.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

 

É preocupante!

A criminalidade juvenil, que já chegou ao nosso país com características de muita violência é, na verdade, preocupante.
Já não são os assaltos (quanto deles a mandado de outros que se aproveitam de menores), não são os danos, os insultos a quem não os merece, a passagem e consumo de droga, etc.
Desta vez, segundo já foi noticiado, um grupo (fala-se numa dúzia) de alunos das Oficinas de S. José, com idades entre 13 e 16 anos, matou com requintes de malvadez um pobre homem que já conheciam como travesti e prostituto, e que era um sem-abrigo.
Essa vítima teria sido espancada, apedrejada, durante vários dias acabando por ser abandonada numa garagem que é utilizada por toxicodependentes.
Os agressores voltaram ao local e aperceberam-se que o homem ainda estava vivo e foi, então que acabaram por lhe tirar a vida, tendo-o depois atirado a um poço de 10 metros de profundidade.
Um dos rapazes, porém, não se conteve e desabafou com uma professora que se apressou a dar conta da triste ocorrência à Polícia.
O poço para onde foi atirada a vitima dista pelo menos um km do local onde foi gravemente espancada até à morte.
Os requintes utilizados pelos jovens em causa na sua actuação desumana e delituosa são, sem dúvida, mesmo alarmantes, pelo que representam das sua más índoles, que pertencendo, como pertencem a uma instituição salesiana, onde recebem bom acolhimento, instrução e normas de boa conduta, não deviam agir como agiram.
Só que esses jovens e muitos outros que estão nessa instituição são normalmente originários de famílias que além de muitas carências, são de baixo nível moral e já com problemas criminais e de toxicodependência o que deixa sempre marcas profundas nos jovens.
Que sucederá aos agora suspeitos de homicídio?
O que já tem 16 anos responderá, se for caso disso, em processo penal e os outros, porque não podem ser detidos nem têm idade legal para responder em tribunal serão, como parece que já foram, inquiridos por um juiz do Tribunal, sendo-lhes aplicada a Lei Tutelar Educativa ( nº 166/99, de 14 de Setembro) possivelmente com internamento em Centro Educativo , onde se tentará a sua regeneração.
Será que estes jovens ainda conseguirão recuperar-se, vindo a fazer uma vida normal?
Oxalá.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?