.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, maio 06, 2006

 

Saber amar

Uma mãe de nove filhos, num programa televisivo: “ não basta dizer-se que se ama um filho, é preciso saber amá-lo”.
E saber amá-lo é aceitar com paciência as suas “ perrices” enquanto bebé, acompanhá-lo com dedicação nas suas doenças, é saber dar-lhe carinho nas noites em que não dorme, é, mais tarde, orientá-lo o melhor possível nos seus estudos, é proporcionar-lhe um ambiente caseiro, calmo de diálogo e de amor.
Saber amar um filho é perdoar-lhe, mesmo que custe, fazê-lo distinguir o bem do mal, é respeitá-lo sempre como um ser humano, é dar-lhe exemplos de modéstia e de humildade.
Nesse programa em que falou essa mãe foi imensamente gratificante ouvir também três das suas filhas, já adolescentes referirem-se-lhe: “ ela é e sempre foi extraordinária, na entrega, no amor que nos dispensou, nos exemplos que nos tem dado”.
Na verdade, é fácil dizer que se ama um filho, comprar até mais do que necessita, exibi-lo como o mais bonito, fazer-lhe, a toda a hora, “ tegatés “, para, infelizmente reagir mal logo que qualquer coisa não agrade.
Mas, saber amar um filho é efectivamente muito mais do que isso, é abdicar, quando preciso, de si próprio, de alguns dos seus prazeres e hábitos, é fazer sacrifícios, para se dar por inteiro ao que é carne da nossa carne, sangue do nosso sangue.
O testemunho daquela mãe tão modesta na aparência, mas tão rica nos seus sentimentos maternais foi, sem dúvida, algo que marcou decerto, quem o ouviu.

Comments:
Keep up the good work » » »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?