.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, junho 14, 2006

 

Notas soltas

No último programa televisivo o Dr. António Vitorino disse algo que estranhei e me espantou vindo de alguém que admiro e respeito pelas suas qualidades intelectuais e esclarecida inteligência.
Para defender a participação dos pais na avaliação dos professores, deu como exemplo que, numa escola em Bruxelas, em que andaram os filhos, ele e outros pais tinham reuniões frequentes com o corpo docente e numa dessas reuniões chegou-se a um consenso que considerou importante: a fixação de um tecto para as mesadas a dar aos filhos!
Francamente Dr. António Vitorino se isso foi importante em Bruxelas, aqui, em Portugal, não teria qualquer relevância, até porque muitos dos pais dos que andam numa escola não têm sequer possibilidade de dar aos filhos uma mesada!
E não será esse assunto o que mais interessará para o que agora se discute: a avaliação pelos pais, embora não sobre a competência mas quanto à conduta docente dos professores.
Que é útil, claro, que os pais vão com regularidade às escolas e procurem cada vez mais intervir nas suas acções, é de aceitar.
Mas, terem o privilégio de opinarem quanto ao comportamento e qualificação dos professores, não pode ser!
Sobretudo, por enquanto em que o nível educacional dos pais deixa, infelizmente, muito a desejar!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?