sexta-feira, fevereiro 17, 2006
O encerramento de escolas
Já foi anunciado pelo Ministério que irão fechar 60% das escolas do ensino básico.
A falta de alunos ou as más condições de conservação dos edifícios são a justificação para tal decisão.
E, é claro, os locais menos povoados serão os que mais vão sofrer, pois é neles que as escolas têm menos frequência e também é neles que mais estão deteriorados os «edifícios escolares.
Já tem havido protestos e até manifestações ruidosas contra o anunciado encerramento de escolas.
É que casos há que os alunos terão de deslocar-se para outras escolas, algumas delas já distantes das suas terras e casas.
Os respectivos pais estão naturalmente preocupados, porque terão que passar sem os filhos desde manhã cedo até ao fim da tarde, não sabendo como eles serão acompanhados durante tantas horas.
Se a razão para o encerramento das escolas é o seu mau estado, devia, sim, optar-se por se fazerem as obras necessárias.
Se a razão é o baixo número de alunos, então há que ponderar caso a caso, qual o melhor destino a dar-lhes, não os afastando muito das suas terras e dos seus meios familiares.
Dizia, há dias, uma mãe na RTP que era ela que levava a filha à escola e a ia buscar (o que acontecia com outros pais) , não sendo certo que, agora, de repente, fosse alterada essa situação!
O Ministério precisa, na verdade, de ter em boa atenção a melhor solução a adoptar, não impondo uma quebra abrupta no relacionamento das crianças com as suas famílias e com as suas terras.
A falta de alunos ou as más condições de conservação dos edifícios são a justificação para tal decisão.
E, é claro, os locais menos povoados serão os que mais vão sofrer, pois é neles que as escolas têm menos frequência e também é neles que mais estão deteriorados os «edifícios escolares.
Já tem havido protestos e até manifestações ruidosas contra o anunciado encerramento de escolas.
É que casos há que os alunos terão de deslocar-se para outras escolas, algumas delas já distantes das suas terras e casas.
Os respectivos pais estão naturalmente preocupados, porque terão que passar sem os filhos desde manhã cedo até ao fim da tarde, não sabendo como eles serão acompanhados durante tantas horas.
Se a razão para o encerramento das escolas é o seu mau estado, devia, sim, optar-se por se fazerem as obras necessárias.
Se a razão é o baixo número de alunos, então há que ponderar caso a caso, qual o melhor destino a dar-lhes, não os afastando muito das suas terras e dos seus meios familiares.
Dizia, há dias, uma mãe na RTP que era ela que levava a filha à escola e a ia buscar (o que acontecia com outros pais) , não sendo certo que, agora, de repente, fosse alterada essa situação!
O Ministério precisa, na verdade, de ter em boa atenção a melhor solução a adoptar, não impondo uma quebra abrupta no relacionamento das crianças com as suas famílias e com as suas terras.
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