.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, março 06, 2006

 

O centenário do Dr. Arlindo Vicente

Oliveira do Bairro, terra natal do Dr. Arlindo Vicente está a celebrar com múltiplos eventos realizados ao longo deste ano, o centenário do nascimento daquele ilustre cidadão político.
Ontem, a Autarquia e as Colectividades locais promoveram uma sessão solene comemorativa desse centenário, atribuindo-se o nome do homenageado à Rua principal do Troviscal, próxima da casa onde nasceu.
O Dr. Arlindo Vicente, advogado que também foi artista plástico, desde sempre lutador antifascista, foi candidato, em 1958, à Presidência da República, indicado pela Frente Democrática Nacional, vindo, porém a desistir a favor do General Humberto Delgado.
Como alguém já disse, “ tal desistência não representou um sinal de menor espírito de combate, mas sim de realismo político”.
Na verdade, Arlindo Vicente foi sempre um corajoso adversário do regime salazarista, autoritário, violento e intolerante, chegando a ser preso pela polícia política de então.
É de realçar na personalidade de Arlindo Vicente a sua coerência, honestidade intelectual e cívica e também a sua humildade política.
Daí talvez que o seu nome não seja tão conhecido, como devia, entre outros que entraram na luta pela Liberdade e pela Democracia.
Arlindo Vicente merece bem a justa homenagem póstuma que lhe está a ser prestada, porque, essencialmente foi um homem de valores e princípios valiosos a que sempre obedeceu.

Comments:
Enjoyed a lot! » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?