidentemente o problema dos Bombeiros Municipais foi debatido.
Mas, não se chegou, ainda, a uma conclusão, pedindo o Presidente da Câmara que o assunto viesse de novo a ser tratado na próxima sessão.

Comments:
Very nice site! » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?