.comment-link {margin-left:.6em;}

sexta-feira, dezembro 22, 2006

 

O culto da boa educação

Costuma dizer-se que “ quem não tem berço” nunca pode ser bem-educado.
Mas não é totalmente verdade.
Há, na verdade, quem se faça a si próprio, vivendo preocupado em cumprir as regras do melhor civismo, cultivando, ainda que com esforço, as normas da boa educação e da compostura social.
Quantos vêm de meios muito pobres, incultos e onde não se conhece sequer o que é ser educado e ao fim de alguns anos e da convivência com outros se formam e ascendem a um bom nível de educação e de conduta exemplar.
Mas também há os que pouco ou nada se interessam com as boas maneiras, com adoptar posições impecáveis teimando em sentir-se bem tal qual é o meio em que nasceram.
Claro que alguns desses não têm sequer quem “ puxe” por eles para lhes mostrar como deve ser, como deve ser feito isto ou aquilo.
É pena, porém, que quem possa ter exemplos de boa educação, de bom procedimento, de boas maneiras não os aproveite!
Não lhes interessa transformar-se para melhor, esquecendo que a boa convivência advém das boas normas de educação, sendo capazes de impor no meio social quem a adopta.
Há uns que precisam mais e outros menos de cultivarem a forma como se conduzem.
O que se torna necessário é ter vontade de querer apresentar-se em todos os momentos e circunstâncias, como alguém que soube “ subir” digamos assim.
E como seria bom que todos tivessem essa preocupação.

Comments:
Feliz Natal.
Parabéns pelo vosso blog.
Aníbal
 
Feliz Natal!
Abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?