.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, março 21, 2006

 

O Dia Mundial da Poesia

Convencionou-se que, na data do início da Primavera se comemore o Dia Mundial da Poesia.
Esta forma literária é, sem dúvida, aquela com que melhor se pode expressar os sentimentos íntimos, que atingem o Homem.
E foram os poetas portugueses que nos legaram poemas em que abrem as suas almas e retratam com palavras belas o que vêem ou sentem.
E a Primavera foi sempre símbolo do renascer do sol, da alegria e da esperança que a Natureza anuncia abundantemente nessa época.
Podemos dizer, com verdade, que raros foram os nossos poetas que não cantaram essa estação do ano, que convida a uma melhor apreciação da beleza, a uma convivência mais tranquila e a uma exaltação dos valores mais importantes, capazes de influenciar a postura humana.
Claro que nem todos os poetas estiveram opu estão atentos ao que de belo tem a vida, nem todos deixam transparecer o optimismo e a esperança, preferindo a parte escura da vida.
Mas mesmo alguns destes têm poesia muito válida, que se deve ler e meditar!
Num país, como o nosso, sempre houve bons poetas, que merecem ser sempre recordados ( Camões, Bocage, Almeida Garrett, António Feliciano de Castilho, João de Deus, Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Cesário Verde, António Nobre, Afonso Lopes Vieira, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Ruy Bello, Florbela Espanca, António Botto, José Régio, António Gedeão, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Mário Cesariny, Alexandre O’Neill, David Mourão Ferreira, Manuel Alegre, José Carlos Ary dos Santos, Natália Correia e outros).
Os poetas são, pode dizer-se uma parte da alma de uma nação!
Por isso, merecem ser sempre recordados.
Neste Dia Mundial de Poesia a Escola Infante D.Pedro de Buarcos ofereceu a alunos e docentes uma sessão de poesia com a declamadora Elsa Noronha, filha do laureado poeta Moçambicano, Rui de Noronha.
A iniciativa daquela escola foi muito oportuna, agradando a quem a ela assistiu e homenageando vários poetas lusófonos.

Comments:
Keep up the good work Bad debt consolidation re mortgages Car+monitor Kinky governess femdom
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?