.comment-link {margin-left:.6em;}

terça-feira, julho 11, 2006

 

A morte de José Vieira Marques

Com 72 anos, faleceu no dia 4, em Setúbal, aquele que foi Director do Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, desde a sua primeira edição até à 31ª em 2002, a última daquele festival.
José Vieira Marques teve o privilégio de, pelo seu bom relacionamento no mundo do cinema trazer a esta cidade muitos realizadores portugueses e estrangeiros que estreando-se do certame figueirense chegaram depois a ter posições de relevo.
Vieira Marques foi um grande impulsionador dos cine-clubes e aproveitou a realização do festival para promover interessantes e valiosos colóquios sobre cinema e de crítica aberta aos filmes exibidos, com, por vezes, a intervenção dos seus autores.
Homem determinado, grande apaixonado do chamado cinema intelectual, conseguiu, com uma equipa de que se fez rodear, que o festival tivesse, durante muitos anos, inegável êxito, sendo considerado um valioso elemento cultural desta cidade.
Era, no entanto, uma figura polémica, que nunca quis organizar o festival em outros moldes, mais comerciais, mesmo quando se começou a notar um certo de interesse do público pelo tipo de cinema que ele sempre defendeu e fez questão de apresentar.
Várias vezes houve problemas e até rupturas e a Câmara, que sempre, subsidiou financeira e logisticamente o festival.
José Vieira Marques exerceu o cargo de professor do Curso de Tecnologia da Comunicação Audiovisual no Instituto Politécnico do Porto, estando, agora, a preparar um livro sobre a História do Cinema.
Vieira Marques e o festival foram oportuna e com justiça, distinguidos pela Câmara da Figueira da Foz.

Comments:
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it hockey team gifts Desktop cpu best offer tramadol impotence Im 4008 hard drive duplicator girls license plate frames Pda street free palm zire downloads Craps photos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?