.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, maio 31, 2006

 

Ainda a maternidade da Figueira

Na reunião há dias realizada em que esteve presente o prof Dr. Jorge Branco, defensor ( por ser o seu principal autor) do relatório apresentado ao Ministro da Saúde e em que se propõe o encerramento, entre outras, da maternidade do hospital da Figueira, aquele senhor, pelo que já se noticiou exaltou-se demasiadamente, ultrapassando mesmo os limites da boa educação quando respondia a uma observação de uma médica!
Não será assim, com tanta crispação e fanatismo, revelados por aquele senhor noutras intervenções, que melhor se poderá defender aquele projecto.
Sobretudo nunca o Dr. Jorge Branco devia esquecer-se de que falava com colegas seus e outros profissionais da saúde, nunca aquele “ nervoso” senhor se devia esquecer que era um participante na reunião, impondo-se-lhe responder com correcção a todas as muitas questões que lhe foram postas.
Mas, para além desse facto insólito e censurável, na referida reunião as posições naturalmente estremaram-se, com a revelação da não concordância de muitos dos presentes ou o que defendia o Dr. Jorge Branco.
Se é só a questão da segurança das parturientes e dos nascituros que está em causa veremos o que acontecerá com o índice de mortalidade se o que pretende o Ministério for por diante!
Temos que dizer mais isto: se no tempo da Ministra Leonor Beleza se encerraram muitas maternidades e o índice de mortalidade diminui substancialmente, por que é que desde esse tempo não houve o cuidado de apetrechar as maternidades existentes com melhores recursos humanos e com melhores equipamentos?!
E Leonor Beleza esteve no Ministério há já muitos anos.
Não, a concentração que se pretende e que não olha a riscos de vária ordem ( com deslocações, com mudança abrupta de médico assistente, com a espera que por vezes tem que haver nos hospitais centrais, etc) é apenas motivada por um critério economicista, embora tal se negue.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?