.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, fevereiro 28, 2006

 

In Memoriam

Conhecemos a Natércia Crisanto pouco tempo depois dela chegar à Figueira para ser professora do Patronato de S. Miguel, obra da paróquia, frequentado por rapazes de famílias carenciados.
Cedo viemos a saber da sua competência como docente, assim como também tratar-se de uma pessoa muito interessada pelos problemas dos outros que precisavam de ajuda.
E quando sozinha não podia valer-lhes, a sua disponibilidade era total no sentido de procurar quem com mais responsabilidades e influência na comunidade figueirense pudesse acudir a situações tristes e aflitivas.
Mulher de muita fé sempre colaborou nas obras e movimentos da Igreja e mulher de muita vontade e determinação, mesmo ainda como professora da instrução primária (assim se chamava então), começou a tirar o Curso de História na faculdade de Coimbra, vindo a licenciar-se.
Foi, então, professora da Escola João de barros, ali cumprindo bem as suas funções de docente. Mais tarde passou a exercer na escola Dr. Joaquim de Carvalho.
O seu propósito de contribuir para uma sociedade melhor, com mais justiça social e qualidade de vida, levou-a a apoiar com entusiasmo a candidatura à Presidência da República de Maria de Lourdes Pintasilgo, que ela muito admirava.
E, a partir dessa primeira experiência política, embora não bem sucedida para a candidata, a Natércia deixou-se agarrar pelo “ bichinho” da política, vindo a militar no Partido renovador Democrático de inspiração Eanista, Partido que durou pouco, e, mais tarde entrou então no Partido Socialista.
Aí ocupou posições de relevo a nível local, vindo a ser activa e dedicada Vereadora da oposição numa Câmara do PSD.
Procurou sempre defender no Executivo o que considerava seremos interesses da Figueira e também os princípios e valores que foram constantes nas directrizes da sua conduta humanista.
Era actualmente líder da bancada do PS na Assembleia Municipal.
O associativismo mereceu-lhe uma atenção muito especial, podendo dizer-se, com verdade, que a Drª Natércia Crisanto foi solicitada pela generalidade das Colectividades do Concelho para nelas discursar ou fazer conferências. Ela deixou nessas Casas, tanto da sua estima a marca da sua presença simpática e querida e da sua palavra sempre conceituosa e muito válida.
Foi, também, uma assídua colaboradora na imprensa local, sobretudo no jornal “ O Figueirense “, sendo eclética quanto aos assuntos tratados.
Reformou-se, mas não parou.
Continuou a dar-se aos outros, sempre com um louvável entusiasmo, sempre com um intenso amor às Causas Nobres e Justas.
Foi, então, uma das impulsionadoras da Universidade da Terceira Idade e da Associação “ Viver em Alegria”.
Foi, ainda, Presidente do Lions Club da Figueira da Foz.
Mesmo já doente, insistiu em aparecer em público, em procurar fazer a sua vida normal, colaborando nos eventos mais importantes realizados no nosso concelho, como que querendo dizer: Ainda cá estou!
Porém, a doença implacável acabou por vencê-la, mas até nos piores períodos dessa doença, a Natércia foi corajosa, foi um exemplo quanto à forma como aceitou a sua desdita.
Teve uma vida curta, desapareceu quando ainda muito podia dar à Comunidade.
Mas teve uma vida cheia de boas acções e de verdadeira solidariedade para com os outros.
Daí que, com toda a justiça o seu funeral fosse uma grande manifestação de pesar.
Curvo-me perante a sua memória e associo-me à grande dor do seu marido, filhos e demais familiares.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?