.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, dezembro 04, 2006

 

O Dia Mundial do Deficiente

Se os deficientes devem estar constantemente entre as nossas preocupações, procurando ajudá-los da melhor maneira possível, no Dia Mundial que lhes é consagrado e que, ontem, passou, mais se nos impõe pensar neles.
Para lhes dar o nosso apoio, contribuindo para lhes proporcionar condições de uma vida mais fácil e fazê-los não se sentirem incapazes, diferentes de outros que os rodeiam.
Estimular a sua auto-estima e a sua vontade de viver como elementos úteis à sociedade, constitui um nosso dever imperioso.
Tem-se verificado o que muitos dos deficientes portugueses têm realizado, através de uma força de vontade (temos campeões nacionais e internacionais em várias modalidades desportivas, vêem-se no mercado de trabalho a fazer o mesmo ou mais do que outros sem incapacidade, temos artistas plásticos utilizando para isso os meios de que dispõem, pintando, por exemplo, com a boca ou com os pés) há os que apesar da sua infelicidade física conseguem até tirar cursos superiores.
Mas, há ainda muito que fazer para auxiliar os deficientes na s suas tarefas diárias, como por exemplo acabar com as chamadas barreiras arquitectónicas, que os impedem de chegar onde outros chegam.
Que este Dia Mundial dos deficientes sirva para uma maior reflexão sobre os problemas e que essa reflexão se faça mais naqueles que têm poder político ou económico com capacidade para resolver as situações, quantas vezes aflitivas, dos que nasceram ou se tornaram deficientes.
PS- Depois de escrever estas linhas, viemos a saber que o Governo elaborou um Plano de 29 medidas destinadas a uma melhoria da qualidade de vida dos deficientes, dando-lhes igualdade de oportunidades, mesmo que para isso tenha que socorrer-se de parcerias com Instituições da sociedade civil.
Congratulamo-nos com esse Plano, esperando, com ansiedade, a sua concretização na prática.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?