.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, maio 23, 2006

 

O Cabo Mondego

No programa televisivo “ Portugal Directo”, de ontem fez-se uma reportagem sobre o Cabo Mondego em que intervieram a professora universitária Doutora Isabel Henriques e vários estudantes do ensino superior que, no próprio local falaram sobre a grande importância geológica daquela zona.
Mais uma vez, foi dito que, mundialmente, é o Cabo Mondego o local de maior interesse para o estudo do período jurássico.
Mas o que é pior é que esse valor não está a ser protegido, antes vandalizado, estando a ser destruído pelo Cimpor para a exploração de cal!
No entanto, desde 1994 que já se encontra no Instituto de Conservação da natureza um valioso dossier com muitos pareceres de entidades, inclusive estrangeiras, demonstrativos da necessidade daquela zona do Cabo Mondego ( que diga-se é onde existe o maior número de pegadas de dinossauros e de fósseis) vir a ser protegida e classificada como monumento natural.
Não se compreende que há mais de uma década não tenha ainda sido decidida tal classificação.
Não pode o Executivo Camarário deixar “ morrer” este assunto, não só porque ele se reveste de muita importância histórica mas ainda porque poderá vir a ser uma atracção turística.
Presentemente, já são muitos os estudiosos, nacionais e estrangeiros que se deslocam ao Cabo Mondego e ali fazem as suas observações, revelando sempre o seu grande interesse por tão valiosos património histórico.
Porquê, portanto, deixá-lo destruir?!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?