.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, maio 09, 2006

 

O Dia da Europa

Em 27 capitais europeias, comemorou-se hoje o Dia da Europa.
Bem preciso é que se aproveite a ocasião para uma reflexão profunda quanto à Europa que se deseja.
Uma Europa não só de comunhão de interesses económicos mas uma Europa efectivamente solidária em que o social predomine.
Uma Europa que se importe e diligencie eficazmente para que não haja exclusão social, para que se adoptem políticas capazes de enfrentar e resolver o grave problema do emprego, para que, com vontade colectiva, não se deixem acentuar as desigualdades sociais, para que haja uma intensa dedicação pela formação profissional e se viva com melhor qualidade, etc.
Uma Europa, enfim, que não se submeta a critérios meramente economicistas, mas que acima destes se equacionem e se encontrem os meios necessários para resolver os problemas sociais!
Sem essa preocupação a Europa surgirá como que “ uma sociedade capitalista”, à qual interessa apenas a sobrevivência material.
Neste Dia da Europa muito se falará sobre ela e sobre os objectivos da Comunidade Europeia, impondo-se que se faça um balanço isento das suas actividades, arrancando-se, com entusiasmo, para novas políticas que tragam mais prosperidade e justiça social.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?