.comment-link {margin-left:.6em;}

quarta-feira, março 21, 2007

 

A Primavera e o Dia Mundial da Poesia

Começou hoje a Primavera e celebra-se o Dia Mundial da Poesia.
É com esta nova estação do ano que volta o sol a brilhar mais e a aquecer, convidando a um maior contacto com a Natureza e à apreciação mais atenta do que é belo.
A Primavera é o desabrochar das flores e das plantas, tornando o cenário terrestre mais colorido e atraente.
Por isso, talvez se tivesse escolhido o princípio da Primavera para o dia Mundial da Poesia.
Para mim a poesia é um pouco isso, é a forma porque se pode expressar melhor os sentimentos, os estados de alma, é o cantar que vai na alma doa poetas, dando a conhecer ao mundo a sua sinceridade, a sua visão das coisas, o seu íntimo.
A poesia é a forma mais pura da literatura!
Portugal, país de muitos e bons poetas, deve, pois, com justiça, recordá-los, dando a conhecê-los a quem ainda não os conhece.
Mas Portugal é também um país em que, infelizmente, talvez menos se leia poesia.
É que há a ideia que vai existindo erradamente de que a poesia é só para os românticos, os “lunáticos”, não conduzindo à solução de qualquer problema.
Mas, não é assim.
Além do que atrás se disse já, a poesia pode estar ao serviço de causas nobres e justas como aconteceu com Ary dos Santos, para falar apenas de um grande poeta mais recente.
Desde os chamados poetas populares até aos mais eruditos têmo-los de inegável valor: Camões, Ruy Belo, Mário Sá Carneiro, António Gedeão, Miguel Torga, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, José Régio, Natália Correia, Sophia de Mello Breyner, António Aleixo, Alexandre O’Neill e muitos, muitos outros.
Saudemo-los, neste Dia, com respeito e admiração!
E saudemos com alegria mais esta Primavera.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?