.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, junho 29, 2006

 

A política precisa de novos valores

Ainda não há muito tempo, um meu dedicado e velho amigo, que na vida política já ocupou lugares de muito relevo, me dizia, entristecido, que, infelizmente, poucos jovens se têm revelado como agentes políticos de valor.
Há, sim, uma mediocridade que conduz a uma incapacidade para o melhor estudo dos problemas e para uma eficaz contribuição para as suas funções.
E é verdade que em todas as instituições políticas o nível tem baixado e hoje quase não se vê ninguém dos novos a defender, com firmeza e brilho, convicções e posições políticas em que dizem acreditar.
O que, agora, se vai notando, isso sim, é o desejo de os mais novos lutarem, por qualquer meio, pela ascensão rápida a lugares que possam dar prestígio, mordomias e também, claro, interesses económicos.
A classe política, a seguir ao 25 de Abril, estava sem dúvida melhor preparada e defendia-se, com seriedade e coerência, aquilo que, mesmo no tempo da ditadura, já se defendia.
Mas, pouco a pouco, os que têm detido o poder foram esquecendo as matrizes essenciais das famílias políticas a que pertencem.
Embora se tenha que aceitar que, dada a evolução das situações que foram surgindo no país e que levaram a não cumprir, por vezes, com rigor os programas partidários, o certo é que nunca se deverá dar um divórcio entre o que consta desses programas e o que vai acontecendo, dia a dia, na prática.
Por isso, muita gente se sente “ baralhada” sem saber o que, na verdade, quer este ou aquele Partido, quando afinal em muitos pontos eles parecem confundir-se.
Se tivesse havido uma boa renovação nos agentes políticos, renovação com fidelidade aos princípios programáticos, se tivesse havido o aparecimento de novos elementos com valor que se mantivessem firmes nas suas convicções, não chegaríamos, decerto, a tanta mediocridade que por aí lavra.
A culpa tem várias origens, mas está também nos Partidos, que se têm furtado a fazer uma pedagogia política, parecendo só existirem quando se aproximam as eleições.
Sem a revelação de novos valores na cena política, para onde irá este país?!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?