.comment-link {margin-left:.6em;}

segunda-feira, janeiro 15, 2007

 

O programa da Maria Elisa

O programa que ela “ importou” de Inglaterra deu ontem a conhecer as 10 personalidades portuguesas, entre as quais o público poderá votar o vencedor, como sendo o melhor português.
Já fizemos aqui os comentários negativos que nos impunha fazer quanto a tal programa, principalmente pela forma como ele foi projectado e realizado.
Uma grande mistura, não se separando, como era natural, os vários sectores de actividade em que estes ou aqueles portugueses, ao longo da nossa história, se distinguiram.
Não se atendeu a isso e, então, surgiram “ ao molhe” políticos, reis, futebolistas, cientistas, artistas, etc.
E muitos que mereciam estar posicionados entre os 10 primeiros ficaram para trás!
Indignou-nos, sobretudo, ver entre aqueles mais classificados o ditador Salazar, que governou durante 48 anos o nosso país, sempre de costas voltadas para a Europa ( com excepção, claro, em relação à Alemanha nazi e à Itália fascista) preferindo manter pela força e sem respeito pelos mais elementares direitos humanos, um império colonial!
Quem pode esquecer-se do Tarrafal, das torturas nas prisões, das perseguições pidescas, da não liberdade de pensamento e de expressão, da sua obsessão quanto a querer um país meramente rural e de analfabetos, do isolamento que impôs ao nosso país, da proibição de acesso a certos lugares se não se assinasse uma declaração de se estar integrado nos princípios do estado novo, da falta de assistência social, dos ordenados miseráveis, da falta de confiança uns nos outros, etc?!
Se não se viveu nessa época, haverá sempre maneira de obter informações, através da imprensa de então ou de quem teve, infelizmente, que viver em tal tempo, triste tempo!
Por tudo isso e por muito mais que aqui não foi dito, Salazar devia ter sido banido desse concurso, tolo e sem qualquer categoria ou interesse!
Mas há sempre quem goste de dizer: quanto mais me bates mais gosto de ti...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?