.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, maio 31, 2006

 

A violência nas escolas

Sobre este premente assunto houve ontem, na RTP, um programa em que esteve presente o Secretário de Estado Adjunto da Educação, uma professora universitária, uma professora do ensino secundário e um psicólogo.
Para além de uma chocante reportagem mostrada naquele programa, em que se vêem a indisciplina e a violência numa escola (que o Secretário de Estado adjunto veio a localizar na periferia de Lisboa) violência inclusive praticada por alunos em professores.
Foi dito nesse programa pela professora universitária que há já muito os docentes vêm sendo desautorizados e desconsiderados, agravando-se essa situação comas medidas que este governo pretende agora implementar.
E, é claro, da violência, que tem criado um ambiente de medo no meio escolar, houve referências a contribuição dos pais na avaliação d comportamento dos docentes.
O Secretário de Estado Adjunto tentou defender tal proposta, dizendo que essa contribuição será apenas um dos critérios a considerar, o que, evidentemente, não satisfaz quem a isso se opõe, porque, na realidade, dando essa “ força” aos pais desautoriza-se nitidamente os professores!
E não e pode esquecer que essa contribuição conta para a progressão ou não na carreira docente!
Enfim, este assunto merecia, na verdade, que houvesse a coragem (que nem sempre tem havido!) de os professores protestarem com veemência promovendo inclusivamente uma greve geral, que obrigasse a Ministra a ponderar melhor.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?