.comment-link {margin-left:.6em;}

sábado, fevereiro 24, 2007

 

A memória de José Afonso

Por várias localidades do país realizaram-se espectáculos de homenagem à memória do grande cantor da resistência ao regime ditatorial, que esteve no poder durante quase meio século.
Também a Figueira, terra onde viveram e vivem ainda muitos democratas e onde se lutou abnegadamente pela Liberdade e Democracia, por uma sociedade mais justa e solidária, também a Figueira se associou à Comemoração dos 20 anos do falecimento de Zeca Afonso.
O espectáculo, em que actuaram os cantores Vitorino, Janita Salomé e José Carvalho, encheu por completo o grande auditório do Centro de Artes e Espectáculos.
E as belas canções do Zeca entusiasmaram a assistência que colaborou com os cantores e que, no final, cantou de pé a “Grândola Vila Morena”.
É de louvar esta iniciativa da Direcção do CAE que não quis, e bem, que passasse sem ser assinalada a morte daquele grande cantor e cidadão íntegro, coerente e corajoso na luta antifascista.
Os músicos que actuaram neste espectáculo são de muito valor.
José Carvalho tem, na verdade, uma voz muito boa, mas não gostámos que, por vezes, deturpasse a música do Zeca Afonso com resquícios de jazz.
Só mais duas notas: o palco devia ter uma foto grande de quem era homenageado e, antes do espectáculo começar, ficava bem que alguém da Câmara ou por delegação desta dissesse umas breves palavras alusivas à homenagem que estava a prestar.
Foi preciso serem os próprios cantores a colmatarem essa lacuna, referindo, com breves palavras, a acção política relevante do Zeca Afonso.
Serei eu já antiquado?
Talvez, mas acho que Zeca Afonso, que até já tem na Figueira, há muito, uma praça com o seu nome merecia umas palavras sobre ele.
Mas, enfim, fez-se o espectáculo e todos os que a ele assistiram saíram mais revigorados, com uma recordação mais viva da Revolução dos Cravos que Zeca Afonso ajudou a preparar, vivendo-a como poucos!

Comments:
Mas quem é que na actual Vereação tinha memória do Zeca? O Zé Elísio do rancho das salineiras? o Dr. Liló das finanças? A tíbia tia Teresinha? O Coelho dos negócios? O próprio Engº Silva Bean? Não me cheira...
 
Olá, Sr. Dr Melo Biscaia. É engraçado que eu, que também tive no espectáculo em reportagem, para a radio e para o JN, fiz o mesmo reparo. Em conversa com a colega da RTP1 - Paula Costa - disse-lhe: "Seria bem mais «giro» com imagens a serem projectadas no fundo negro do palco!". ela concordou.

Mas também sei que a responsabilidade não foi do CAE, pois não lhe compete a produção do espectáculo.

Mas que daria muita força ao concerto, isso daria :)

Um abraço
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?