.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, maio 20, 2006

 

Timor independente há quatro anos

Hoje, Timor celebrou o quarto aniversário da sua independência.
Independência que custou muitos sacrifícios e muitas mortes ao povo daquele país, primeiramente enquanto foi colónia portuguesa e depois no período da ocupação pela Indonésia.
Mas foram superadas todas as situações de violência e de humilhação e, em vinte de Maio de 2002, Timor pôde ver desfraldada a sua própria bandeira, sinal da sua independência.
E os seus heróis foram vitoriados. Xanana Gusmão, Bispo Ximenes Belo e Dr. Ramos Horta mereceram a confiança e gratidão que o povo de Timor lhes manifestou.
E com a ajuda de Portugal e das Nações Unidas, principalmente, acabou, com algumas grandes dificuldades, por se instaurar naquele país um regime democrático, em cujas primeiras eleições livres participou massivamente o povo.
Ultimamente, tem havido perturbações sociais graves, provocadas por um grupo que, a mandado de alguém, espalha o terror, fazendo com que grande parte da população de Dili tenha fugido para as montanhas.
Mas, segundo parece, o clima de violência já acabou e, em breve, os timorenses poderão continuar a trabalhar pela consolidação da sua democracia e pelo progresso do seu país.
Só que os responsáveis políticos terão de saber prevenir e contrariar a apetência que os países vizinhos, incluindo a Austrália, demonstram pelo petróleo timorense.
E terão esses responsáveis de saber, sim, aproveitar o melhor possível essa riqueza de que dispõem para promoverem o desenvolvimento do seu país.
Se assim acontecer e acontecerá, decerto, Timor poderá vir a celebrar festivamente como merece depois de tanta dor e sofrimento, muitos e muitos aniversários da sua independência.

Comments:
What a great site »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?