.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, dezembro 11, 2006

 

Quando uns desperdiçam, outros têm que aproveitar!

Foi esta uma frase que, ontem, se ouviu numa impressionante reportagem televisiva da SIC, sobre a verdadeira “ multidão” de gente carenciada (estrangeiros e portugueses) que procura nos caixotes e contentores dos supermercados restos de alimentos.
À noite, à hora do fecho desses estabelecimentos juntam-se grandes grupos que esperam para rebuscar produtos que ainda lhes sirvam para comer.
É que, por vezes, entre o que se deita fora por já não ter boa aparência para a venda, sempre se encontra algo que remedeia a fome dos que a têm.
Fruta tocada, pão já rijo, hortaliça com algumas folhas amareladas, pacotes de leite já amachucados ou mesmo rotos, pacotes de biscoitos partidos, etc, etc.
Tudo serve àqueles que “ assaltam “ esfomeados o que os supermercados deitam fora!
E pouco lhes importa se já passou ou não o prazo de validade de alguns desses produtos...
É realmente chocante ver o que se passa à porta daqueles estabelecimentos em que alguns até se agridem para obterem os produtos deitados fora.
São ucranianos, são russos, são moldavos e até crianças os que mais ali aparecem, mas também há muitos portugueses, que mais tarde, se deitam nos trapos que estendem na rua ou no vão de uma escada e aí saciam, em que condições!, a fome.
Sabemos que, em Lisboa, onde, decerto, há mais miséria e pessoas sem abrigo, actuam conjuntos de voluntários que dão a quem precisa a sua ajuda.
Não chegam, mas sempre vão suavizando as necessidades de quem as tem.
E noutros lugares, de Norte a Sul do país, haverá também esses voluntários de acção tão louvável?!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?