.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, julho 13, 2006

 

Os 50 anos da Fundação Gulbenkian

Este significativo aniversário da mais prestigiada Fundação Portuguesa vai começar a comemorar-se no próximo dia 18 e prolonga-se até 2007.
Das comemorações fazem parte valiosas exposições de arte, concertos musicais, publicação de livros e várias conferências.
Bem merece a Gulbenkian que se assinale condignamente os seus 50 anos de existência, em que, durante muito tempo, funcionou como um Ministério da Cultura, como alguém já disse.
Tem sido verdadeiramente notável a sua acção no mundo cultural, artístico e científico.
E não se pode esquecer, neste momento, o muito meritório trabalho das Bibliotecas Itinerantes que percorriam todo o país, levando às populações dos mais recônditos lugares a instrução e a cultura. Foi pena ter-se acabado com essas Bibliotecas pois ainda hoje muitos portugueses poderiam com elas cultivar-se mais.
De registar também os muitos bolseiros que a Fundação tem, ao longo dos anos, mantido no estrangeiro, dando-lhes a mais variada formação e proporcionando-lhes a possibilidade da investigação científica em vários campos.
Muitos desses bolseiros estão hoje, que no país quer lá fora, em lugares de relevo em múltiplos sectores de actividade.
A ajuda assistencial tem sido enorme, com importantes doações a hospitais, instituições de solidariedade social e a outras obras de auxílio aos mais carenciados.
Neste 50º aniversário da Fundação Calouste Gulbenkian, homenageamos a memória do seu benemérito fundador e também a do Dr. José de Azeredo Perdigão, seu dinâmico e inteligente continuador, que exerceu com brilho o lugar de primeiro presidente do Conselho de Administração da Fundação.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?