.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, março 22, 2006

 

Em França, grandes protestos contra a nova Lei Laboral

Têm sido muitas e com grande participação as manifestações de estudantes com o apoio dos sindicatos, exigindo a suspensão da mais recente reforma laboral relativa ao Contrato do Primeiro Emprego.
É que com esta nova lei as empresas podem despedir sem justa causa os empregados com menos de 26 anos, durante o período experimental de dois anos.
É a institucionalização da precariedade!
Embora tal lei não tenha ainda a promulgação do Presidente da república o certo é que, estranhamente, ele já deu a entender dar o seu apoio ao governo.
Mas, mesmo sem essa promulgação, as ruas de Paris e de outras cidades de França encheram-se de muitos milhares de manifestantes, tendo-se até verificado várias cenas e violência com feridos nas forças policiais e nos manifestantes.
Pelo que já foi noticiado, apesar da inflexibilidade do Governo em manter a sua posição, algumas das principais empresas francesas já propuseram que seja reduzido para um ano o “ ensaio” da nova lei e que sempre tenham de justificar-se as causas do despedimento.
Essa atitude deverá, pelo menos, servir de exemplo a outros empresários que se “ agarram” a tudo que possa beneficiá-los e não aos trabalhadores.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?