.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

 

O General sem medo

Ficou assim conhecido o General Humberto delgado, cujo centenário do nascimento se comemora agora.
Foi, na verdade, um cidadão muito corajoso na luta contra o ditador Salazar, apoiando a Oposição Democrática, que o propôs em 1958, como candidato à Presidência da República.
Não foi eleito porque houve “ batota” (até os votos eram de papel diferente, distinguindo-se à distância) por parte do chamado estado novo, mas conseguiu, durante a campanha eleitoral embora muito condicionada em relação a ele, dar um abanão muito forte no regime ditatorial.
“ Se eu ganhar as eleições, obviamente demitirei Salazar”, foi uma frase dita por Humberto Delgado e que ficou célebre pela coragem que, nessa altura, representava falar-se assim!
Após as eleições, mesmo fora do país, exilado, o General continuou a ter contactos frequentes com vários grupos da Oposição, vindo, porém, em 1965 a ser assassinado em Espanha, perto da fronteira com Portugal onde fora atraído pela P.I.D.E.
Humberto Delgado marcou posição de muito relevo na nossa História, como alguém que com muita determinação e patriotismo, defendeu com as limitações e perigos que existiam na ocasião, a Causa da Liberdade e da Democracia.
A sua figura e acção não podem ser nunca esquecidas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?