.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, setembro 07, 2006

 

Afinal os aviões da CIA estiveram mesmo em território português

Só por informação incorrecta – prestada por quem?- levou o ex-Ministro Freitas do Amaral a negar que aviões ao serviço da CIA, transportando cidadãos raptados, prisioneiros de guerra ou suspeitos de terrorismo para prisões secretas fora dos EUA, utilizando nas viagens aeródromos portugueses, sem autorização do Governo português.
Agora, as informações são outras e parece já não haver dúvidas de que, na verdade, muitos daqueles aviões americanos fizeram aqueles serviços, usando e abusando de bases portuguesas.
E até o Parlamento Europeu está a exigir ao Governo português as listas das tripulações e passageiros desses aviões que estiveram em território nacional.
O que se sabe é que de 131 voos, pelo menos 21 foram já confirmados!
Porquê tanto mistério durante tanto tempo?
Não acreditamos que, em princípio, o nosso Governo tivesse concordado com essas acções da CIA, mas houve, pelo menos, grave negligência na fiscalização.
O próprio Bush já admitiu publicamente que existem prisões secretas localizadas fora dos EUA, onde a CIA faz interrogatórios aos presos, declarando, embora, que eles não estão sujeitos a maus-tratos!
Então para quê essas prisões fora do território americano.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?