.comment-link {margin-left:.6em;}

quinta-feira, dezembro 28, 2006

 

O Ginásio Clube Figueirense

Este clube centenário tem, incontestavelmente, a sua história ligada e bem aos principais eventos que ocorreram na nossa cidade.
Não só no aspecto desportivo (em que teve grandes equipas de remo, com campeonatos nacionais ganhos, teve vela, teve das melhores equipas de basquete – com um campeonato nacional -, classes de ginástica dos infantis e de adultos, patinagem, saraus desportivos memoráveis, futebol, peso de alteres com atletas de renome internacional, natação com muitos campeonatos vencidos, até ciclismo, ténis de mesa, etc).
Mas também se distinguiu, ao longo
Destes muitos anos de existência, no campo cultural, através de excelentes grupos teatrais de amadores, escolas gratuitas de alfabetização, orfeão (quando nada havia na Figueira), boletins regulares, etc.
É, sempre foi, um clube eclético e de muito valor, só não sendo grande no futebol, embora fazendo figura nas divisões inferiores.
No Arquivo, agora existente, cuidadosamente tratado pelo valoroso ginasista de sempre Elísio Godinho, com a colaboração de outros, poderá constatar-se a já longa e brilhante história do ginásio e por aí se poderá verificar, na verdade, a sua ligação íntima a todas as boas realizações efectuadas na Figueira e que a prestigiaram.
A este clube pertenceram e alguns, felizmente, ainda pertencem das mais conceituadas personalidades figueirenses, que são tantas que nos dispensamos de enumerar aqui.
Uma coisa é certa: o ginásio, desde os seus fundadores, até agora, teve sempre quem cuidasse dele com carinho, com amor clubista e também com afincado bairrismo.
Aí está o pavilhão Jorge Galamba Marques um dos últimos mais dedicados ginasistas, a atestar a força, a vontade, a perseverança de quem quis tornar o ginásio num clube marcante na história do desporto nacional.
Mas o ginásio não é apenas o seu passado, a todos os títulos brilhante, mas é ainda o seu presente em que se tem imposto em várias modalidades, dispondo de muitos atletas.
No próximo dia 1 de Janeiro, mais um aniversário vai o ginásio comemorar, clube por onde já passaram tantas e tão valiosas gerações.
Parabéns, desde já!
Vai d’arrinca!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?