.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, janeiro 02, 2006

 

Os 20 anos na União Europeia

Portugal em boa hora, entrou na União Europeia e já lá vão 20 anos.
Foi a partir daí que o nosso país deu um significativo salto na modernização, no desenvolvimento, na convivência internacional e no mais intenso relacionamento comercial com outras Nações.
Foram muitos milhões de contos que vieram para Portugal e, embora nem sempre bem aproveitados, o certo é que muito se fez de útil e se melhorou muito a qualidade de vida dos portugueses.
Se chegou a haver cépticos ( como Cavaco Silva) quanto às vantagens que adviriam da nossa adesão à Europa, cedo se chegou à conclusão que, além de ser a única saída para acabar o prejudicial isolamento do nosso país durante o período negro da ditadura que essa posição assumida era, na verdade, vantajosa.
Alguns defendiam então ( e ainda há quem fale nisso!) que a nossa entrada na Comunidade Europeia representaria uma perda da soberania nacional.
Ora, há, sim, uma partilha de soberania entre os vários países que aderiram a essa comunidade.
Mas a identidade nacional mantém-se, podendo e devendo afirmar-se sempre que necessário na defesa dos interesses específicos portugueses como, aliás, tem acontecido.
Portugal, depois de estar na Comunidade Europeia transformou-se para melhor, isso é inegável.
Mas, a verdade é que ainda continuamos na cauda da lista dos países comunitários, pelo que há muito a fazer, nas políticas internas, que nos aproxime dos mais desenvolvidos e prósperos.
Seja, porém, como for os 20 anos na União Europeia merecem que se celebrem.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?