.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, outubro 14, 2006

 

Ainda o micro-crédito

Desde 1976 o micro-crédito estendeu-se a vários países e hoje contempla já mais de 500 mil pessoas, que dele beneficiam.
Do jornal “ O Público” hoje transcrevemos o seguinte que importa saber:
O que é o micro-crédito?
- É a concessão de empréstimos de valor muito reduzido a pessoas que, por vários factores, como ausência de património ou bens que possam servir como garantia, preconceitos sociais, religiosos e outros, estão excluídos do sistema bancário tradicional.
Quem são essas pessoas?
- São os muito pobres, os desempregados e, em grande medida as mulheres. “ Fizemos como regra ( no Grameen Bank ) que metade dos nossos devedores deviam ser mulheres”, disse Yunus ao Público em Janeiro, mas hoje em dia 97% dos clientes daquele banco são mulheres.
Qual é o valor de um micro-crédito?
- Varia muito de acordo com os países ou instituições. O valor médio dos empréstimos é 309 dólares ( 247 euros), em Portugal o limite máximo dos micro-créditos concedidos pela Associação Nacional do Direito ao Crédito é 5 mil euros.
Os micro-créditos são usados para quê?
- Para todo o tipo de actividades mas essencialmente para pequenos negócios ligados à agricultura, ao comércio e serviços básicos.
O micro-crédito é só para países pobres?
- Não. “Um país pode ser rico e mesmo assim haver muita gente sem acesso aos serviços financeiros, diz Yunus”
Há micro-crédito em Portugal?
- Sim. Até meados de 2006 foram concedidos 615 empréstimos que criaram 711 empregos.
O Ministro do Trabalho prometeu em Janeiro “ alterar” o enquadramento fiscal para introduzir estímulos ao micro-crédito.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?