.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, abril 07, 2006

 

Justo prémio para o Engenheiro António Guterres

A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal, por unanimidade da votação dos seus membros escolheu o Engenheiro António Guterres como a personalidade portuguesa do ano de 2005.
No casino do Estoril, em sala repleta de políticos, jornalistas, homens de negócios e das artes, etc, realizou-se um espectáculo e a cerimónia em que foi homenageado o ex-Primeiro-Ministro e presentemente Alto Comissário da ONU para os refugiados, tendo discursado o Presidente daquela Associação e o Engenheiro José Sócrates ambos elogiando a acção de Guterres no exercício do seu actual cargo internacional, ambos exaltando também o bem conhecido espírito de humanidade e de solidariedade do premiado, considerando-o o “ homem certo no lugar certo”.
António Guterres, nas suas palavras de agradecimento, revelando emoção, mostrou-se como na verdade é: um cidadão, que desde a sua juventude, se interessa por problemas sociais, procurando mesmo na sua vida política dar-lhes solução.
Falou da pobreza e da extrema falta de cuidados médicos e sanitários em que vivem ainda muitos milhões de pessoas em vários continentes, o que deve preocupar aquela parte da humanidade que vive bem.
Disse também que a O.N.U. tem feito o que é possível para acudir às muitas necessidades das populações carenciadas, mas os países ricos têm necessariamente que ajudar, encaminhando os seus avultados recursos financeiros para, pelo menos, minorar a situação daquelas populações, em vez de gastarem mal esses recursos, como por exemplo em guerras, armamentos, desperdícios, etc.
António Guterres confessou que está agora, efectivamente, a fazer o que lhe dá satisfação íntima, tentando realizar-se como homem que, há muito, se interessa em contribuir para uma sociedade mais justa e solidária.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?