sábado, outubro 21, 2006
A Ministra da Educação não valoriza o ranking das escolas
Na verdade, avaliar-se como melhor ou boa escola, aquela em que os alunos têm as notas mais altas, sobretudo em Matemática e em Português, não é correcto.
A escola é, efectivamente, mais do que isso: é o comportamento dos alunos, a competência e assiduidade dos professores, o ambiente de boa e salutar convivência, o melhor e mais saudável aproveitamento do tempo, etc.
Avaliar-se só pelas notas não corresponde a algo de verdadeiro e mais profundo, pois acontece que a massa estudantil varia de escola para escola sendo umas frequentadas por alunos de melhores meios sociais e outras não.
E não há dúvida que entre uns alunos e outros há sempre uma diferença quanto à possibilidade de aprendizagem.
É essa a razão, decerto, porque aparecem à frente da listagem feita os melhores colégios particulares a que só podem aceder quem vem de sectores não só mais ricos mas também mais evoluídos intelectualmente.
Para quê, então, continuar com uma avaliação que nem sempre traduz a realidade, dependendo muito de factores variados
A escola é, efectivamente, mais do que isso: é o comportamento dos alunos, a competência e assiduidade dos professores, o ambiente de boa e salutar convivência, o melhor e mais saudável aproveitamento do tempo, etc.
Avaliar-se só pelas notas não corresponde a algo de verdadeiro e mais profundo, pois acontece que a massa estudantil varia de escola para escola sendo umas frequentadas por alunos de melhores meios sociais e outras não.
E não há dúvida que entre uns alunos e outros há sempre uma diferença quanto à possibilidade de aprendizagem.
É essa a razão, decerto, porque aparecem à frente da listagem feita os melhores colégios particulares a que só podem aceder quem vem de sectores não só mais ricos mas também mais evoluídos intelectualmente.
Para quê, então, continuar com uma avaliação que nem sempre traduz a realidade, dependendo muito de factores variados