.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, janeiro 18, 2006

 

Os 50 anos da Fundação Gulbenkian

Esta importante Fundação que veio influenciar muito a sociedade portuguesa, em múltiplos aspectos (artístico, cultural, científico, educativo) vai comemorar meio século de existência.
Está a ser organizado um vasto e valioso programa de realizações, que se estenderá até 2007.
Claro que não será esquecido o Dr. José de Azeredo Perdigão, que foi residente vitalício daquela Fundação e que a desenvolveu e prestigiou, administrando-a com a maior eficácia e proporcionando-lhe os meios para que cumprisse integralmente as suas finalidades.
A Fundação Gulbenkian deve-se, evidentemente, ao grande magnate do petróleo Calouste Gulbenkian que, a certa altura da sua vida, escolheu o nosso país para residir e aqui acabar os seus dias.
Mas deve-se também, em grande parte, ao advogado Dr José de Azeredo Perdigão, que aquele capitalista incumbiu de pôr de pé a sua ideia de dotar Portugal com uma Fundação.
Azeredo Perdigão que casou com a figueirense com a Drª Madalena Biscaia de Azeredo Perdigão, teve nela uma valiosa e entusiástica colaboradora, a qual criou na Fundação a “ ACARTE” e foi, durante muitos anos, uma dinâmica e competente directora do departamento de música.
A Azeredo Perdigão e, decerto, por influência de sua Mulher ficou a dever-se o Edifício do Museu e Biblioteca da nossa cidade construído a expensas da Fundação.
No programa do seu 50º aniversário, colaboram figuras grandes, nacionais e estrangeiras, nas artes, na cultura, na ciência, na política, etc.
Os muitos eventos que farão parte do programa serão, com certeza, de molde a prestigiar ainda mais a Fundação aniversariante.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?