.comment-link {margin-left:.6em;}

domingo, outubro 15, 2006

 

Adriano Moreira na RTP 1

Ouvimos uma longa entrevista com Adriano Moreira.
E, embora não estejamos de acordo com algumas das posições que expôs, apreciámos, contudo, a sua sinceridade e até coragem (o que não é vulgar nos tempos de hoje) como falou da sua actuação em governos de Salazar.
Ele, segundo disse, foi alguém a quem desde a instrução primária foram incutidos valores e princípios morais, que manteve durante toda a sua vida pública e privada.
Por isso, não hesitou, depois de ter percorrido quase todas as nossa ex-colónias ( o que Salazar nunca fez) em relatar ao chefe do governo de então o que ali viu e não gostou, tal a miséria, as desigualdades e a violência existentes nesses territórios.
E dispôs-se a elaborar, como aconteceu, um novo Estatuto para os indígenas ( como então se lhes chamava), em que surgiram os primeiros direitos fundamentais dos povos colonizados.
É certo que Adriano Moreira foi Ministro do Ultramar na época salazarista mas nunca abdicou da sua maneira de ser e de pensar, manifestando pelo que revelou, a sua discordância quando alguma medida os contrariava.
Adriano Moreira apareceu nessa entrevista como um homem são, ligado a valores que formam um carácter íntegro que, embora dentro do sistema político que então vigorava várias vezes manifestou a discordância que a sua consciência lhe impunha.

Comments:
Um GRANDE SENHOR pelo carácter e pela postura.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?