.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, janeiro 17, 2007

 

Prós e Contras

O programa de ontem foi, como aliás é habitual muito interessante, cativando a atenção dos que (e foram muitos decerto) a ele assistiram.
Para já uma nota muito alta para a apresentadora que se portou em grande nível, com muita coragem e frontalidade na sua argumentação.
E também para o jornalista do Diário de Notícias que interveio, que não teve receio de defender a missão da imprensa num regime democrático e a possibilidade e até necessidade de criticar, embora em termos correctos, as decisões judiciais, quando tal se impuser.
O Dr. Villas-Boas foi igual a si próprio, um homem de grande coração e com uma enorme experiência em lutar pelo bem de crianças em risco ou perigo.
Não teve dúvida em tomar o partido mais por quem cria com amor os menores do que a família parental, que muitas vezes nada ou pouco lhes ligam e até chegam a maltratá-los. Este programa tratou daquele caso em q ue uma menina, agora com quase 5 anos foi entregue aos 3 meses pela mãe a um casal, que sempre cuidou da criança com muito desvelo e carinho.
O pai biológico que, a princípio, rejeitou a paternidade, só muito mais tarde depois de o teste de ADN, veio “ reivindicar” os seus direitos de pai.
Os pais do coração, como lhe chamaram e muito bem estão a lutar pela custódia da menina e a própria mãe biológica que ontem esteve presente naquele programa manifesta o desejo que ela fique com aqueles, sabendo o bom tratamento que lhe têm dispensado.
Mas, como a menina, de nome Esmeralda e a que tem sido a sua mãe de afecto têm andado “ escondidas”, entendeu-se haver um crime de sequestro, respondendo em Tribunal e sendo condenado aquele que em 5 anos foi o verdadeiro pai da criança.
E foi condenado em 6 anos de prisão efectiva!
Não há, quanto a nós, qualquer sequestro, pois ninguém teve a intenção de subtrair à Esmeralda a sua liberdade!
Eis a razão porque cerca de 15 mil cidadãos, não aceitando tal sentença, entregaram hoje no Supremo Tribunal de Justiça um requerimento de Habeas Corpus solicitando a libertação de quem está na cadeia apenas por amor!
Por razões de ordem jurídica, estamos em crer que esse Tribunal não decidirá favoravelmente, mas fica, pelo menos, marcada uma forte reacção a favor daqueles “ pais de afecto”!
E o afecto, muitas vezes, vale mais para o interesse e felicidade dos menores do que a própria filiação biológica!

Comments:
Com o devido respeito não concordo com a análise feita ao Programa.
1- A apresentadora tomou partido de forma inequívoca quando esse não é o seu papel.
2- Ficou demonstrado que houve falhas processuais cometidas pelos pais adoptatantes, pelo que o Tribunal tinha pouca margem de manobra, nos limites da Lei.
3- O Dr. Villas-Boas, mais uma vez, em meu entender, demonstrou a sua costela populista a rondar a demagogia.
4- Parece-me que a Drª Dulce Rocha colocou a questão no seu lugar quando afirmou que a legislação deve consagrar o superior interesse da criança, para que não existam mais casos como este.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?